fbpx
engenharia civil

A crise econômica no país afetou diversas áreas e com a engenharia não foi diferente. Segundo pesquisa da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) em parceria com o Dieese, mais de 50 mil engenheiros ficaram sem emprego. Número que aumentou em 2015 e pode crescer ainda mais em 2016.

Com a construção civil envolvida em escândalos, o mercado desaquecido e com baixa rentabilidade, ramos específicos são mais prejudicados, como os setores ligados à obra, metalúrgico, automotivo e óleo e gás.

Isso se deve em parte aos escândalos de corrupção que paralisam obras e prendem executivos de grandes construtoras. O que gera um efeito dominó na economia e afeta muitos profissionais.

Segundo especialistas, ainda há vagas para engenheiros, o que ocorre em tempos de crise é a baixa oferta de emprego para a área. As poucas oportunidades que o mercado ainda oferece tem salários pouco atrativos e uma concorrência muito disputada. Muitas empresas dão a desculpa de estar esperando a crise passar para poder contratar.

Para não desanimar o engenheiro, é primordial lembrar que a engenharia civil, sobretudo, é muito ampla. Áreas como pesquisa e desenvolvimento, comercial e manutenção conseguem se sustentar muito bem mesmo em períodos difíceis, além da mecatrônica, elétrica, química, computação, entre outros, são essenciais para o desenvolvimento tecnológico e necessidade básica da sociedade.

mão de obra

Mercado de Trabalho

O porta voz da FNE diz que em 2017 novas obras de infraestrutura vão surgir. E elas podem levar vários setores a crescer novamente. Pois o Brasil é um país muito grande e está sempre atraindo uma boa variedade de empresas que investem em diversos recursos. Isso tanto em construção quanto transportes e agricultura.

Entretanto os engenheiros, sobretudo os estudantes e recém formados, não devem se acomodar apenas com a graduação. Dominar a língua inglesa é fundamental nos dias de hoje. Além de fazer cursos extracurriculares, ser criativo e estar sempre antenado às tecnologias.

Você pode se interessar também por: Contratação de Mão de Obra: Desvende este Mistério

 

Republished by Blog Post Promoter

utm_source=taboola&utm_medium=referral

Olá, fale conosco pelo Whatsapp