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Os dois últimos anos foram de mudanças e transformações profundas em todas as esferas das nossas vidas. Nos redescobrimos socialmente e profissionalmente, passamos a interagir com outras pessoas de outras formas e nos tornamos ainda mais integrados a tecnologia nesse período que acabou favorecendo diversas mudanças nesse sentido.

A pandemia no entanto, não criou essas novas dinâmicas, ela apenas as acelerou e as tornou realidade antes do que aconteceria naturalmente. Essa velocidade na implantação dessa transformações fez com que as organizações tivessem que correr para estar atualizadas e conseguir de certa forma se manter produtivas durante esses tempos atípicos.

Depois desse turbilhão estamos chegando em um momento mais tranquilo, onde essas novas práticas estão agora se consolidando e deixando de ser passageiras para tornarem-se o padrão do mercado daqui pra frente. Muitas estão se tornando de fato tendências e as organizações que quiserem manter uma gestão de pessoas atualizada e eficiente, provavelmente terão que estar adotar pelo menos algumas delas.

Mas quais são exatamente? É isso que veremos a seguir, já que separamos as que consideramos principais e mais importantes para você ficar por dentro e poder se preparar para implementa-las ai na sua empresa?

Boa leitura!

Tecnologia, sim. Mas as pessoas vêm primeiro 

A transformação digital continuará automatizando tarefas e mudando a maneira como trabalhamos. Esse movimento já é uma realidade desde antes da pandemia, mas como destacado anteriormente, ela fez com que ele fosse acelerado e intensificado e em 2022 continuará um assunto central.

Mas, para a gestão de pessoas é importante lembrar que toda essa inovação tecnológica de nada vale sem os talentos certos. A seguir você entenderá melhor o porque.  

As competências que estarão em alta 

Diversos estudos tem saído nos últimos meses com objetivo de mapear quais serão as competências que estão ganhando destaque e serão indispensáveis para colaboradores da sua empresa daqui para frente. 

As chamadas soft skills estão ganhando ainda mais importância e você deve estar atento mais do que nunca a habilidades como comunicação, empatia e pensamento analítico. Difeerente do mercado de trabalho profissional onde penas as habilidades tecnicas eram consideradas, o mercado agora pede uma analise mais ampla do perfil do candidato.

Ter conhecimento sobre isso e balizar seus processos seletivos em relação a isso será crucial para o mundo do trabalho em 2022. A capacidade de lidar com as próprias emoções de maneira inteligente, por exemplo, é uma das competências mais importantes tanto para líderes quanto para colaboradores e com certeza será uma prioridade daqui pra frente em processos de recrutamento e seleção.

O trabalho remoto consolidado  

Se durante a pandemia o trabalho remoto surgiu como medida emergencial, para 2022 as empresas estão entendendo que os benefícios deste modelo de trabalho se estenderão para o cenário pós-COVID.  

No entanto, isso gera novos desafios, e o RH precisa desenvolver novas estratégias para consolidar a gestão de pessoas remotamente, levanto em conta questões como saúde mental e muito outras que agora se tornaram centrais. 

Fazer reuniões eficientes pode ser uma tarefa difícil nas melhores circunstâncias. Os desafios são ainda maiores se todos os participantes estiverem remotos e dependentes da tecnologia. or conta disso, líderes precisarão desenvolver novas habilidades para serem capaz de mediar de maneira mais eficiente as já tão corriqueiras reuniões virtuais, que continuarão mais presentes do que nunca, mesmo depois da pandemia. 

Ainda sobre reuniões, percebemos que o brainstorm se tornou mais produtivo online. Técnicas conhecidas como brainwriting?ou?brainstorming?eletrônico trazem uma melhora de desempenho criativo de até 50% em relação às reuniões criativas presenciais.

Novos perfis de liderança 

Comandar em um novo cenário que envolve tantas novidades exige mudanças.?Os perfis de liderança para 2022 precisam estar conectados ao mundo digital, mas também ser mais empáticos e comunicativos. O perfil de liderança também é crucial em momentos de crise, como a pandemia da COVID-19 mostrou.

Estes mesmos líderes tiveram e ainda têm a oportunidade de inovar neste período desafiador. Por isso é preciso ficar atento aos aspectos que toda pessoa em posição de liderança deve considerar para sua equipe em 2022. 

Diversidade em alta 

É impossível falar sobre o futuro do trabalho sem falar em diversidade e inclusão.

Nesse caso, ampliar a conscientização sobre diversidade é algo muito importante hoje e no futuro do trabalho, mas é preciso ir além do discurso. É preciso colocar em prática com ações que as companhias devem tomar para garantir que haja mais mulheres, negros e demais minorias em cargos de liderança. Isso não é mais opcional, é necessário e uma empresa que não respeite e contribua para diversidade, muito provavelmente terá seu sucesso futuro comprometido.

Para discutir assuntos complexos e polêmicos diversidade de gênero, por exemplo, é interessante investir em abordagens mais inovadoras como uma maneira de começar a discutir este assunto na sua organização. Muitas empresas estão desenvolvendo jogos e/ou dinâmicas mais lúdicas como uma ferramenta de apoio para auxiliar na discussão e reflexão do tema. 

No entanto, para que essa discussão seja valida é preciso coletar relatos e opiniões de quem faz parte desse grupo minoritário. Ações em pro das mulheres devem ser capitaneadas e organizadas por mulheres, ações de diversidade racial por pessoas que façam parte dessa parcela da população e assim por diante. Experimente trazer depoimentos sobre diferentes situações, ajudando, ainda, no desenrolar da dinâmica com reflexões e perguntas auxiliares. 

Estas são algumas das tendências de gestão de pessoas que veremos em 2021. Esperamos que vossa possa aplica-los de alguma forma na sua empresa para que ela esteja alinhada com as novas expectativas do mercado.


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