Decisões de negócios são muitas vezes tomadas em meio a situações internas e externas de riscos e incertezas. Justamente por ser o mundo corporativo um ambiente que muda constantemente, é que controllers lidam diretamente com diversas análises para apoiar gestores nas tomadas de decisão. Uma dessas análises é chamada de Previsão de Demanda.
Como o nome sugere, trata-se de uma projeção, ou seja, uma antecipação da demanda tomando diversos fatores como base (como fatores mercadológico, financeiro e econômico, por exemplo). Em uma cadeia de suprimentos essa previsão é tida como essencial para as tomadas de decisões estratégicas e para elaboração do planejamento estratégico, tático e operacional da empresa.
Se você gostaria de saber mais sobre o assunto, você está no artigo certo! Nesse texto vamos abordar os principais fatores que compõe essa previsão e qual a forma mais recomendada de faze-la pensando no planejamento operacional e financeiro da sua empresa. Confira!
Você já ouviu falar em previsão de demanda?
Como já adiantamos, a previsão de demanda é um recurso utilizado para analisar e prever o estoque da sua empresa. Com ele, você não será pego de surpresa com sobras e faltas de mercadorias. A lógica da ferramenta consiste no diagnóstico feito a partir do histórico do negócio, além da ponderação de especialistas.
Ao aplicar a previsão de demanda, você entenderá as necessidades do mercado de maneira ágil e estratégica. Portanto, os locais, os períodos e a quantidade de procura de cada produto no futuro serão descobertas. Antecipar-se a isso eficientemente, com agilidade, é uma vantagem competitiva muito grande.
Ressaltamos que as características de cada nicho de mercado são muito particulares. Nesse sentido, dependendo da empresa, o cálculo da previsão de demanda pode ser realizado a partir dos números de vendas, da sazonalidade e das ações de marketing. Em outras situações, mais complexas, o estudo envolverá todos os setores da organização. Não é possível dizer, de forma definitiva, como o processo acontecerá. Afinal, ele não é padronizado.
O que acontece em todas as empresas, no entanto, é a junção de análises quantitativas e qualitativas. Não estamos falando de intuição. O assunto envolve informações precisas que vão te ajudar a gerir o estoque de forma inteligente ou, até mesmo, corrigir um problema que vem atrapalhando o seu sono.
Como a previsão de demanda auxilia na gestão do estoque?
Há inúmeros benefícios possibilitados às empresas por meio da previsão de demanda. Os principais, que se desdobram em outros, são a diminuição de custos e a tomada de decisões embasadas em dados. Explicaremos cada uma delas a seguir.
Diminuição dos custos
Em primeiro lugar, as estimativas apontadas pela previsão de demanda fazem com que o controle de custos seja mais preciso. Isso porque os investimentos com insumos desnecessários e o desperdício são evitados.
O estoque passa a ser controlado de forma que não se confeccionam os mesmos produtos já armazenados até eles serem vendidos. Trabalhar com planejamento orçamentário tem bastante impacto na saúde financeira do negócio.
Decisões acertadas
Imagine uma empresa em que os gestores tenham, efetivamente, o conhecimento macro do progresso do negócio — o que envolve, é claro, os números da produção. A previsão de demanda entrega todas as informações importantes nesse sentido. É necessário manter o estoque com uma quantidade determinada de itens, sem excesso e sem falta, a fim de possibilitar o fluxo produtivo sem gargalos. Se isso acontecer, a precificação é ajustada e as tarefas otimizadas.
Mais que apenas tomar decisões produtivas, os gestores conseguem alinhar melhor as campanhas de marketing, definindo o produto foco do ciclo. A mão de obra, os gastos gerais, os contratos com fornecedores e prestadores de serviços, com a previsão de demanda, são observados de uma perspectiva totalmente estratégica.
Como a previsão de demanda auxilia no processo de tomada de decisão?
Como você viu, a previsão de demanda é uma grande aliada para fazer projeções estratégicas para a empresa.
Isso porque, prever a demanda futura proporciona à empresas noções e fundamentos sobre os mercados em que operam, auxilia no processo de tomada de decisão e pode, ainda, prevenir falhas e riscos.
Dessa forma, projetar futuras demandas pode auxiliar no processo de tomadas de decisões, como:
- Planejamento e programação da produção
- Potencial de mercado
- Desenvolvimento de estratégias
- Possibilidade de expansão
- Gerenciamento e controle financeiro
- Minimização de perdas nas vendas e estoques
- Elaboração de estratégia de preços.
Além de servirem como um guia para a política de decisão de uma organização, a previsão de demanda permite o monitoramento do desempenho de estratégias e sistemas a curto e longo prazo.
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