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Aumentar o consumo no restaurante com certeza é a meta de qualquer empreendedor que atua na área gastronômica. Para isso, é necessário aproveitar as oportunidades. Confira aqui no Blog da Russel Serviços as ações que você pode implementar na sua empresa para alcançar mais consumo no dia a dia do seu restaurante.
Importância de aumentar o consumo do restaurante
Se você é dono de restaurante, deve estar constantemente atento a aumentar o consumo dos seus clientes, pois o consumidor está cada vez mais exigente.
Pode ser que você venha acertando, mas precisa sempre testar e buscar inovar na forma de atendimento, nos pratos e na experiência gastronômica que oferece para manter os seus clientes recorrentes e conquistar novos.
Desse jeito, a importância de buscar maior consumo está em garantir a sustentabilidade do seu negócio, procurando não usar sempre as mesmas táticas. Por mais que essa área seja uma das mais rentáveis que existem, já que alimentação é fundamental, ter boas estratégias e atualizá-las sempre que for preciso é decisivo para sobreviver em meio à concorrência.
Como aumentar o consumo por cliente
Talvez você esteja se perguntando qual o ticket médio ideal em um restaurante. Para encontrar esse valor, você precisa conhecer o resultado do faturamento médio dos seus pratos.
Para calcular esse indicador, basta dividir o seu faturamento pelo número de vendas. Se você fatura R$ 4 mil vendendo 25 pratos, o seu ticket médio diário é de R$ 160. Assim, não há como definir um valor ideal, mas fazer uso dessa métrica é importante.
Abaixo, separamos algumas dicas do que você pode fazer para aumentar o lucro do restaurante.
Estimule o ciclo de compras
Algo que muitas vezes fica de lado na estratégia de venda dos restaurantes é não pensar em formas de alimentar o ciclo de compras. O que você tem feito para fidelizar clientes? Porque, para além de atrair novos clientes, você precisa fazer com que os clientes que já frequentam o seu negócio voltem a consumir seus produtos.
E conquistar novos clientes é muito mais trabalhoso do que vender mais para quem já conhece a sua marca, por isso, mantenha sua clientela fiel sempre ao seu lado.
Para te auxiliar nisso, crie programas de fidelidade, cupons de descontos e promova anúncios focados no seu público-alvo nas redes sociais do seu restaurante.
Crie diferenciais para o seu negócio
Preço baixo é um diferencial, mas não pode ser o único. O seu restaurante precisa ter algum diferencial que mais ninguém tem, ou até mesmo mais de um diferencial. Para isso, estude a concorrência para entender o que você pode fazer diferente, mas também tenha pleno conhecimento da sua essência.
Ao saber que tipo de restaurante você quer ter, qual o estilo do ambiente, qual linguagem quer usar e como quer que as pessoas se sintam, você pode trabalhar para que os clientes compreendam essa essência, que vai desde o sabor dos pratos oferecidos até a decoração do restaurante e o atendimento.
Invista em delivery
O delivery contribui de forma significativa para o aumento nas vendas de qualquer restaurante. Os consumidores muitas vezes chegam cansados em casa, mas isso não quer dizer que não desejam saborear uma comida de qualidade. Eles só não querem ir até o local ou estão sem tempo para isso.
Dessa forma, o delivery ocupa um espaço importante, fazendo com que quem não estava pensando em comprar seus produtos realize a compra da mesma forma.
Portanto, também pense em como entregar os seus pratos de maneira apresentável, com a comida chegando ainda quentinha e em embalagens personalizadas, pois, já que o cliente não vem até você, o que chega até ele precisa ser tão incrível quanto o que você serve no salão para que ele volte a pedir.
Torne o cardápio atraente
Você já parou para pensar que um cardápio atraente faz com que as pessoas consumam mais? Como estão as fotos do seu cardápio e as descrições dos pratos? Imagem e texto são muito importantes para abrir o apetite e informar o consumidor de forma completa.
Em vez de apenas descrever os ingredientes, você pode falar sobre o preparo, de onde esses ingredientes vêm e dos cuidados que você tem com esse prato. Tudo isso aumenta a curiosidade do cliente e aguça o paladar, fazendo com que ele peça o prato em questão.
Investir em tecnologia aqui também é uma ótima ideia. Já pensou em utilizar um cardápio digital? Ao eliminar o papel, você não vai mais gastar com reimpressões e poderá atualizar seus preços e ofertas com praticidade, entregando novidades constantes aos clientes. Mantenha seus carros-chefes, mas não tenha medo de explorar novas opções.
Ouça o feedback dos clientes
Você anota o que os seus clientes sugerem e as reclamações? Com certeza ninguém gosta de ouvir críticas negativas, mas qualquer opinião dos seus clientes é importante. São as opiniões deles que falam mais sobre o que desejam e ajudam você a aprimorar seus produtos e serviços.
Pode ser que você e a sua equipe tenham uma percepção que é diferente daquela dos clientes, mas saiba que, aconteça o que acontecer, para aumentar o consumo, quem manda é sempre o consumidor!
Inclusive, deixe um espaço, seja uma urna física ou em seu site, para que os clientes possam deixar sua opinião.
Russel Serviços
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