Uma equipe de tecnologia da informação pode ser composta pelos melhores profissionais formados nas melhores universidades e programas de ensino da área. Porém, se não forem liderados por uma boa gestão de TI, dificilmente esses profissionais atingirão seu potencial máximo.
Confira agora nosso artigo com dicas para desenvolver uma gestão de TI eficiente na sua empresa!
1. Empodere seu colaboradores
Após anos de faculdade, diversos cursos de especialização e muito investimento em aquisição de conhecimento e experiência, um colaborador espera que seu líder confie em suas habilidades para realizar suas tarefas e tomar decisões relacionadas a elas.
Uma boa gestão de TI leva isso em consideração e concede autonomia para os colaboradores, criando espaços para que todos dêem suas opiniões e ideias, o que pode resultar em soluções mais criativas e projetos revolucionários.
2. Faça avaliações transparentes
Por falar em opinião, é muito provável que os colaboradores queiram saber a opinião real de seu líder sobre seu desempenho e resultados de projetos. Por isso, é imprescindível em uma gestão de TI que existam momentos de avaliação de cada integrante da equipe, apontando as forças e fraquezas do colaborador.
Vale ressaltar que existem os momentos e espaços certos para a concessão de feedbacks, especialmente se forem críticos. Evitar citar a performance de um colaborador na frente dos demais e fazer isso de forma amigável e educativa são as melhores práticas nesse aspecto.
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3. Invista em aprendizagem contínua
As tecnologias estão em constante evolução e frequentemente são lançadas atualizações de práticas e técnicas para o mundo da tecnologia da informação.
Em uma gestão de TI, é essencial garantir que todo o time tenha acesso a essas evoluções e desenvolva as melhores táticas para utilizar as tecnologias a favor da empresa, então, pode ser uma boa ideia investir na aprendizagem contínua dos colaboradores.
4. Prefira um time a competidores solo
A competição saudável é sempre bem-vinda para estimular cada indivíduo da equipe a dar o seu melhor, mas, no final, os projetos são desenvolvidos por uma equipe como um todo.
Por esta razão, uma boa gestão de TI valoriza o desempenho individual de cada colaborador, mas estimula ainda mais o trabalho em equipe e facilita a comunicação e colaboração entre todos.
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5. Valorize o tempo da equipe e invista em ferramentas
Não menos importante que todas as dicas anteriores é o investimento em ferramentas que otimizem o tempo da equipe. Mesmo que a equipe em questão seja grande e composta por profissionais variados, dificilmente os colaboradores terão tempo sobrando para pensar nas melhores formas de desenvolver projetos e solucionar problemas.
Uma gestão de TI inteligente deve buscar ferramentas que auxiliem a equipe a direcionar seu tempo e esforços para os projetos mais críticos e delicados, deixando as atividades corriqueiras a cargo de soluções tecnológicas.
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