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principais erros rh

De acordo com o CNJ, Conselho Nacional de Justiça, o Brasil é um dos países que mais possuem processos trabalhistas em todo o mundo. Esses processos afetam a saúde financeira do negócio assim como a imagem da corporação no mercado. A sua empresa entende os impactos negativos que podem ocorrer caso não esteja em conformidade com as leis trabalhistas? O RH pode ser um dos principais erros.

Blog da Russel Serviços os 5 principais erros que o RH da sua empresa deve evitar

Falta de exame admissional

O exame admissional é realizado por um médico antes de o profissional começar as suas atividades em uma empresa. É indispensável, independente do cargo, área ou equipe que o novo colaborador irá compor. Isso porque, o exame admissional protege tanto o profissional quanto a empresa.

Através desse exame que as condições físicas e mentais do profissional são identificadas e avaliadas pelo contratante, para verificar se está apto para começar a exercer suas tarefas.

Sobre os benefícios oferecidos

Existem alguns benefícios que são obrigatórios por lei, como, por exemplo: férias remuneradas, 13º salário, vale transporte, fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) e adicional noturno. Importante resaaltar que esses benefícios não dependem da aceitação ou não do empregado, pois são previstos em lei, diferentemente dos benefícios opcionais como plano de saúde e odontológico, vale academia, vale refeição ou o auxílio à educação.

Os benefícios opcionais servem para estreitar o relacionamento com os colaboradores, atrair e reter profissionais nas equipes.

Excesso de horas e o seu pagamento

Em 2017, a Reforma Trabalhista foi aprovada e houve algumas mudanças em relação às horas extras que um colaborador pode executar. Desse modo, ao trabalhar mais horas do que as previstas em contrato, existes duas possibilidades para a compensação:

  • Folgas, considerando o total de horas acumuladas em banco de horas;
  • Através do pagamento em moeda corrente.

Por isso, o controle de ponto eficiente faz a diferença para o RH, trazendo o cálculo direto na folha de pagamento, com segurança e agilidade.

Erros na carteira de trabalho

A carteira de trabalho digital (CTPS) teve seu início em 2019 e substituiu a antiga, feita de papel, que até mesmo parou de ser produzida. As informações do trabalhador devem ser enviadas ao Governo Federal diretamente pelo e-social, respeitando os prazos de envio. Quando houver algum erro nos eventos as correções devem ser realizadas o mais breve possível, evitando cálculos errados ou mesmo multas.

Os intervalos do colaborador

Também previsto em lei, se o profissional trabalha por 8 horas diárias ele tem direito a pelo menos uma e no máximo duas horas de intervalo e, caso trabalhe por seis horas diárias, 15 minutos de intervalo. Cada intervalo depende da jornada especificada para ele em contrato, mas, se esse período se estender, deve haver pagamento dessas horas.

Russel Serviços

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