Sem inovação não há como surpreender seus clientes com maneiras cada vez melhores de atender sua necessidades. Ela desempenha papel estratégico nas organizações de sucesso e é a palavra-chave para as empresas que querem se tornar mais competitivas e sobreviver no mercado.
Mas, para desenvolver um projeto de inovação eficaz, é fundamental saber como medir os resultados desse projeto. Para isso, existem os indicadores de inovação nas empresas.
Pensando nisso, separamos aqui uma lista com 9 indicadores de inovação nas empresas para você utilizar no seu negócio.
O que são indicadores de inovação?
Tratam-se de ferramentas que auxiliam o gestor a mensurar e a acompanhar o desempenho das ações inovadoras e a capacidade de inovação da empresa, estabelecendo diretrizes a serem seguidas.
A intenção desses indicadores é verificar se os esforços de inovação estão gerando resultados positivos; caso não estejam, o gestor pode utilizar as informações para reavaliar sua metodologia e reverter a situação.
Leia mais: Conheça os 3 melhores indicadores financeiros para empreendedores
9 indicadores de inovação nas empresas
Antes de listarmos os principais indicadores de inovação tecnológica nas empresas, vale a pena elencar as vantagens que esse tipo de mensuração pode oferecer ao seu negócio.
Vantagens do uso de indicadores de inovação nas empresas
- Visão mais clara sobre a capacidade de inovação da empresa;
- Compreensão sobre onde é preciso concentrar mais esforços;
- Identificação dos pontos fortes e fracos;
- Maior entendimento sobre as atuais práticas e os resultados obtidos;
- Promoção da cultura de inovação na empresa;
- Melhoria contínua do potencial de inovação.
Agora sim, vamos aos indicadores de inovação tecnológica nas empresas:
1 – Redução de custos
A redução de custos dos processos internos é um dos principais motivos que levam as empresas a buscarem pela inovação.
Portanto, ao implementar uma ideia inovadora, o índice de redução de custos é um indicador muito útil; afinal, não é vantagem se a sua empresa inovar e, ao mesmo tempo, ver os seus custos aumentarem significativamente.
2 – Investimento em P&D
A quantidade de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é um dos mais importantes indicadores de inovação tecnológica nas empresas.
Isso porque, para inovar, é preciso investir na produção de conhecimento e no desenvolvimento de habilidades e de tecnologia.
3 – Investimento médio por projeto
O cálculo para descobrir o investimento médio por projeto não é difícil. Basta pegar todo o montante investido e dividi-lo pela quantidade de projetos inovadores que foram implementados de fato.
Como resultado, você terá um indicador de inovação que te mostrará quanto cada projeto custou. Essa informação te ajudará também na hora de avaliar o ROI.
Leia mais: 5 indicadores de desempenho de vendas que farão a diferença no seu negócio
4 – Retorno sobre o Investimento – ROI
Aqui não tem segredo. O Retorno sobre o Investimento é um indicador usado em diferentes aspectos de uma empresa; e no quesito inovação ele se mostra bastante útil também.
Para inovar, é preciso investir. Nesse sentido, o mínimo que se espera de um projeto de inovação é que ele traga um retorno capaz de cobrir o investimento.
Se o retorno for acima do valor investido, a empresa sai no lucro. Caso contrário, é prejuízo.
5 – Quantidade de ideias geradas
Toda inovação parte de uma ideia, as quais são avaliadas e testadas até que cheguem a um produto final inovador.
Portanto a quantidade de ideias geradas em determinado período é um interessante indicador do potencial inovativo da sua empresa. Ou seja: quanto mais ideias os seus colaboradores tiverem, maior será a capacidade de a sua empresa inovar.
Vale lembrar que, neste indicador, não são consideradas apenas as ideias que acabam virando projetos.
6 – Taxa de ideias por colaborador
Neste indicador, é medida a quantidade de ideias geradas por colaborador em determinado período.
Com essa informação, você pode identificar os colaboradores menos produtivos na geração de ideias e, partir disso, dialogar com cada um deles para descobrir as causas dessa baixa participação e incentivá-los a participarem mais.
7 – Quantidade de projetos em andamento
Já neste indicador, são contabilizadas as ideias que, de fato, viraram projetos de inovação e que já estão em andamento.
Com esse indicador, é possível prever o quão intensa é a inovação a curto e médio prazo e quantos projetos a sua empresa é capaz de executar em determinado período.
8 – Quantidade de inovações
No 8º item da nossa lista de indicadores de inovação nas empresas, o projeto de inovação abandona o status de “projeto” e é efetivamente implementado. A intenção deste indicador é medir quantas inovações a sua empresa conseguiu implementar em determinado período.
Leia mais: 3 fatores essenciais para inovar na sua empresa
9 – Taxa de sucesso
Se o seu projeto de inovação tem como objetivo lançar um novo produto ou serviço, você pode utilizar a taxa de sucesso como indicador para avaliar a recepção do público.
Se a taxa de sucesso for baixa, significa que a adesão do público não foi satisfatória e que, portanto, é preciso rever as estratégias de inovação para futuros produtos ou serviços.
Na Russel Serviços, você encontra profissionais qualificados e aptos ao mercado de trabalho! Contrate, de forma 100% online, mão de obra operacional em até 48 horas! Serviço terceirizado rápido e de qualidade você só encontra aqui.
Para mais informações, entre em contato conosco através do e-mail contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter
RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS
Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.