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contratar uma equipe de suporte de ti

Ao passo que as empresas modernizam os seus processos, a demanda por um suporte especializado de TI se torna uma necessidade. As pequenas e médias empresas, em seu ritmo, estão tendo mais acesso a soluções tecnológicas. Mesmo que lentamente, elas estão demonstrando a sua preocupação em se adaptar à economia digital.

Os pequenos negócios têm excelentes razões para investir em um suporte especializado. Afinal, essa é a maneira ideal de melhorar a performance da sua área de TI e aumentar os seus resultados.

Neste artigo, vamos explicar o que o suporte especializado de TI faz e por que você deve adotá-lo na sua empresa. Continue a leitura e confira!

O que o suporte especializado de TI faz?

O suporte especializado é responsável por tratar e prevenir problemas tecnológicos na sua empresa, oferecendo um apoio contínuo para a sua área de TI.

Desse modo, quando acontecer algum problema ou qualquer motivo que necessite desse tipo de apoio, é possível acionar o suporte técnico, que vai fornecer a assistência necessária. Afinal, geralmente o suporte especializado de TI fica disponível 24h, já que incidentes podem ocorrer a qualquer momento.

Basicamente, a equipe que oferece esse tipo de suporte conta com profissionais altamente capacitados para lidar com informações relacionadas a softwares e hardwares, rede de computadores, processamento de dados, dentre outros itens relacionados à infraestrutura tecnológica de uma empresa.

Além disso, o suporte especializado de TI também tem conhecimento sobre cultura organizacional, gerenciamento de pessoal e de processos e estratégias de negócios.

Suporte especializado ou equipe interna?

Uma dúvida bem comum entre pequenas e médias empresas é sobre a necessidade ou não de contar com uma equipe interna de TI, além do suporte especializado que citamos anteriormente.

A verdade é que não existe uma resposta certa, porque isso vai variar de acordo com a sua demanda e a estrutura da sua organização.

Contar com uma equipe interna apresenta vários benefícios, como:

  • Mais segurança da informação, já que os profissionais adotam um sistema de monitoramento e proteção de dados em tempo real.
  • Maior competitividade, porque a empresa se torna mais dinâmica e até mesmo inteligente, resultando em uma imagem de confiança e qualidade diante do mercado.
  • Alta capacidade dos profissionais da equipe, que conseguem controlar os processos de forma eficaz e, assim, evitam e corrigem problemas de modo mais rápido.
  • Menor custo por improdutividade, já que o trabalho dos colaboradores pode ficar mais fluido.

No entanto, quando falamos de pequenas e médias empresas, sabemos que uma equipe interna focada apenas na gestão técnica pode demandar um custo bem alto, o que pode ser inviável para negócios que ainda estão em fase de crescimento.

Por isso, é possível contar com serviços de suporte especializado, que vão fazer com que a sua equipe possa focar em tarefas mais estratégicas para a empresa. Aliás, caso você não tenha nenhum tipo de equipe interna de TI, saiba que o suporte especializado pode lidar com várias questões ligadas à infraestrutura tecnológica da sua empresa por um preço bem em conta.

Por que contratar o suporte especializado de TI?

Como você pôde ver, o suporte especializado de TI é um importante aliado nos negócios. Especialmente para aqueles que ainda não têm uma equipe de TI sólida, embora também possa ser utilizado em empresas que possuem equipe própria.

A seguir, listamos 8 excelentes motivos pelos quais você deve contratar esse tipo de serviço:

1. Profissionais capacitados

O primeiro passo na modernização é contar com profissionais que tenham formação e experiência na área de TI. Um especialista será capaz de realmente entender as demandas da sua empresa, e, principalmente, traçar um plano de ação objetivo.

2. Cumprimento de boas práticas de suporte especializado

Contratar profissionais capacitados também garante que os procedimentos adotados em sua área de TI obedeçam às boas práticas do setor. Existem órgãos que regulamentam uma série de normas, a fim de garantir a qualidade nos serviços de TI. Um exemplo dessas instituições é o HDI – do inglês, Help Desk Institute – que possui escritórios em vários países, incluindo o Brasil.

3. Velocidade nas soluções

Um profissional especialista, que tenha técnica e noções necessárias, dará mais agilidade à resolução dos seus chamados. Isso porque ele poderá utilizar o seu conhecimento e experiência para diagnosticar as causas do problema com mais precisão.

Nas PMEs, ainda é muito comum os próprios usuários tentarem encontrar soluções para o problema. Por não serem especialistas em tecnologia, acabam deixando tarefas essenciais de lado, perdendo muito tempo na busca por uma explicação.

Contar com o auxílio de um profissional confere mais segurança às atividades das empresas. Além de liberar o tempo dos usuários para que possam se dedicar ao que realmente precisam.

4. Prevenção de novas ocorrências

Após atender e solucionar um chamado é preciso entender as origens da instabilidade. Nesse caso, o suporte especializado poderá não só encontrar a causa do problema, mas também sugerir ações para evitar novas ocorrências. Fazer esse diagnóstico é um passo importante, pois evita que a empresa tenha que passar por situações semelhantes novamente.

5. Melhor gestão do negócio

No momento em que a empresa decide contratar o suporte especializado de TI, ela consegue focar muito mais no core business do negócio, ou seja, na atividade principal da organização, sem precisar se preocupar com questões mais técnicas.

Com isso, os processos se tornam mais bem estruturados e os serviços ficam mais otimizados, o que é vantajoso para o negócio e para os clientes.

6. Suporte 24h

Uma das principais vantagens de contar com esse tipo de serviço é o suporte 24h, permitindo que você seja atendido a qualquer momento, independentemente do horário e do dia da semana. Dessa forma, fica mais fácil solucionar emergências e imprevistos que ocorram fora do horário comercial.

Além disso, devido à alta disponibilidade desse suporte, a empresa não precisa contratar profissionais que trabalhem 24 horas nem precisa operar durante todo esse tempo.

7. Redução de custos

Se uma empresa tiver uma equipe interna de TI, mas perceber que a demanda para esse serviço não é alta, isso significa que ela está lidando com um custo desnecessário. Portanto, caso o seu negócio decida não fazer a contratação desses profissionais, uma ótima alternativa é contratar um suporte técnico especializado, que é bem mais em conta.

8. Atendimento exclusivo

Outro benefício do suporte especializado de TI é o atendimento exclusivo que ele oferece aos clientes. Ou seja, o atendimento é personalizado de acordo com as necessidades e objetivos de cada cliente. Com isso, a resolução da questão se torna mais eficiente, assim como a sua satisfação em relação ao serviço oferecido pelo suporte.

Como contratar um suporte especializado de TI?

Como você pôde notar ao longo deste artigo, o suporte especializado é responsável por oferecer segurança e tranquilidade às empresas, indo muito além do simples atendimento de chamados. 

Ele deve ajudar a diagnosticar as fraquezas da estrutura de TI, a fim de fortalecê-la. Por isso, além de ser especialista no ambiente tecnológico, ele também entende de questões empresariais, focadas na administração do negócio. Desta maneira, será possível promover um ambiente estável e com menor reincidência de problemas que afetam o seu andamento regular. Essa ação evita que o negócio tenha prejuízos tanto em âmbito financeiro quanto no operacional.


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