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A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e já faz parte da rotina das empresas com destaque no mercado. Uma gestão de TI adequada é aquela que otimiza o seu negócio sem gerar custos excessivamente onerosos.

Ficou interessado no assunto? Então, continue lendo este post e entenda o que é gestão de TI e quais são as vantagens que ela pode proporcionar para as pequenas e médias empresas. Confira.

O que é gestão de TI?

Trata-se de uma abordagem para compreender as necessidades dos clientes e buscar a forma mais apropriada para atendê-las por meio do uso da tecnologia. O intuito é gerar um alinhamento entre TI e negócio.

O gerenciamento de TI é fundamental para a sobrevivência das pequenas e médias empresas, pois viabiliza a racionalização de gastos e a otimização dos processos críticos.

Quais são as vantagens da gestão de TI para PMEs?

1. Gerenciamento da informação

Os profissionais de TI são uma mão de obra qualificada e com conhecimentos técnicos muito valorizados pelo mercado. Trata-se de um capital humano capaz de otimizar seus processos de negócio.

A tecnologia consegue transformar dados brutos em informações com valor agregado. Logo, investir em gestão de TI pode ser uma alternativa interessante para a sua empresa. Por meio da obtenção, armazenamento e tratamento de dados, a TI consegue automatizar as rotinas do seu negócio e gerar economia de recursos.

Na era da informação em que vivemos, quem detém o conhecimento está no poder. Os investimentos em TI se pagam ao longo do tempo pois viabilizam melhorias na sua logística interna e inovações para o seu negócio.

2. Atualização dos processos de negócio

O mundo está cada vez mais dinâmico e as informações são geradas, transmitidas e compartilhadas rapidamente. Esse é o futuro e a gestão da TI pode ser o motor para a inovação dos seus negócios.

Devemos lembrar que a TI não é meramente uma área técnica, mas sim uma infraestrutura vital para a sobrevivência da sua empresa. Uma TI não alinhada com as necessidades do seu negócio estará fadada ao desperdício de tempo, esforço e dinheiro.

Se observamos o mercado dos dias de hoje, perceberemos que as tecnologias são continuamente incorporadas às operações críticas das empresas. Para se diferenciar da concorrência, é necessário redesenhar e aprimorar os seus processos de negócio, e a tecnologia pode ser uma grande aliada nessa tarefa.

Amazon, Uber e Airbnb são bons exemplos de organizações que transformam o mercado por meio da utilização inteligente de informações. Trata-se de conquistas que só são possíveis por meio de processos de negócio bem definidos e apoiados por tecnologias.

3. Otimização de custos

A demanda constante da alta administração é saber como reduzir custos sem prejudicar a qualidade dos serviços. Essa é uma atribuição complexa que pode ser auxiliada pela gestão de TI. Para conseguir processos com alta performance, é preciso alinhar expectativas dos clientes, recursos tecnológicos, orçamento e pessoas.

Pois bem, as ferramentas de TI conseguem processar volumes consideráveis de dados e gerar insights para os gestores do negócio. Trata-se de uma poderosa aplicação da tecnologia, visto que permite identificar gargalos na logística interna e nos custos operacionais.

Vale lembrar que a integração entre pessoas e tecnologia é um facilitador para o seu negócio, pois as rotinas podem ser automatizadas e os custos podem ser reduzidos. As novas empresas que se destacam no mercado são aquelas que conseguem otimizar os seus gastos sem pecar na qualidade.

Além disso, a computação na nuvem é uma tendência em expansão que pode ser aplicada no seu negócio. Uma gestão de TI eficaz permitirá o aproveitamento das vantagens da cloud computing sem gerar custos excessivos para a sua empresa.

4. Segurança da informação

Os empreendimentos de sucesso contam com aplicações integradas aos servidores na nuvem. Trata-se de um serviço dinâmico, prático e, principalmente, seguro para as informações do seu negócio. A automatização de rotinas é o futuro da gestão de TI.

Deve-se reconhecer o valor das tecnologias para as PMEs, pois elas garantem que o seu negócio não seja prejudicado em caso de incidentes ou vazamento de dados.

Por meio de backups, atualizações de antivírus e algoritmos de criptografia, a gestão da TI permite que as informações de sua empresa sejam armazenadas com segurança.

5. Melhoria no atendimento aos clientes

O relacionamento com o cliente é a chave do sucesso para qualquer negócio. Um processo pós-vendas deve ser impecável para que a reputação da sua empresa não seja prejudicada.

Por meio dos históricos de compras, os sistemas computacionais conseguem sugerir ofertas interessantes para seus clientes e, assim, melhorar o processo de atendimento e sua lucratividade. Pois bem, esse é um benefício que só é possível com a gestão de TI, pois é preciso alinhar tecnologias e negócios.

6. Produtividade

Gerenciar a TI envolve planejar, executar e monitorar projetos. Trata-se de uma atividade que exige comunicação entre os profissionais, integração tecnológica, colaboração das partes interessadas e acompanhamento contínuo. E o que ganhamos com isso?

Ganha-se produtividade, pois as tarefas são executadas de acordo com um planejamento prévio de tempo e de recursos. A gestão das ferramentas tecnológicas facilita a execução de grandes projetos, visto que padroniza rotinas e processos críticos.

É sempre válido lembrar que uma empresa com alta performance é aquela que consegue melhorar os seus processos de negócio com custos adequados. Isso é produtividade.

7. Comunicação integrada

A gestão da TI é uma prática integradora, visto que otimiza tanto a comunicação interna entre colaboradores, departamentos e alta gestão quanto a comunicação externa com fornecedores, sócios, clientes e parceiros de negócio. Trata-se de uma abordagem que pode render boas oportunidades para pequenas e médias empresas.

E-mails, serviços de mensagens e sincronização de agendas tornam as comunicações mais práticas e mais integradas, pois ninguém será excluído do processo.

Essa é uma tendência irreversível da Transformação Digital. Como exemplo, podemos citar as reuniões via Skype, que, além de integrar os profissionais da sua empresa, reduzem custos de transporte e de deslocamento.

Se você não sabe exatamente como implementar a gestão de TI em sua empresa, uma boa estratégia é contar com uma empresa terceirizada.


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