O objetivo do monitoramento de TI é determinar o desempenho de sua infraestrutura de TI e dos seus componentes em tempo real. O monitoramento de TI permite que os usuários identifiquem problemas de TI imediatamente para tomar decisões mais certeiras. Tendo isso em vista, é importante que o processo seja feito de forma rápida para evitar falhas mais significativas.
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Sendo assim, o Blog da Russel Serviços separou 5 maneiras de otimizar o monitoramento de TI. Confira:
Focar no negócio
Na grande maioria das vezes a infraestrutura para monitoração é vista como secundária para empresas, entretanto, deve sempre ser uma prioridade. Colocar a infraestrutura como um ponto de alta importância é apostar no desenvolvimento de seus negócios, visto que é o que sustenta as atividades de uma organização.
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Monitorar a causa raiz dos problemas
A ideia da monitoração da causa raiz dos problemas é tentar alinhar a TI ao negócio, ligando indisponibilidades de serviço ao elemento de infraestrutura monitorado. Toda a estrutura em questão pode ser hierarquizada por plataformas importantes que agregam um maior valor à monitoração, o que permite que a indisponibilidade de um ERP, por exemplo, possa identificar qual elemento foi o responsável por causar a indisponibilidade indesejada. Além disso, ao monitorar o tempo de resposta, pode-se identificar qual componente está causando o gargalo na performance.
Aplicar Gestão à Vista
A gestão à vista é uma prática de compartilhamento de indicadores de performance e também de qualidade com a equipe, com o objetivo de orientar para que as melhores decisões sejam tomadas. Esse modelo de gestão pode ser facilmente aplicado à monitoração da infraestrutura com a criação de dashboards. Eles proporcionam uma visão clara da saúde do seu ambiente de TI, podendo ser customizados de acordo com as necessidades do negócio. Assim, você tem uma noção de quais atividades possuem prioridade.
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Criar relatórios de desempenho
Outro importante ponto para otimização do monitoramento de TI é o acompanhamento de relatórios, o que deve ser feito com certa frequência. Com esse acompanhamento é possível estabelecer um padrão de qualidade do monitoramento e aumentar a qualidade dos SLAs. Nesse sentido, os relatórios mais utilizados são os de disponibilidade, capacidade e performance.
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Estruturar um NOC
O NOC é um serviço interno ou externo que atua de forma preventiva e proativa, com objetivo de manter o ambiente de TI o mais estável possível. Tendo isso em vista, ele realiza o monitoramento e a gestão de eventos de TI. A prática, já utilizada em larga escala por grandes organizações, vem ganhando cada vez mais espaço nas pequenas e médias empresas e fornecendo vantagem competitiva de mercado para as mesmas. Logo, é importante apostar na boa estrutura do NOC.
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Para além disso, é necessário ter os melhores profissionais nas atividades. Sabemos, entretanto, o quanto o processo de procura pode ser demorado e incerto e por isso, a Russel Serviços é a alternativa perfeita para você. Em tempo recorde de até 48 horas para todo o Brasil, a Russel oferece mão de obra terceirizada da melhor qualidade disponível no mercado – agora com a opção de pagamento faturado. Confira nosso catálogo em russelservico.com.br e una qualidade, segurança e velocidade.
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