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Com um mercado bastante competitivo, empresas buscam ideias e dicas de projetos para que possam melhorar e evoluir constantemente e, assim, sair na frente.

Faturamento, rentabilidade, lucro, presença no mercado, redução de custos operacionais, otimização de recursos e automação de processos são alguns exemplos de aspectos que as organizações sempre procuram melhorar.

Por isso, neste post, iremos te mostrar 8 ideias de projetos de melhorias para empresas para você se inspirar e aplicar no seu negócio.

8 ideias de projetos de melhorias para empresas

1 – Softwares de gestão

As possibilidades de uso de softwares de gestão são variadas: CRM, gerenciamento de projetos, automação de marketing, gestão financeira, comunicação, etc.

Uma empresa de comércio eletrônico, por exemplo, pode emitir uma nota fiscal de forma automática logo após o pagamento ser aprovado e ainda lançar o recebimento em seu sistema de controle de indicadores financeiros.

Os softwares de gestão permitem automatizar determinadas tarefas e, assim, realocar os recursos humanos em outras atividades, gerando mais produtividade.

Leia mais: Confira 7 ações de engajamento que aumentam a produtividade da equipe nas empresas

2 – Comunicação interna

Equipes que se comunicam mal ou que nem mesmo se comunicam podem afetar a qualidade do trabalho. Por isso, é interessante que a empresa desenvolva uma comunicação interna efetiva e eficiente.

Quando, por exemplo, os setores de Marketing, Vendas e Estoque não se comunicam muito bem, o faturamento fica prejudicado.

Ações simples, como o uso de murais, quadros de aviso e uma intranet, já ajudam bastante na melhoria do fluxo de trabalho.

Procure também ser transparente com os colaboradores e demais envolvidos nos processos da empresa, principalmente no que diz respeito aos números e às tomadas de decisão.

3 – Metodologia OKR

A sigla OKR significa Objetivos e Resultados-Chave (Objective and Key Results). Simples, flexível e ágil, essa metodologia de gestão é hoje utilizada por diversas empresas de sucesso, como a Google. Seu objetivo é promover o engajamento entre os colaboradores e elevar a produtividade da organização.

Com foco em resultados, os OKRs são um conjunto de objetivos que se relacionam entre si, podendo ser escalonados e alcançados individual ou coletivamente.

4 – Home Office

O trabalho remoto é outra das grandes ideias de projetos de melhorias para empresas que a transformação digital tem proporcionado.

Uma das razões que levam as empresas a adotarem o home office é o ganho em produtividade e a redução de custos operacionais.

Além disso, o profissional fica mais motivado a alcançar resultados, pois ele passa a ter liberdade para gerenciar o seu próprio tempo.

Leia mais: Confira as 4 melhores técnicas de gestão empresarial

5 – Pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado possibilitam ao gestor ter uma visão mais ampla sobre a área em que a empresa atua, orientando-o durante a definição de estratégias e nas tomadas de decisão.

Fazer uma boa pesquisa de mercado pode identificar problemas e oportunidades de negócio. Por meio dela, é possível coletar e analisar informações como:

  • Perfil do público-alvo;
  • Nível de satisfação dos clientes;
  • Qualidade e desempenho dos produtos e serviços;
  • Recepção do público em relação a um novo produto;
  • Percepção que o público tem sobre a marca;
  • Estratégias e ações dos concorrentes, assim como seus pontos fortes e fracos;
  • Market Share;
  • Novas tendências de mercado.

6 – Treinamento das equipes

Investir em treinamento e capacitação das equipes é uma excelente forma de favorecer o surgimento de novas ideias. Cursos, palestras, webinars e workshops impactam diretamente o desempenho dos funcionários.

Equipes bem treinadas e capacitadas tendem a cometer menos erros, o que diminui os números de retrabalhos e, consequentemente, de custos. Assim, a produtividade se eleva.

Além disso, os treinamentos são fundamentais para alinhar o comportamento e as habilidades dos funcionários com os objetivos da empresa.

7 – Clima organizacional

Dentre as ideias de projetos de melhorias para empresas, o desenvolvimento de um clima organizacional leve e agradável é mais uma que pode surtir efeitos bastante positivos.

Confraternizações, horários flexíveis, dress code mais informal e boas condições de trabalho são exemplos de ações que contribuem para um clima organizacional mais amigável e prazeroso para se trabalhar.

Além disso, é fundamental que os líderes cultivem um bom relacionamento com os seus liderados e procurem ser mais próximos, com diálogos mais horizontais. Isso ajudará o gestor a conquistar a confiança dos seus colaboradores, que passarão a produzir melhor.

Mas lembre-se: construir um clima organizacional depende de uma relação verdadeira e recíproca. Não se impõe um clima organizacional, ele surge a partir de valores que todos não abrem mão na empresa.

Leia mais: 7 dicas de como melhorar suas reuniões de brainstorming

8 – Monitore as ações

Procure monitorar, periodicamente, os resultados das ações de melhoria na sua empresa. O monitoramento possibilita identificar determinadas falhas e fazer os devidos ajustes no meio do caminho antes que tais falhas representem prejuízos maiores.

Reúna-se com os colaboradores pelo menos uma vez ao mês e dê a eles a oportunidade de dizer quais são suas dificuldades na busca por resultados. Faça feedbacks para reconhecer quando o trabalho for bem executado e para explicar em que pontos é preciso melhorar.


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