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As faltas dos pacientes é um dos problemas mais comuns pelos quais os profissionais de saúde passam. Além de prejuízos financeiros, as faltas atrapalham a agenda de um médico e a rotina do local.

Sendo assim, é importante buscar métodos que evitem esse tipo de problema. Elaboramos nesse artigo 5 dicas para não ter prejuízos com as faltas dos pacientes.

Acompanhe!

1. Mantenha uma comunicação saudável com seus clientes

Conversar com as pessoas que frequentam o consultório e orientá-las de forma clara é fundamental para o sucesso do negócio. Por essa razão, quando um indivíduo confirma uma consulta, procure deixar claro qual o endereço do local e o horário marcado.

Além disso, é interessante criar uma relação de confiança com o paciente — o que ajuda, em especial, se ele for novo na clínica. Afinal, pode ser que ele não esteja 100% confiante ao conhecer um profissional diferente e tema a primeira consulta. Sendo assim, é uma boa ideia que a pessoa responsável pelo atendimento o deixe confortável.

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Com uma boa conversa, é possível estabelecer uma relação de compromisso mútuo. Essa tática tende a reduzir as faltas dos pacientes e melhorar o contato com eles. Contudo, sem direcionamento, ela pode não ser o suficiente.

Para garantir que a pessoa realmente compareça ao local, é fundamental aplicar soluções de comunicação específicas, como avisar com 24 h de antecedência sobre a consulta por meio de canais de diferentes canais de comunicação.

2. Confirme as consultas

Esse é o melhor método para evitar as faltas dos pacientes na clínica. Ao pensar nisso, muitos gestores acreditam que ligar para o paciente é uma solução eficiente. Contudo, ela pode ser prejudicial à gestão de tempo. Isso por que o paciente pode não atender a recepcionista, por exemplo.

Uma outra maneira de tentar contatar o paciente é por meio das mensagens de texto — SMS. Diferentemente do primeiro, esse método permite o recebimento do lembrete e o envio da resposta assim que possível.

Contudo, se sua intenção é realmente a otimização de recursos, opte pelas mensagens automatizadas. Elas são realizadas por meio de um software médico que acompanha a agenda online do consultório. Dessa forma, os agendamentos tornam-se mais práticos e eficientes.

3. Capacite o profissional de atendimento

É interessante que os recepcionistas recebam dicas e orientações sobre como proceder em relação aos clientes que visitam ou entram em contato com o consultório. Assim, eles estarão melhor direcionados para realizarem um atendimento de qualidade. Isso é relevante, já que são eles que cumprem o papel de confirmar uma consulta, remarcá-la ou cancelá-la quando for necessário.

Caso um paciente ligue para avisar que não comparecerá em um determinado horário, os atendentes poderão adiantar ou encaixar outras consultas pendentes. Portanto, é imprescindível que o profissional que trabalha na recepção de um consultório confirme todos os dados do cliente, os horários e esclareça todas as suas dúvidas.

4. Tenha uma lista de espera

Essa é uma ideia capaz de evitar que os horários fiquem vagos quando há desistência. Ela tende a funcionar de maneira eficaz. Com a lista de espera, é possível entrar em contato com outros clientes que estavam aguardando uma consulta e ocupar o lugar vago da agenda.

Existem sistemas de gestão que automatizam esse processo por meio de uma sala de espera virtual. Com eles, o atendimento torna-se mais ágil e o consultório passa a ter um maior controle sobre o fluxo de pacientes. Além disso, com essa ferramenta, a recepcionista pode acompanhar o tempo entre as consultas.

5. Utilize um software de gestão

A tecnologia evoluiu muito ao longo dos anos e, hoje, existem várias ferramentas capazes de otimizar a organização e a administração das empresas. As que são voltadas à área da saúde não só melhoram a qualidade do atendimento aos pacientes, mas também integram as atividades da clínica.

Um grande destaque das inovações voltadas à esses profissionais é a facilidade no acesso das informações dos pacientes. Afinal, por serem centralizadas em um único local, permitem que o especialista confira, de forma automatizada, o histórico de atendimento — a fim de realizar uma consulta eficiente e ágil.

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Em outras palavras, contar com um sistema de gestão para clínicas e consultórios pode trazer muitos benefícios. Além das vantagens já citadas, ainda é possível assegurar:

  • Organização dinâmica e inteligente das agendas;
  • Acessibilidade e comodidade por meio das consultas online;
  • Automatização na hora da realizar uma prescrição de receitas;
  • Melhorias no gerenciamento financeiro.

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