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Muita gente se confunde sobre o que é trade marketing. Até mesmo profissionais da área, quando questionados sobre uma definição, sentem dificuldades ao tentar chegar a um conceito.

A verdade é que a área de trade marketing é muito ampla. Engloba diversos aspectos, diversos setores empresariais e depende de pontos de contato distintos para que as ações sejam um sucesso.

Confira aqui no Blog da Russel Serviços o que é trade marketing e dicas de como aplicar estratégias no seu negócio.

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O que é trade marketing?

Trade marketing é uma estratégia de marketing focada no posicionamento de produtos nos canais de venda, principalmente nos centros de distribuição (como empresas de varejo).

Desse modo, o público-alvo consegue visualizar adequadamente em prateleiras, gôndolas e em diversos setores os produtos que são ofertados. Mais do que dar visibilidade, essa vertente do marketing é uma estratégia de posicionamento no mercado.

Sem essa prática, é impossível garantir que os produtos estejam devidamente colocados nos pontos de venda que realmente fazem sentido para aquela empresa, considerando o impacto da mercadoria diante do público-alvo.

Além disso, o trade marketing também é uma ferramenta fundamental para o aumento da competitividade do que determinada marca produz e coloca no mercado.

O relacionamento com os pontos de venda é um fator crucial dentro dessa estratégia. Estabelecer conexões positivas com os varejistas é ter um lugar garantido para a divulgação da mercadoria da empresa.

Conceitos de trade marketing

  • Shopper: o comprador do produto. Em outros palavras, a pessoa que está no ponto de venda para efetuar a compra. Em algumas situações, shopper e consumidor não são a mesma pessoa;
  • Ponto de venda: também conhecido por PDV, o ponto de venda nada mais é do que o local onde os produtos são disponibilizados para compra – online e offline;
  • Canais de venda: são tipos de PDV. Supermercados, farmácias, conveniências, lojas de departamento, marketplaces, ec-commerces, televendas, catálogos e lojas especializadas são exemplos de canais de venda

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Canais de distribuição de trade marketing

  • Canais de distribuição: são os meios através dos quais os produtos chegam ao cliente final. Essa disponibilização pode ser feita através de canais de distribuição diretos ou indiretos.
  • Canais diretos: a própria empresa é responsável pela entrega de produtos ao cliente, sem intermediários envolvidos no processo;
  • Canais indiretos: entre empresa e cliente, existe um intermediário responsável pela entrega dos produtos.

Os canais de distribuição possuem relação direta com toda e qualquer etapa no processo de disponibilização de algum item para o shopper\consumidor.

  • Share de gôndola: é o espaço que a marca tem destinado nas prateleiras para a a exposição de seus produtos. Share de gôndola, também conhecido como shelf space, é diferente de market share. Esse último é a fatia de mercado que a empresa domina dentro de um contexto.

Leia também: Saiba a importância do pós-venda para retenção de clientes

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Leia também: Entenda a diferença entre trabalho temporário e terceirizado

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