fbpx

De um tempo pra cá, principalmente após a pandemia, a logística vem crescendo muito e se tornando vitais para as empresas que buscam otimizar seus serviços. A busca por eficiência e qualidade nos processos encontram nas novas tecnologias e ferramentas uma grande solução.

Os negócios que estão se desenvolvendo e evoluindo junto às inovações recentes, são as empresas que lidam com etapas de armazenamento e gerenciamento de estoque e entrega. Elas agora contam com ferramentas cada vez mais sofisticadas.

Quer saber que ferramentas são essas? A Russel Serviços preparou para você cinco exemplos de novas tecnologias na logística para você ficar antenado nas novidades do mercado, e do potencial que as novidades têm para impactar o nosso cotidiano no futuro.

Leia mais: Conheça dicas para melhorar a logística do seu negócio

1. RFID

RFID é uma sigla em inglês para Radio-Frequency Identification — Identificação por Radiofrequência, em português. A ferramenta já é usada na área há algum tempo, mas foi recentemente que seu custo começou a ficar mais atrativo, popularizando a tecnologia e tornando-a realidade.

Com a implantação das etiquetas, sensores e um sistema apropriado, a empresa ganha um alto grau de automação. Isso afeta a agilidade da operação principalmente no que diz respeito ao controle de estoque e ao processo de expedição de pedidos.

Com a implantação de um sistema apropriado, etiquetas e sensores para o RFID, a corporação aumenta seu nível de automação. Assim, o controle sobre o processo de expedição de pedidos, controle de estoque se tornam mais ágeis.

2. Lockers

Os Lockers são estabelecimentos voltados para o armazenamento de pedidos dos clientes. Por lá a ordem fica disponível para pronta retirada. Esta é uma alternativa para reduzir os custos logísticos beneficiando as empresas, mas também os consumidores que optam pela modalidade ao realizar a compra. A tecnologia do serviço está nas mãos do comprador, que pode retirar o produto 24 horas por dia, abrindo armários automatizados com auxílio de um aplicativo ou via SMS.

3. Integração de e-commerce através de softwares

Com o avanço exponencial do mundo digital, a evolução dos softwares também iria chegar no setor logístico, a fim de fornecer dados pertencentes ao processo de entrega para as empresas parceiras. É desta forma que o e-commerce ganha espaço. Aquele que contratar o serviço dos novos softwares de dados e monitoramento do mercado para seus sistemas internos, entregarão informações mais precisas sobre as etapas do pedido aos clientes.

Leia mais: Confira 5 vantagens de TI para a logística da sua empresa e saiba como obter bons resultados

4. Cockpit logístico

Consiste em uma interface para smartphone ou tablet, com o objetivo de auxiliar o motorista durante as entregas. Nesse sistema, ele tem acesso a funcionalidades como:

  • visualização da melhor rota;
  • acompanhamento das entregas realizadas e pendentes;
  • comprovante de entrega digital, em que o destinatário assina no próprio dispositivo para confirmar o recebimento;
  • envio de informações para a atualização do ERP da empresa;
  • possibilidade de reportar ocorrências com o veículo ou no ambiente que prejudiquem o andamento das entregas.

5. Caminhões inteligentes

Os caminhões inteligentes são consequência do uso crescente da internet das coisas (IoT), em que sensores, dispositivos e objetos estão constantemente enviando e recebendo dados pela rede e entre si. A tendência é que os veículos permaneçam conectados com outros da frota e com o sistema de gestão de transporte.

Diferentemente do cockpit logístico, aqui, o motorista não participa ativamente do fluxo de informações. Assim, além de ter um acompanhamento em tempo real da localização e do status das entregas, a empresa consegue tomar decisões melhores em caso de acidentes e outros imprevistos.

Notamos, portanto, que as novas tecnologias na logística têm, sim, um poder transformador. Veremos seus benefícios moldarem o mercado nos próximos anos, então não deixe de se manter atualizado e garantir que a sua empresa participe dessa evolução.

Leia mais: Entenda por que a terceirização de processos logísticos melhora a qualidade da empresa

Aqui no Blog da Russel Serviços, você fica a par de todas as novidades do setor logístico e de todos os outros braços, afinal trabalhamos com a mão de obra terceirizada mais eficiente do Brasil em inúmeros serviços!

Russel Serviços

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.

Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.

Confira a lista completa aqui!


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Recife – PE: (81) 3314-6520

RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS

Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.

utm_source=taboola&utm_medium=referral

Olá, fale conosco pelo Whatsapp