fbpx

Você sabe quanto vale seu dia de trabalho? Essa pergunta é simples mas a maioria das pessoas e empresas não sabem responder. Mas isso acontece por simples falta de conhecimento de como calcular esse tipo de coisa. Que métricas usar? O que levar em consideração? Essas questões costumam causar duvidas na cabeça de quem precisa calcular isso.

Na construção civil, essa conta é ainda mais importante, dado que negociar um projeto podendo calcular por dia de trabalho no canteiro de obras ajuda muito no processo de precificação. No entanto, diferente do que a maioria pensa, não basta dividir o custo total do orçamento pelo número de dias até o fim da construção.

A ideia por trás do calculo dessa “diária” é ter uma ideia da quantidade de recursos financeiros que você vai gastar a cada dia, podendo escalar isso para semanas e meses, por exemplo. Isso ajuda mt a estipular prasos e organizar o cronograma da obra, questões essenciais para uma boa entrega do projeto.

De acordo com uma pesquisa da consultoria Delloite, a diferença entre o orçamento e o custo real de uma obra é de, em média, 21,7%. Isso é um número bastante significativo e que pode significar milhares ou até milhões de reais de diferença no final das contas.

A seguir vamos te mostrar alguns pontos essenciais para se considerar ao calcular o custo diária de trabalho e porque eles são importantes. Boa leitura!

Mão-de-obra

Além do salário pago aos empregados no canteiro de obras, é necessário contabilizar também os impostos e encargos relacionados à extensão da contratação.

Isso pode ser potencialmente perigoso no caso de contratos temporários de prestação de serviços, já que a prorrogação dos trabalho por muito tempo pode acabar configurando vínculo empregatício e obrigar a empresa a empregar os funcionários pela CLT.

Materiais

Para cada serviço ou etapa da obra que atrasa, é bem provável que pedidos extras de materiais sejam necessários. Além dessas compras de materiais estarem fora do orçamento previsto, elas ainda podem sair mais caro do que os materiais comprados anteriormente – principalmente se as quantidades foram menores ou precisem ser entregues com urgência.

Há ainda a possibilidade do vendedor não ter a quantidade solicitada em estoque: nesse caso, será preciso comprar de outro estabelecimento, que pode ser mais caro e não dispor de condições vantajosas para a compra – como parcelamento, serviço de entrega imediata ou descontos.

Aluguel de equipamentos

Grande parte das construtoras não conta com equipamentos próprios por motivos óbvios: falta de espaço suficiente para guardá-los. Por isso, a opção mais procurada é o aluguel de equipamentos por empresas especializadas. Mas em caso de aumento no tempo de obra, o aluguel dos equipamentos por tempo extra pode ser acompanhado de multas, juros e tarifas extras no contrato com a locadora.

Em alguns casos, o contrato de aluguel pode ser renovado automaticamente durante igual período de tempo – por exemplo, se um equipamento alugado por 6 meses precisar permanecer por mais 3 meses em uso na obra, outro contrato de 6 meses pode ser automaticamente estabelecido e a construtora precisará arcar com os custos totais.

Leia também: 5 dicas infalíveis para inovar no seu projeto de construção civil

Como resolver este problema?

Depois que o cronograma da obra já foi extrapolado, é quase impossível resolver este problema. O ideal é que a empresa estruture suas ações no canteiro de obras previamente para que os gastos com dias, semanas ou meses a mais de trabalho sejam evitados.

Cálculo de produtividade

Principalmente nas pequenas e médias construtoras, calcular os níveis de produtividade em campo não é uma prática comum. No entanto, pode ser interessante – e mais fácil – estabelecer a porcentagem diária de cada serviço que deve ser executada, levando-se em conta a quantidade de profissionais em campo e a complexidade da tarefa.

O foco da gestão deve ser sempre o encurtamento do prazo total do projeto.

Confie na tecnologia

Apesar dos progressos no setor, muitas empresas da indústria da construção ainda apresentam uma série resistência ao uso de tecnologias que auxiliem nos trabalhos em obra e na gestão dentro do escritório. Além disso, outra estatística assusta: ao menos 25% do tempo dos gestores de obras é gasto apenas para solucionar problemas e imprevistos.

Mas saiba que utilizar um bom software para gestão de projetos, cronograma físico-financeiro ou acompanhamento de serviços pode literalmente revolucionar a maneira como a empresa lida com suas obras e até com seus clientes.

Os benefícios vão desde uma gestão mais transparente do que está acontecendo em campo até a economia real de tempo e de recursos financeiros, já que é possível direcionar os trabalhos da obra de acordo com as prioridades, com foco na resolução de questões antes que elas se tornem problemas e prejuízos.


Está em busca de terceirização de profissionais no segmento de construção civil? Conte com a Russel Serviços, uma das lideres do segmento de terceirização e com expertise de mais de 15 anos de atividade no mercado. Seu funcionário será integrado em até 48h e todo o processo pode ser realizado de forma totalmente online.

Para saber mais ou pedir um orçamento para o seu negócio, entre em contato através do e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS

Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.

utm_source=taboola&utm_medium=referral

Olá, fale conosco pelo Whatsapp