É fundamental buscar sempre todo o conhecimento possível e correr atrás de aprender cada vez mais sobre logística para você conseguir gerenciar uma empresa. Com esforço, trabalho e dedicação todos conseguem chegar lá. Aqui nesse texto daremos algumas dicas para que você consiga se tornar um profissional melhor.
3 dicas para sua empresa obter sucesso em logística
1. Planejamento inteligente
Sendo um dos setores mais importantes de uma empresa, a logística não pode se dar ao luxo de não planejar suas ações. Ou seja, um bom gerente logístico tem tudo sob controle, pois é um planejador nato.
Claro, não basta apenas planejar estratégias: é preciso que o planejamento se dê de maneira inteligente, abordando os seguintes níveis:
1.1 Nível estratégico
Nesse nível, temos o desenho de toda a rede logística da empresa. Ou seja, há o mapeamento de galpões, fábricas, centros de distribuição e identificação e localização de fornecedores e parceiros.
É aconselhável que seja feito revisões periódicas nesse aspecto para que a equipe tenha sempre dados atualizados para trabalhar.
1.2 Nível tático
No nível tático, é definida a melhor maneira de se utilizar os recursos para atender à demanda do cliente. Além disso, é nesse nível de planejamento que se analisa a capacidade e a disponibilidade da empresa para satisfazer o cliente caso haja mudanças em seu pedido.
1.3 Nível operacional
Já no nível operacional, a equipe produz relatórios de inventários e movimentações de produtos, de acordo com as restrições da frota. Nessa fase, também são estabelecidas estratégias para solucionar problemas que possam surgir, como quebra de equipamentos e cancelamentos de pedidos.
2. Otimização dos níveis do estoque
O segundo pilar da logística é, sem dúvidas, a otimização dos níveis do estoque. Afinal, conhecer todos os produtos disponíveis, encontrá-los de maneira rápida e fazer com que eles cheguem ao destino final no prazo determinado e com custos controlados é essencial para o sucesso de um negócio.
A otimização do estoque baseia-se em estabelecer um limite da quantidade de cada insumo disponível e acompanhar toda a sua movimentação até chegar ao consumidor.
Assim, para que você entenda melhor, caso sua empresa trabalhe com equipamentos tecnológicos, você definirá a quantidade ideal de cada item no estoque e gerenciará a entrada e a saída de cada um deles, a fim se assegurar que nunca falte e que nunca fiquem produtos parados na prateleira.
Para isso, é essencial que o gestor conheça o ponto de pedido — quantidade de itens no estoque que, quando atingido, sinaliza a necessidade de se reabastecer. Para defini-lo, usa-se a seguinte fórmula:
PP = (CM x TR) + ES
- PP: ponto de pedido
- CM: consumo médio
- TR: tempo gasto para reposição
- ES: estoque de segurança
3. Visibilidade
Quando falamos que a visibilidade é um dos pilares para o sucesso da logística, estamos nos referindo à necessidade de se ter um inventário preciso, um conhecimento detalhado do cliente e uma técnica de rastreabilidade eficaz de todo o material em movimento.
Nesse sentido, para que você não sofra com problemas relacionados aos materiais no estoque, é importante que sua frota seja bem visível, fazendo com que você reduza custos e torne a entrega mais rápida e segura.
Mas como fazer isso? Simples! Existem algumas estratégias que são extremamente eficazes no alcance de uma boa visibilidade:
- uso de sistemas de monitoramento interno;
- rastreio integrado com parceiros e fornecedores, com notificações via web e XML.
- aperfeiçoamento da gestão de frotas;
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