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As empresas cada vez mais estão dependentes da tecnologia para realizar seus processos. Isso vale para praticamente todos os setores, já que a tecnologia hoje é praticamente onipresente nos negócios, seja para gestão interna ou externa. Sendo assim, é quase impossível imaginar uma empresa competitiva atuando sem digitalizar pelo menos uma parte dos seus processos.

Nesse cenário, temos o setor de TI de uma empresa como o grande responsável por diversas dessas demandas, que vão desde o suporte técnico à análise estratégica. Como foi dito, esses profissionais da área de TI estão presentes hoje em dia, em empresas de qualquer segmento, pois qualquer organização, por menor que seja, conta com alguma infraestrutura tecnológica para o funcionamento de suas operações.

Por mais que a digitalização das empresas já seja encarada como prioridade no mercado, e muitas empresas não economizam na hora de montar seus setores de TI, muitos gestores ainda negligenciam a área. Além dessa questão, temo que destacar que essa aceleração do desenvolvimento tecnológico está fazendo com que o setor de TI interno de muitas empresas acabem não dando conta de todo o trabalho, o que pode prejudicar a gestão do empreendimento de diversas formas diferentes.

De encontro a isso, uma solução está se destacando para suprir justamente essas demandas de falta de profissionais dedicados a área de tecnologia: a terceirização. Para a realidade dos desafios enfrentados diariamente pelo setor de TI, ela tem se mostrado uma das alternativas mais eficazes para manter a qualidade e a eficiência do trabalho sem necessariamente ter que investir em um aumento do seu time interno. 

Se você ainda não pensou nessa possibilidade, preparamos uma lista com as 7 principais razões para adotar essa estratégia e quais os benefícios que elas representam. Olha só!

Como funciona a terceirização?

A terceirização ou outsourcing de alguma atividade acontece quando uma empresa transfere, de maneira formal, as responsabilidades de um ou mais de seus setores para uma outra empresa. Esse é um recurso muito eficiente para garantir que atividades-meio essenciais para o funcionamento da empresa permaneçam em bom funcionamento sem que seja necessário um grande gasto de energia dos seus funcionários.

Em outras palavras, sabemos que o setor de TI é importante mesmo para empresas que não são exclusivamente voltadas para tecnologia. 

No varejo, por exemplo, com o potencial do e-commerce e venda por aplicativos, é primordial contar com uma equipe de TI para que os clientes tenham acesso aos produtos de maneira rápida e sem dificuldades durante a compra. Da mesma forma, em uma empresa de marketing digital, os computadores são a ferramenta principal de trabalho e é preciso garantir que eles estejam sempre funcionando corretamente.

Mas é importante deixar claro que a terceirização não deve ser confundida com um trabalho temporário. Todo o processo é regido por um contrato formal entre as partes envolvidas, buscando a satisfação para ambas. 

Esse tipo de informação detalhada é muito comum de ser acordada através de um documento conhecido como SLA.

Por que terceirizar o setor de TI?

Os benefícios de optar pela terceirização de TI são diversos, principalmente se sua empresa depende de tecnologia na maior parte das operações. Com essa estratégia o trabalho fica mais fácil, tanto em relação a tempo, quanto a custos.

Veja a seguir as principais vantagens:

1. Excelente custo-benefício

Manter um setor de TI interno não é fácil e nem barato. É preciso investir em equipamentos, softwares, profissionais capacitados, treinamentos, entre outras coisas. A tecnologia vive evoluindo, então não faz sentido pensar que pode ser um setor que a empresa monta e fica lá funcionando para sempre, sem investimentos.

É necessário estar constantemente se renovando e isso custa caro. Optando por uma solução terceirizada, a empresa estará lidando com o valor fixo acordado que já incluirá todas essas preocupações no pacote, deixando esse tipo de detalhes para a empresa contratada.

2. Foco no core business

Imagine que você tenha uma empresa de cosméticos e, por isso, precise se preocupar em desenvolver campanhas atraentes, desenvolver produtos inovadores e entender, cada vez mais, o perfil de público que escolhe sua marca.

Isso tudo, por si só, já é suficientemente desafiador. Agora, imagine se o site da sua marca e toda a loja virtual, que corresponde a uma parcela grande das vendas, sai do ar por alguma razão desconhecida? Esse tipo de problema representa um prejuízo imenso, afinal, a cada hora com o site fora do ar, são diversas vendas sendo perdidas.

Nesse processo, acaba sendo necessário desviar o foco dos principais problemas da empresa, transferindo toda a atenção para a resolução dessa emergência, principalmente se o setor de TI interno não for suficientemente completo ou estiver sobrecarregado com outras atividades.

Com a terceirização do setor de TI, a empresa evita de ter que se alarmar com uma situação dessas. É possível continuar com o trabalho relacionado à atividade-fim, pois um time especializado já estará atuando para resolver o problema o quanto antes.

3. Infraestrutura completa

A infraestrutura de um setor de TI é algo muito complexo. Muitos gestores se encontram em um verdadeiro dilema quando se trata de decidir quais equipamentos são necessários, suas necessidades de manutenção e substituição.

Investir em novos equipamentos e comprometer a saúde financeira da empresa ou manter equipamentos ultrapassados e correr o risco de prejudicar a produtividade?  É comum que a gestão acabe preferindo investir mais na atividade-fim, deixando o setor de TI menos atualizado e portanto, mais suscetível a falhas

Porém, com uma empresa terceirizada, essa questão deixa de fazer sentido. Afinal, a contratada terá todo o equipamento mais moderno do mercado sempre à disposição, tudo isso por um valor previamente acordado, pois esse é o core business dela!

4. Suporte e monitoramento constante

O melhor equipamento só faz sentido quando está nas mãos de quem realmente sabe como usá-lo. Por isso, ter profissionais capacitados e presentes para o caso de imprevistos é primordial.

Partindo da configuração dos processos de atendimento até a escolha das ferramentas, passando por todo o processo de treinamento e contratação da equipe, o parceiro terceirizado é quem se dedica a adaptar e escalar os serviços de acordo com as necessidades da sua empresa.

Além disso, esses profissionais estão constantemente analisando e identificando falhas operacionais através de auditorias e testes de simulação, impedindo que elas ocorram de fato e provoquem danos reais que possam afetar diretamente os processos da empresa.

5. Mais estratégia e competitividade

A empresa responsável pelo setor de TI terceirizado poderá indicar as melhores estratégias para o seu negócio visando seus objetivos e metas. Ele será capaz de recomendar as tecnologias e metodologias mais adequadas, fazendo com que sua empresa tenha resultados superiores às concorrentes, tudo a um preço justo.

Em outras palavras, é importante considerar que um gerenciamento mais próximo da infraestrutura de TI está diretamente ligado a um diferencial competitivo para a marca. Através dela é que a empresa é capaz de implementar novas tecnologias com mais rapidez e eficiência, pois tem à sua disposição profissionais com alto grau de conhecimento específico apoiando em cada etapa.

6. Redução de custos

Além de toda a parte de infraestrutura, como os equipamentos e softwares, a empresa que terceiriza seu setor de TI acaba adquirindo vantagens em outros aspectos financeiros também.

Afinal, não será necessário gastar tempo e dinheiro com processos de recrutamento e seleção, assim como os impostos de folha de pagamento reduzem, já que os profissionais serão responsabilidade da empresa contratada.

7. Maior controle do ROI

Terceirizando o setor de TI fica mais fácil visualizar o retorno sobre investimento em tecnologia. Essa estratégia facilita a definição e acompanhamento de metas, evitando gargalos durante o processo.


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