Liderança e cultura organizacional são fatores de extrema relevância para o crescimento de uma organização, visto que elevam a competitividade dos negócios. Além de trazer vantagem competitiva, os dois componentes são importantes para motivar e engajar colaboradores. Eles são cruciais para a criação de uma base sustentável e para elevação da produtividade.
Entenda a relação entre cultura organizacional e liderança
Qual é o conceito de liderança?
O conceito de liderança se refere à habilidade que os líderes empresariais desenvolvem para oferecer inspiração e motivação aos seus subordinados. Esses profissionais realizam atitudes práticas, que são comuns para alguém que decide ser um líder, por exemplo, conduzir e influenciar os times para o cumprimento dos objetivos da organização.
A equipe participa do processo de desenvolvimento, conduzida pela liderança, que não deve ser confundida com a figura do chefe. As atribuições desses profissionais são bem diferentes, porque as chefias costumam manter o foco na autoridade, enquanto os líderes se importam com a coletividade. Os líderes são influenciadores de pessoas.
O que é a cultura organizacional e qual é a sua importância?
A cultura organizacional define como será o ambiente de trabalho de determinada organização, pois está relacionada aos valores, costumes, práticas e modo de interação entre os profissionais. Trata-se de um conjunto de aspectos recorrentes dentro de um espaço empresarial, determinados e aplicados pelos colaboradores e seus líderes para criar um excelente clima organizacional.
Esse conceito define ou explica os comportamentos dos profissionais que trabalham nos diversos setores de uma corporação. A cultura facilita a rotina dos líderes, auxilia na tomada de decisão e aponta as melhores soluções para adaptações e melhorias. É ela que define como uma empresa se apresenta no universo corporativo e no mercado de trabalho, e causa impactos positivos.
Qual é a relação entre cultura organizacional e liderança?
Uma cultura organizacional sólida usada pela liderança ajuda a elevar a satisfação e o engajamento dos times. Os colaboradores que percebem fazer parte de um propósito desempenham as tarefas com sinergia e obtêm resultados melhores juntamente com a equipe.
Veja outros pontos que demonstram a relação que há entre os dois conceitos
Uso de técnicas motivacionais
A motivação é uma atribuição dos líderes dentro da organização, os quais exercem papel essencial para a elevação das taxas de desempenho dos times. Contudo, o estabelecimento de uma cultura organizacional motivacional também depende da equipe. A felicidade, que é um fator determinante para propiciar o engajamento, depende da cultura e da condução dos líderes.
Promoção do autoconhecimento dos profissionais
Os colaboradores conseguirão permanecer focados em suas metas, se houver o incentivo ao autoconhecimento. A liderança, por sua vez, precisa conhecer os seus pontos fracos e fortes, assim como as fraquezas e as forças da equipe. Isso acontece se forem dados feedbacks detalhados e honestos para os líderes e para os funcionários.
Absorção de novas regras de convivência
Até pouco tempo atrás, as organizações precisavam apenas coordenar tarefas e trabalhadores, que eram inseridos em departamentos. Os colaboradores, muitas vezes, nem tinham contato com as lideranças. Entretanto, com o passar do tempo, os líderes entenderam que, para o negócio sobreviver, é essencial monitorar os ambientes externo e interno. Novos padrões foram absorvidos e culturas eficientes construídas.
Essa absorção de novos padrões tornou as organizações mais complexas e conferiu a elas personalidades próprias, com líderes que impulsionam a execução das atividades diárias. A cultura organizacional deve se encaixar em valores sociais, normas de convivência e outros regramentos internos. Sendo assim, um líder liberal consegue fazer alterações de forma saudável, por ter o foco nas pessoas.
Capacidade adaptativa dos líderes
A comunicação entre o time e seu gestor facilita o reconhecimento de pendências de desempenho, pontos altos, capacidade adaptativa e necessidades de quem atua em determinado ambiente. Ao usar a cultura organizacional alinhada a essas informações, fica mais fácil superar as dificuldades do dia a dia, principalmente se a intenção do líder é contribuir para o desenvolvimento individual dos demais.
Aumento da produtividade dos times
A liderança e a cultura organizacional que se baseiam no espírito de coletividade permitem a manutenção dos relacionamentos e do engajamento entre as equipes. Aplique pesquisas para descobrir como é possível aumentar a produtividade e de que maneira os colaboradores podem ser incluídos nas tomadas de decisões dos líderes. Colete informações de maneira anônima, para possibilitar as críticas.
A Russel Serviços pode te ajudar
A Russel Serviços pode te ajudar. Por meio do nosso site – maior plataforma de mão de obra do brasil – o contratante pode solicitar os serviços de terceirização. Com implementação em até 48 horas, fornecemos mão de obra para qualquer lugar do Brasil. Não perca tempo e contrate já!
Russel Serviços
A Russel Serviços é líder em fornecer profissionais altamente qualificados para diversos segmentos. Nossa abordagem de atendimento é completamente online, garantindo praticidade e agilidade. Comprometemo-nos em entregar o profissional ideal em apenas 48 horas, garantindo uma solução rápida e eficiente para suas necessidades.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Recife – PE: (81) 3314-6520
Republished by Blog Post Promoter
RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS
Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.