- Home
- Construção Civil
- Construção Civil: como evita ...
Estudos desenvolvidos na Escola Politécnica da USP afirmam que o desperdício na Construção Civil é expressivo. As perdas de materiais chegam a 8% e as perdas relativas a custos de retrabalhos, chegam a 30% do custo final das obras.
A ocorrência de qualquer tipo de desperdício gera impactos não apenas na quantidade de um produto específico, mas em diversos aspectos da obra. Isso é o que acontece quando analisa-se a questão financeira. Pensando nisso vamos abordar as possíveis soluções para evitar despesas e maiores dor de cabeça no setor.
Desperdício de materiais no ambiente
Os RCD (Resíduos de Construção e Demolição), chamados comumente de entulhos é o desperdício mais facilmente detectável na construção civil. Quando descartados irregularmente, causam impactos ambientais significativos. Além de altas multas às empresas responsáveis.
Neste caso os gestores de obras devem estar atentos ao cumprimento das condicionantes legais dispostas tanto na Resolução n° 307 do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, como na Lei n° 12.304/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Desperdício com perdas incorporadas
As perdas incorporadas são aquelas ocasionados por erros na execução de serviços. Exemplos: quando um determinado serviço é mal elaborado pelo trabalhador; quando um material é comprado em maior quantidade do que deveria; e quando é necessário adquirir mais materiais para consertar o erro.
A solução desses problemas é contar com profissionais qualificados. Só com o conhecimento das técnicas adequadas é possível reduzir desperdícios, evitando retrabalhos desnecessários, tornando as construções mais sustentáveis e ainda aumentando a produtividade.
Desperdício na contratação de mão de obra
Outro aspecto relativo à desperdícios no setor é a mão de obra. O processo admissional de toda equipe para atuar numa construção passa pela busca, triagem, exames e treinamento do profissional, podendo levar até 60 dias. Todo esse trâmite requer tempo e gastos.
E é justamente disso que os gestores de obras buscam fugir, para otimizar seus serviços e se destacar no mercado cada vez mais competitivo. Além disso, quando o trabalhador contratado não atende a expectativa desejada o prejuízo é ainda maior, pois além de atrasos nas demandas, o processo de contratar um bom profissional para substituí-lo deverá ser refeito.
Mão de obra capacitada é a solução
A palavra-chave para enfrentar os desperdícios discriminados acima é: mão de obra capacitada. A adoção de profissionais capacitados é adotada por empresas que buscam aumento de qualidade e eficiência dos serviços prestados, minimizando os impactos decorrentes do desperdícios em suas obras.
As organizações estão reduzindo seus custos através de parcerias com empresas especializadas em fornecimento de mão de obra. Como é o caso da construtora Gafisa que economizou tempo e custos contratando pela Russel Serviços. A Russel tem clientes espalhados pelo Rio de Janeiro e São Paulo e atua há mais de 12 anos no mercado oferecendo uma série de benefícios aos seus parceiros. Confira abaixo:
- Gestores de obras podem contratar cerca de 60 tipos de profissionais para construção civil no site da Russel Serviços, como por exemplo pedreiros, carpinteiros, calceteiros, operadores de máquinas e auxiliar de serviços gerais, com valores a partir de R$75,00;
- A contratação é feita em apenas três passos através do primeiro sistema de e-commerce de mão de obra lançado no país;
- O cliente contrata seu profissional sob demanda, ou seja, pelo período exato que ele vai precisar, gerando redução de custo e tempo à sua instituição. Ele tem a opção de escolher a admissão por diária, meia diária ou mensal com benefícios;
- A implantação dos profissionais na empresa é feita em até 48h. Com ASO, PCMSO, PPRA, dentre outros documentos necessários. Além de uniformes e equipamento de proteção individual;
- Se o cliente ficar insatisfeito com o desempenho de um contratado, basta solicitar sua substituição. Em 24 horas é realizada a troca sem custo adicional.
Republished by Blog Post Promoter