Gerir qualquer empresa, independentemente do tamanho, exige do empreendedor a execução de inúmeros aspectos estratégicos. Entre eles, estudar e priorizar o cliente, dar atenção à gestão financeira e formação da equipe de gestão. Para isso, os indicadores para acompanhamento de resultados são ferramentas muito úteis.
Os chamados KPI são marcadores de desempenho, que ajudam o gestor a entender se a estratégia está funcionando. Com eles, é possível mensurar os reflexos das decisões na gestão de uma maneira mais dinâmica e eficiente.
Por isso a frequência ao fazer a gestão de indicadores de resultados é tão importante para o sucesso da empresa.
Neste post, vamos te mostrar 5 indicadores de acompanhamento de resultados e como usá-los no planejamento da sua empresa. Boa leitura!
Como escolher os indicadores de acompanhamento de resultados
Antes de conhecer alguns tipos de indicadores de resultados e também de ver dicas de como escolhê-los, que tal relembrar o que são indicadores de resultados?
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O que são indicadores de resultados?
É fácil entender o que são indicadores de resultados, veja esta definição:
Indicadores de resultados são índices numéricos definidos para acompanhar o andamento de seus processos de negócios e verificar se estão sendo eficazes e eficientes.
Como escolher indicadores de resultados?
Para atingir a frequência ideal de controle de resultados, primeiramente a empresa deve observar seus principais pontos de interesse. Para isso, deve alinhá-los com sua realidade e depois buscar aqueles que possuem metodologias adequadas às suas demandas.
Existem inúmeras formas de mensurar a gestão empresarial, através de indicadores para acompanhamento de resultados financeiros, operacionais, de mercado, de tempo e de custos. A escolha vai depender de qual aspecto é mais importante no momento.
Os requisitos para definir esses indicadores de acompanhamento de resultado buscam maximizar os resultados baseados nos pontos de visão estratégica empresarial. Ou seja, para definir quais KPI serão adotados como ferramentas de avaliação da empresa, é necessário observar quais deles são mais relevantes para o planejamento estratégico.
5 exemplos de indicadores para acompanhamento de resultados
Alguns indicadores de acompanhamento de resultados costumam ser relevantes para a maioria dos planejamentos estratégicos.
A seguir, trazemos alguns exemplos de indicadores de resultados e vamos analisar cada um deles mais detalhadamente.
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1. Fluxo de caixa
Um dos mais conhecidos Indicadores para acompanhamento de resultados é o fluxo de caixa.
Para mantê-lo sob controle é necessário registrar minuciosamente as entradas e saídas do caixa e elaborar um planejamento, baseado nas previsões de receitas e despesas.
Isso deve ser feito diariamente e deve ser dada grande importância a esse controle. A falta de acompanhamento do fluxo de caixa pode levar à perda de prazos de pagamentos, o que pode resultar em dívidas.
2. Estoque
Dar a devida atenção aos pedidos dos clientes é outro item de extrema importância. Sem isso, é provável perder pedidos por causa de um aumento da demanda que o seu estoque não tem capacidade para atender. Ou, pelo contrário, peças ficarem encalhadas e depois serem vendidas abaixo do preço de custo.
Esse são erros que prejudicam muito a empresa. Porém, podem ser evitados com o acompanhamento diário do estoque. Assim que se percebe o aumento da demanda ou a redução no ritmo das vendas, tomam-se as providências necessárias.
3. Fundo de reserva
Gerenciar um fundo de reserva para cobrir despesas sazonais é essencial para a sustentabilidade empresarial. Nesse sentido, para compor esse fundo, é aconselhável mensalmente destinar parte dos recursos para essa poupança.
4. Consumo
Dados sobre o perfil do consumidor, a frequência de consumo, o volume de vendas, a demanda do mercado e as tendências de consumo são essenciais para a tomada de decisões estratégicas.
Com isso, pode-se decidir manter ou retirar determinado produto do mercado, incrementar estoques, negociar descontos com fornecedores para diminuir o preço final e organizar promoções. Por isso, análises sobre o consumo devem ser feita semanalmente.
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5. Comunicação
Conectar os diversos departamentos da empresa e mantê-los informados de forma online diminui possíveis erros na inserção dos dados.
Assim, cruzar dados para auxiliar na tomada das decisões estratégicas fica muito mais fácil. Isso pode ser feito através de um sistema integrado de ERP. Ou seja: todas as informações da movimentação da sua empresa estarão facilmente acessíveis a todos os responsáveis pela gestão.
Como você viu existem diversos tipos de indicadores de resultados. E é muito importante ter um leque abrangente, mas não excessivo de indicadores para controlar.
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