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A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas essencial para mensurar o desenvolvimento das pessoas em relação a comportamento e competências técnicas. A partir disso, é possível analisar se os colaboradores estão sendo utilizados nos lugares adequados.

Para colocar em prática, o processo precisa ser devidamente estruturado, portanto existem alguns pontos a serem levados em consideração.

Sendo assim, separamos neste artigo 6 dicas para estruturar uma avaliação de desempenho na sua empresa.

Confira!

1. Padronizar as avaliações

Implementar a avaliação de desempenho é fundamental para que os processos de monitoramento e mensuração dos resultados sejam padronizados entre as lideranças. Desta forma serão criados métodos de avaliação que podem ser usados em diversas áreas da empresa.

2. Estruturar os feedbacks

Os resultados das avaliações de desempenho não devem se limitar apenas a liderança. É importante criar uma cultura de feedbacks.

Os líderes devem sempre compartilhar quais foram as contribuições de cada colaborador e os pontos a melhorar, com isso o colaborador terá parâmetros para o seu desenvolvimento na empresa.

3. Corrigir erros rapidamente

Com a realização contínua da avaliação de desempenho é possível identificar as falhas de maneira mais rápida e solucionar os problemas antes mesmo que gerem prejuízos ou tomem proporções ainda maiores.

Leia mais: Conheça as falhas mais comuns que causam erros em contratação e evite-as

4. Orientar o colaborador

A avaliação de desempenho identifica as competências e pontos a melhorar em cada colaborador. Através dela o colaborador tem um direcionamento sobre o seu desenvolvimento e se os seus objetivos estão alinhados aos da empresa.

5. Incentivar a comunicação

A avaliação de desempenho estimula que os feedbacks sejam realizados, com isso, os líderes informam quais as contribuições de cada colaborador e os pontos a serem desenvolvidos. Comunicar estas informações, gera uma relação de confiança entre a liderança e o colaborador.

Leia mais: Entenda como a comunicação assertiva pode melhorar a gestão de profissionais em sua empresa

6. Identificar talentos

É importante que a liderança conheça as competências e os pontos a desenvolver em cada colaborador. Avaliar e acompanhar é fundamental para compreender quais as entregas do colaborador para a empresa e as necessidades de cada um.

Por meio da avaliação de desempenho é possível identificar quem são os profissionais de alta performance, assim como, possibilita que um perfil seja traçado para a seleção de novos talentos e até mesmo para realizar promoções.

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