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crm para restaurantes

Um dos grandes objetivos dos donos de estabelecimentos do gênero alimentício é a fidelização de clientes. Afinal, é por meio dela que o gestor tem ideia de uma faixa de lucro fixa do negócio. Uma grande dica para isso é investir no CRM para restaurantes. Você sabe o que essa sigla significa?

Conheça o que é CRM para restaurantes, como funciona e o papel que ele tem para fidelizar clientes

O que é CRM para restaurantes?

Sigla em inglês para Customer Relationship Management, em português CRM quer dizer Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes. Trata-se de um software que auxilia os restaurantes a terem um completo cadastro de seus clientes, bem como opções de se relacionar com eles e assim aumentar as vendas.

Desse modo, é possível adotar uma metodologia que permita um atendimento personalizado aos clientes, prevendo necessidades e, assim, gerando uma experiência tão positiva que dificilmente o consumidor deixará de frequentar o seu restaurante.

Mas como funciona o CRM para restaurantes?

Resumidamente, o CRM para restaurantes funciona da seguinte forma: por meio dos dados dos clientes, coletados e armazenados, são feitos estudos para verificar quais necessidades especificas cada comprador tem. Além disso, podem ser feitas segmentações de público para ações de marketing específicas.

Para obter um cadastro mais rico e com informações mais precisas, recomenda-se também que todo tipo de comunicação ou interação realizado com um determinado cliente seja lançado em seu perfil no CRM. Informações coletadas em trocas de e-mail, conversas por telefone ou via aplicativo de troca de mensagens devem ser registrados.

Podem ser reclamações, elogios ou até mesmo uma preferência pessoal sobre os pratos, como não utilizar um determinado tipo de tempero na comida, por exemplo. Tudo deve ser anotado e registrado para que consultas possam ser feitas sempre que o cliente retornar ao estabelecimento.

Quais são as principais estratégias que podem ser implementadas com o CRM?

Quando você optar por ter um sistema CRM em seu restaurante, poderá implementar diversas estratégias para melhor se relacionar com os clientes do seu negócio. Nós falaremos sobre algumas delas, porém os softwares são tão versáteis que não teria como elencar todas as opções que você terá.

Além disso, vale lembrar, você poderá definir suas próprias estratégias, desenvolvidas ou adaptadas para a realidade do seu negócio. Saiba mais sobre as principais ações que podem ser desenvolvidas, a seguir.

Trace o perfil dos seus clientes

Conforme dito anteriormente, com o CRM você pode lançar todos os tipos de informações sobre os seus clientes. A partir desses dados coletados, você poderá traçar perfis que tenham características em comum e assim desenvolver promoções exclusivas.

Se você perceber, por exemplo, que uma grande parcela de seus clientes é adepta ao veganismo, pode fazer um promoção especial para pratos sem insumos de origem animal e enviar mensagens informando a esse público. O mesmo pode ser feito para pessoas com intolerância à lactose, alergia ao glúten, entre outras características ou restrições que se referem à alimentação.

Realize pesquisas de satisfação

Para que você consiga obter mais informações importantes sobre os seus clientes, uma ideia interessante é realizar pesquisas de satisfação, coletando assim dados sobre o que as pessoas pensam sobre o seu estabelecimento.

Você poderá buscar saber, por exemplo, como é o atendimento feito pelos garçons, se o seu aplicativo próprio para pedidos é eficiente, se alguma melhoria pode ser realizada para tornar o atendimento melhor, entre tantas outras questões.

As pesquisas podem ser feitas tanto presencialmente, com os clientes preenchendo um breve formulário no ato do pagamento da conta ou então via e-mail, que pode ser enviado diariamente a todos os clientes que estiveram no estabelecimento no dia anterior.

Invista em marketing estratégico

Ao fazer o planejamento estratégico anual do seu negócio, é fundamental que boa parte do plano seja para estruturar e realizar ações de marketing. Desse modo, os dados do CRM para restaurantes podem ser úteis para que se explore os pontos fortes e amenize os pontos fracos, por meio de ações corretivas.

O marketing estratégico também pode ser útil para que as ações e promoções sejam mais direcionadas, como em datas comemorativas, como o Dia das Mães, por exemplo, que pode ter uma ação especial para todas as clientes que têm filhos.

Conscientize os colaboradores

É importante que, após a contratação de um software de CRM, todos os funcionários do restaurante sejam conscientizados sobre a importância da coleta de dados para o desenvolvimento de ações que melhorem o relacionamento com os clientes.

Somente assim, recepcionistas, telefonistas e garçons poderão ter consciência sobre a necessidade de registrar todas as informações sobre os clientes que são relevantes para o restaurante. Eles também devem ser orientados para consultar os perfis dos clientes sempre que alguém for até o local ou fazer algum pedido.

Tenha cuidado com as informações registradas

Embora seja necessário registrar informações, alguns cuidados devem ser tomados em relação a isso. É muito comum que por engano sejam criados perfis duplicados, o que é extremamente prejudicial.

Afinal, se existirem dois cadastros com o nome Paulo da Silva, por exemplo, os colaboradores do restaurante poderão registrar algumas informações em um perfil e outras no outro, de modo que quando o cliente for ao restaurante, poderá ter um atendimento incompleto, pois o seu perfil não contará com todas as informações sobre as suas preferências.

Valorize a participação humana

Vale lembrar sempre que o CRM para restaurantes é um software de gestão que pode ajudar muito a sua empresa, no entanto, para que os resultados sejam realmente efetivos, é importante que haja investimento no capital humano, pois são as pessoas que tornarão o sistema útil ou não.

Incentive os colaboradores a fazerem o uso correto do programa e também os clientes a fornecerem informações, pois eles mesmos serão beneficiados com isso, pois terão um atendimento mais personalizado.

Como fazer?

Para colocar em prática você precisará coletar os dados dos clientes e seus pedidos em uma ferramenta com inteligência para cruzar os dados e criar as devidas segmentações que você precisa.

Um aplicativo de delivery próprio, por exemplo, oferece funcionalidade de CRM para captação dos dados de clientes, histórico de pedidos, data de aniversário, pesquisa de satisfação e ainda permite que você trabalhe esses dados com campanhas automáticas que vão manter seus clientes ativos em sua base.


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