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consultoria na logística

Contar com serviços de consultoria em logística é uma decisão estratégica na empresa que cumpre a função de fazer com que se diferencie competitivamente falando.

Graças a esta consultoria a empresa adquire conhecimentos, experiências e habilidades para tomar melhores decisões e alcançar eficientemente as metas na cadeia de suprimento.

Neste sentido, uma empresa de consultoria em logística ajuda seus clientes a entender e melhorar sua cadeia de suprimento e suas operações logísticas, como: compras, processamento e acondicionamento de produtos, armazenamento e entrega.

Sua função é analisar a informação para identificar e resolver problemas logísticos, assessorar em temas de produtividade, gestão e transporte de materiais através de planejamento, desenho de redes de distribuição, tecnologia e software especializado e processos de reengenharia.

Conheça mais sobre a consultoria na logística

Objetivos da consultoria

A consultoria é uma relação de uma empresa e um especialista em logística com o fim de alcançar objetivos organizacionais e desenvolver competências profissionais por meio da incorporação de novos conhecimentos, perspectivas, valores, habilidades e know how, com o que se pode conseguir:

  • Redução de custos logísticos com maiores níveis de serviço ao cliente
  • Entendimento das técnicas e metodologias de gestão atuais
  • Busca por soluções tecnológicas aplicáveis em toda a cadeia de suprimento
  • Aumento da produtividade e da lealdade do cliente
  • Aumento da cobertura ou presença de pontos de venda e distribuição
  • Transformação da cadeia de suprimento em uma vantagem competitiva
  • Enfrentamento de desafios logísticos com maior segurança
  • Melhores negociações com fornecedores e clientes
  • Redução do capital investido e do fluxo de fundos em atividades que não agreguem valor
  • Aprendizagem sobre como agir diante de crises ou riscos que poderiam surgir em algum processo
  • Desenvolvimento de competências e habilidades (liderança, flexibilidade, colaboração e autogestão)

Áreas de atuação

O consultor ou a companhia consultora pode se concentrar em diferentes processos logísticos, como por exemplo:

  • Compras: estratégias de aquisição de componentes, insumos ou mercadorias que respondam às necessidades de produção e qualidade de entrega levando em conta preços e condições de pagamento, além de sistemas de controle que permitam controlar o processo.
  • Inventário: estratégias para satisfazer as demandas variáveis e evitar falta ou acumulação de inventário que possa gerar outros custos, como o armazenamento.
  • Armazenamento: estratégias para melhorar o espaço físico e a manipulação e segurança da mercadoria, o que melhora a previsão da demanda e evita problemas com os suprimentos internos e externos.
  • Transporte e distribuição: estratégias de planejamento de rotas, acondicionamento de veículos, logística inversa e definição de modalidades de carga (completa ou consolidada).
  • Produção: estratégias relacionadas com o abastecimento e reposição de mercadorias e matéria prima e sua integração à cadeia de suprimento depois de sua fabricação.
  • Planejamento de estrutura: reorganização logística global, ou seja, ver os processos como um todo, independentemente do número de empresas que intervenham.
  • Definição estratégica: análise de processos, desenho de modelos logísticos, controle de qualidade e escolha de sistemas tecnológicos.
  • Auditoria logística: revisão e implementação de modelos de rastreabilidade industrial.
  • Reengenharia de processos: estabelecimento de processos e projetos tecnológicos e de automatização de operações.
  • Administração da mudança: gerenciar os aspectos relacionados com as pessoas e a organização.
  • Construção logística: desenho de espaços e desenho de ferramentas.

Etapas em uma consultoria logística

A consultoria ajuda os diretores da área de logística a romper paradigmas, enfrentar situações e fatores que não tinham sido considerados.

Complementa os métodos, procedimentos e metodologias utilizadas e é um excelente apoio nos processos de mudança cultural. Acontece em quatro etapas:

  1. Etapa de diagnóstico: análise para identificar as expectativas e problemáticas da companhia. Através de análises de processos se conhecem, constroem e fortalecem as vantagens competitivas em relação a custos, velocidade, qualidade e manutenção. Da mesma forma, através da análise de distribuição e layouts se melhora a integração das áreas operativas e funcionais e as instalações desde um ponto logístico.
  2. Etapa de definição: determinação de metas e objetivos logísticos, assim como as competências, pontos fortes e pontos fracos dos colaboradores.
  3. Etapa de intervenção: se buscam e propõem soluções e planos de ação dentro e fora da empresa em função das metas logísticas e objetivos estratégicos.
  4. Etapa de seguimento: consiste na constante avaliação e supervisão do desempenho.

Através desta relação, o consultor se converte em um parceiro estratégico que melhora o desempenho dos colaboradores ao ampliar suas possibilidades e capacidades de ação, o que aumenta a efetividade e a rentabilidade.


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