fbpx

À medida que a vacinação avança, o cenário pós-pandemia aponta para um crescimento na aviação mundial, voltando aos patamares anteriores à crise gerada pela Covid-19. No entanto, a nova realidade do profissional de aviação traz algumas mudanças na maneira como os passageiros, profissionais e empresas do setor aéreo se comportam. Os cuidados com a saúde e higiene, por exemplo, devem se tornar constantes.

Alguns especialistas fazem previsões da aviação para este setor

Mais distanciamento social, menos rapidez 

Alguns especialistas apontam que todo o processo de check-in nos voos pode levar até quatro horas, visto que haverá mais preocupação com distanciamento social na aviação mundial, higienização de bagagens e passageiros, e espaços mais amplos nas filas de espera para embarque. 

Estima-se que os intervalos entre os voos sejam mais lentos, já que haverá a necessidade de uma limpeza e desinfecção completa das aeronaves e dos aeroportos. 

Leia mais: Fiscal de Pátio: o que é e suas funções em aeroportos

O futuro será touchless 

A aviação mundial pós-pandemia será touchless, ou seja, com o mínimo de contato entre pessoas e objetos no aeroporto. 

Companhias aéreas como British Airways, Qantas e EasyJet, já estão usando tecnologias digitais para reduzir os pontos de contato no aeroporto, através de embarque biométrico, que permite que passageiros embarquem nos aviões apenas com o rosto como passaporte. 

Tecnologias que utilizam biometria são capazes de registrar e reconhecer rostos com máscaras e os passageiros podem usar também o seu celular como “controle remoto para viagens”. Tudo isso evita a troca de documentos entre pessoas, diminuindo a circulação de vírus. 

Já existem empresas realizando a etiquetagem de bagagens sem toque, usando cartões digitais de embarque, promovendo auto-atendimento e auto-checkin a fim de diminuir o contato entre pessoas. 

De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), a aviação mundial pós-pandemia nos principais aeroportos, como Heathrow, John F. Kennedy e Singapura Changi, incluirá o uso quase exclusivo de check-ins online e pagamentos sem contato”. 

A aviação mundial terá um compromisso maior com a saúde 

Durante a pandemia, um fato foi constatado: a globalização e a facilidade de deslocamento pelo mundo, principalmente por conta da aviação, facilitou o espalhamento do vírus. 

Portanto, agora a aviação enfrenta um “novo 11 de setembro”, onde mudanças significativas devem acontecer neste pós-pandemia. 

O uso de máscaras e até luvas cirúrgicas deve ser necessário em muitos casos. Além disso, empresas e governos estimam criar passaportes de imunidade, com certificados que comprovem que o passageiro não apresenta riscos à saúde dos demais. 

Leia mais: Saiba como os profissionais do setor aéreo serão impactados com a privatização de aeroportos

Realização de exames de sangue ou testes rápidos também se tornarão mais comuns, assim como os túneis de higienização e desinfecção. 

As bagagens também devem receber cuidados especiais, passando por esteiras de desinfecção e higienização. 

Escaneamento térmico para identificar pessoas com temperatura corporal alta, indicando febre, já está sendo utilizado em diversos aeroportos ao redor do mundo. 

A aviação mundial também estuda a implementação em “bolhas de viagem” em aeroportos. São corredores de tráfego entre nações que não apresentem riscos e abrem suas fronteiras entre si. 

Sem lanchinhos nos voos 

Antigamente era possível fumar dentro de aviões e as refeições eram verdadeiros banquetes.  Agora, a aviação mundial pós-pandemia provavelmente irá abolir qualquer tipo de alimentação. 

A Hong Kong Airlines, por exemplo, decidiu parar de fornecer qualquer alimento em suas viagens. 

Voos de curta distância, provavelmente não terão mais nenhum tipo de snack ou lanche rápido. 

Voos de longo curso deverão ter lanches leves e preferência por alimentos embalados, onde a manipulação seja a menor possível, evitando que haja contato de diversas pessoas nos alimentos. 

Leia mais: Veja tudo o que você precisa saber sobre direito aeronáutico

Como se preparar para o futuro no pós-pandemia? 

A pandemia transformou o mundo e trouxe uma nova realidade para o profissional de aviação. No entanto, uma coisa nunca mudou (nem mudará): é essencial contar com o suporte de uma instituição de ensino altamente capacitada para garantir que o aluno saia preparado para o mercado de trabalho. 


Russel Serviços

Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.

Para visualizar nossa lista de profissionais da área de Aeroporto clique aqui.

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS

Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.

utm_source=taboola&utm_medium=referral

Olá, fale conosco pelo Whatsapp