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Saber o que o hóspede está achando dos serviços oferecidos pelo seu hotel é essencial para traçar um panorama sobre as expectativas, possibilidades de atrair novos clientes, melhorias, entre outros fatores.

O que está dando certo? O que está deixando a desejar? O que melhorar? São todas perguntas que a avaliação de satisfação irá trazer para o seu negócio.

Atualmente, a tecnologia permite que mais recursos sejam utilizados para a otimização desse processo.

Portanto, confira agora 5 formas de avaliar a satisfação dos hóspedes do seu hotel!

1. Formulário impresso

Quando o hóspede estiver fazendo o check-out, oriente-o sobre as avaliações que ele pode fazer sobre o seu estabelecimento de forma geral e sobre o serviço que foi prestado durante a estadia. Disponibilize formulários impressos e práticos para que ele possa preencher nessa hora deixando seu feedback.

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Faça pesquisa de satisfação deixando no quarto e nas áreas comuns do hotel ou pousada formulários para que o hóspede responda. Essa é uma maneira sutil de incentivá-lo a opinar sobre questões relacionadas a sua estadia.

2. Contato telefônico

Se você tem um pequeno hotel ou pousada, o número de hóspedes pode ser menor. Uma maneira ainda mais pessoal de coletar as avaliações dos clientes é ligar para cada um, agradecendo pela escolha em se hospedar no seu estabelecimento e perguntando se tudo ocorreu bem, incentivando que façam suas observações.

Além de um tratamento mais próximo e humanizado, esse gesto mostra que você se importa com cada pessoa que passa por seu hotel ou pousada, fazendo com que seus hóspedes sintam-se especiais.

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3. WhatsApp

O WhatsApp tem sido um grande aliado na comunicação, quando bem utilizado. Quando você tem o contato do cliente poderá interagir de forma prática e rápida para solicitar sua opinião.

A vantagem do WhatsApp é que ele é menos intrusivo do que uma ligação telefônica, pois o hóspede pode ler e responder com calma no momento oportuno.

4. E-mail

Seu agradecimento também pode ser feito através de e-mail, enviando uma mensagem mais informal. Você pode coletar o feedback disponibilizando um formulário de pesquisa online ou pedindo que os clientes enviem seus comentários respondendo o próprio e-mail.

5. Redes sociais e internet

Outra forma de analisar a opinião dos seus hóspedes é monitorar os comentários que eles deixam na internet – seja em sites especializados, no próprio site do estabelecimento, blogs ou em redes sociais. Comparar essas avaliações ajuda a entender os pontos fortes e fracos tanto do seu hotel ou pousada quanto dos seus concorrentes.

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Interagir com o seu cliente após sua estadia ajuda a construir um relacionamento com ele e isso é mais importante do que partir para o momento da venda.

Desenvolver estratégias para medir sua satisfação é fundamental para saber se a gestão do seu hotel ou pousada está no caminho certo. Além disso, com esse feedback você pode identificar em quais aspectos precisa melhorar para atrair novos clientes.


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