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A área de Marketing é bastante ampla, e abarca diversos âmbitos e setores. O trade marketing se refere a uma estratégia B2B — ou seja, de empresa para empresa —, com o objetivo de alavancar o consumo dos seus produtos, destacando-os nos pontos de venda (PDV).
Nesse sentido, é válido destacar que cerca de 70%das decisões de compra acontecem no PDV. Então, essa é uma excelente oportunidade para que as organizações exercitem sua criatividade e capacidade de criar ações inovadoras, maximizando a visibilidade dos produtos na loja para prospectar novos clientes e manter os já existentes.
Essa é, portanto, uma relação desenvolvida entre as empresas fabricantes e os canais em que serão postos os seus produtos e serviços à disposição do consumidor. Afinal, ao se dirigir a um ponto de venda, o cliente está em busca de soluções para as suas ânsias e necessidades — que poderão ser atendidas, caso a empresa adote boas estratégias e execute-as corretamente.
Pensando nisso, neste artigo, conheça as 6principais ações de trade marketing no PDV. Continue a leitura e confira!
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1. Ações de Abordagem
Para garantir a efetividade das ações de PDV, é imprescindível a existência de ações de abordagens entre os representantes da marca e os shoppers que frequentam os pontos de venda.
Assim, a equipe deve ser bem treinada para chamar a atenção dos shoppers sem apelos inconvenientes, mas convidando-os para experimentar ou conhecer os seus produtos — sem forçá-los.
Panfletagens na entrada das lojas ou em pontos estratégicos dentro dela (como próximos às sessões em que serão vendidos os produtos), pode ser uma boa opção de abordagem ao cliente, chamando a sua atenção.
2. Degustação
A amostra gratuita nos pontos de venda é uma estratégia bastante utilizada e costuma ser eficaz. Afinal, caso um cliente nunca tenha consumido determinado produto, é mais difícil que ele venha a optar por ele.
A gratuidade do consumo provocará a sua curiosidade, aumentando a probabilidade da experimentação. Além disso, o consumidor pode criar uma boa relação com a sua marca, já que ela se coloca à disposição do cliente.
Para que essa ação tenha sucesso, é necessário inserir os pontos de degustação em um local estratégico. Um produto alimentício, por exemplo, deve estar próximo às gôndolas em que ele é vendido nos supermercados.
É importante também que se faça um estudo prévio a fim de que se conheça o público que permeia esse ambiente. Assim, sua empresa terá mais chances de conquistar o shopper que comprovará as vantagens de adquirir o seu produto.
3. Comunicação com a equipe em campo
Para uma estratégia eficaz de vendas nos PDV, é essencial que seja mantida uma comunicação entre a equipe e o gestor de vendas. Isso porque é preciso que haja mensagens entre eles sobre a abordagem que está sendo utilizada com os shoppers, a disponibilidade e a disposição dos produtos, além da entrada e saída deles.
Essa comunicação é fundamental para que possíveis ajustes possam ser feito no decorrer da execução das estratégias. É importante salientar que, mesmo que seja bem elaborado, qualquer planejamento está sujeito a modificações, pois a realidade é imprevisível.
Leia mais: Confira 7 dicas de trade marketing para distribuidores
4. Ações Promocionais de Preços/Sorteios
As promoções podem despertar no cliente a sensação de escassez, fazendo com que ele consuma algo que não previa. Dessa forma, a organização pode se valer de ações promocionais para chamar a atenção do público aos seus serviços e produtos.
Nesse sentido, um lançamento pode ser beneficiado por essas ações em loja. Para tanto, é preciso que o produto esteja estrategicamente localizado para chamar a atenção do cliente, comunicando de maneira clara como funcionará os descontos para que o consumidor não se sinta enganado. É fundamental convencê-lo que, de fato, ele está fazendo um bom negócio.
Além disso, sorteios e concursos culturais também podem chamar a atenção para os seus produtos e serviços, incutindo no shopper uma simpatia por sua marca, que demonstra estar engajada para estabelecer uma relação com ele.
5. Demonstração
A demonstração funciona do mesmo modo que a degustação, porém, é mais voltada a outros produtos, como os de tecnologia.
Essa prática oferece ao shopper uma experiência verdadeira e cativante com sua marca, além de chamar bastante atenção nos locais em que é inserida nos PDV.
Em uma loja de eletrodomésticos, por exemplo, a exposição de uma grande TV ligada, com belas imagens sendo exibidas, oferece ao shopper uma possibilidade de contato.
Montar um espaço para que ele possa se sentar e usufruir da experiência, podendo trocar os canais, é uma estratégia eficaz de atraí-lo. Mesmo que não venha a fechar a compra, a experiência ficará marcada e sua marca se tornará referência para ele.
Esse tipo de estratégia poderá, inclusive, aumentar a autoridade de sua marca — ou seja, a reputação solidificada frente ao shopper —, que a utilizará como opção sempre que mencionado o produto ou serviço ao qual ela está relacionada.
6. Estampa da marca em brindes para o consumidor
Essa é uma ação de PDV bastante utilizada e já conhecida do público. Oferecer brindes por si só já é uma maneira de conquistar o shopper, demonstrando que a empresa fica feliz em satisfazê-lo.
Inserir a logo da organização nos brindes faz com que o consumidor não se esqueça da sua marca, tornando-o, indiretamente, um promotor dela.
Nesse contexto, é fundamental conhecer o seu público para que ele veja utilidade no brinde e o utilize em seu cotidiano. Uma marca de vinhos, por exemplo, pode oferecer abridores com a logo estampada de maneira sutil. Já uma marca de produtos esportivos pode oferecer squeezes usando a mesma tática.
Leia mais: Confira 8 práticas para uma boa gestão de equipe externa
Portanto, ações de trade marketing em PDV podem gerar ótimos resultados para as empresas envolvidas. Para isso, é essencial um bom planejamento e acompanhamento, para que sejam feitas as alterações necessárias de acordo com as respostas dos shoppers.
O Trade Result pode auxiliar sua operação no acompanhamento das ações de trade marketing, com informações por canais, PDVs e categorias, podendo realizar relatórios de lojas, ordenação por notas de execução e muito mais. Acesse nosso site e conheça todas as funcionalidades.
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