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É seguro dizer que administrar um negócio é um grande desafio. O mesmo não seria diferente em uma clínica médica. Se faz necessário estar atento ao mercado e as novidades que ele apresenta.

Saber como manter uma equipe engajada, alinhar valores investidos com lucros, saber exatamente o que cada paciente busca, melhorar o atendimento e pensar em novas possibilidades.

Veja agora 5 dicas para melhorar a administração da sua clínica!

1. Humanização do atendimento

O primeiro ponto que destacamos é a humanização do atendimento, ou seja, dar voz ao paciente, escutá-lo e buscar resolver e sanar as suas dúvidas e dores – não somente as físicas.

Não adianta de nada ter um belo consultório, repleto de aparelhos da última tecnologia disponível no mercado, se o médico não olhar no olho do paciente, ou ainda, se não dá a atenção necessária.

Algumas pessoas gostam de falar mais do que outras, nesse caso, o médico precisa estar pronto para ouvir o que ela precisa dizer, afinal, quanto mais informações sobre o histórico dela, melhor será a resposta dada.

Antes de seguir adiante, é importante ter em mente que, atualmente, as pessoas querem algo humano, principalmente quando se está falando de saúde e de assuntos delicados como doenças. Prezar pelo atendimento é o ponto de partida para tudo.

Leia mais: Saúde: veja 5 dicas para otimizar o atendimento no setor

2. Pesquisas de satisfação

Muitas pessoas acham que as pesquisas de satisfação já caíram no desuso, entretanto, aplicá-las tem o seu valor, principalmente para analisar como está sendo feito o atendimento e, também, pensando em melhorias que podem ser feitas dentro do consultório médico.

As pesquisas de satisfação podem ser feitas de forma física, ou seja, com o preenchimento de algum documento após a consulta, ou utilizando tecnologias disponíveis como o Google Forms, onde é possível elaborar formulários como os de satisfação.

Tudo isso torna-se importante na medida em que será possível encontrar desde os pequenos até os grandes erros, dessa forma, novas estratégias podem ser montadas para que o atendimento evolua.

3. Capacitação de equipe

Diversas empresas, dos mais variados campos de atuação, têm investido cada vez mais na educação, ou seja, no aprendizado de seus colaboradores. Dentro de um consultório médico a história não pode ser diferente.

Buscar atualizar a equipe – caso exista uma – é sempre importante. Disponibilizar cursos, ou até mesmo bolsas de auxílio em faculdades e universidades é uma forma de valorizar aquele funcionário e, também, ajudá-lo a se desenvolver profissionalmente. Sem falar que o engajamento dele com o trabalho será maior.

4. Sistema de gestão

Algo muito presente dentro da grande maioria das empresas mundo afora, os sistemas de gestão são primordiais para auxiliar o setor administrativo. Principalmente se falarmos de lançamento de gastos, investimentos e lucros.

Contar com um programa gestor é muito importante na medida em que o fluxo de caixa poderá ser alinhado conforme os valores investidos no estabelecimento, na equipe e em melhorias no atendimento.

Outro ponto que se prova importante investir em um software desses dentro de consultórios médicos é a agilidade que eles trazem.

Em dias que exigem cada vez mais respostas rápidas, contar com um programa desses é sinônimo de tranquilidade e praticidade.

Leia mais: Conheça 4 tendências de gestão de clínicas e administração hospitalar para 2022

5. Marketing

Por fim, mas não menos importante, investir em Marketing. Seja digital ou offline, divulgar a marca e os serviços é de suma importância, ainda mais em um mundo onde as informações são propagadas com uma velocidade incrível.

Ter um Site, se manter presente em Redes Sociais, fazer valer do uso de um Blog para tirar dúvidas rápidas de pacientes é algo extremamente importante.

Além disso, por meio do Marketing, será possível monitorar novos possíveis clientes e criar gatilhos que os façam agendar uma consulta. Se frisamos tanto em que não basta ter somente um consultório atrativo, aqui é o mesmo raciocínio, não basta investir em estrutura se ninguém lembra da marca ou do local.

Leia mais: Veja 3 passos para fazer marketing digital na área de saúde


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