Os indicadores de desempenho são dados medidos em relação às necessidades e singularidades de um negócio. Seu objetivo é mensurar se é rentável, se há qualidade na gestão ou se é necessário rever sua estratégia para alcançar os resultados desejados. Para que você entenda melhor a importância desses exemplos de indicadores de desempenho.
Blog da Russel Serviços separou 7 exemplos de indicadores de desempenho
Faturamento
Considerado um dos principais indicadores de desempenho, o faturamento se refere à receita gerada de todas as vendas de um determinado período.
Market share
O market share é um indicador que mensura a participação da empresa no mercado a partir da relação entre o total de vendas da empresa e do mercado.
Ticket médio
Este indicador mensura quanto, em média, cada cliente gera de receita para a empresa em um determinado período de tempo. O cálculo do ticket médio é feito dividindo o faturamento das vendas pelo total de clientes.
Lifetime Value
O LTV é semelhante ao ticket médio. A diferença é que ele mensura quanto o cliente gera de receita para a empresa durante todo o seu ciclo de vida.
O cálculo é feito assim:
- LTV = ticket médio x frequência de compras x tempo média de relacionamento.
Assim, fica claro para uma empresa o valor que cada cliente tem para seu negócio ao longo de todo relacionamento que mantém com ele. Isso ajuda a entender a importância de fidelizar e reter clientes.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O CAC, Custo de Aquisição de Clientes, é um ótimo indicador que mensura o desempenho dos esforços do time de marketing em atrair novos clientes. Ele é calculado dividindo a soma de investimentos em ações de marketing pelo total de novos clientes provenientes dessas estratégias.
Quanto menor o CAC, melhor para a empresa. Aliás, é interessante manter o CAC sempre abaixo do LTV. Afinal, se a organização gastar mais para adquirir um cliente do que ele deixa de retorno para ela, será impossível que ela se mantenha lucrativa, concorda?
Retorno sobre Investimento (ROI)
O ROI é um indicador de lucratividade que mostra quanto a empresa conseguiu obter de retorno de retorno sobre determinado investimento, seja em infraestrutura, marketing, recrutamento de talentos, tecnologia, etc.
Satisfação de clientes
Há diferentes formas de mensurar a satisfação dos clientes por meio de indicadores. Uma das mais comuns é por meio da pesquisa de Net Promoter Score (NPS). Os clientes devem responder, de 0 a 10, o quão propensos eles estão a indicar sua empresa para algum amigo.
Para calcular, subtraia a porcentagem de clientes que deram notas 9 e 10 pela porcentagem de clientes que deram notas de 0 a 6 e você chegará ao resultado NPS.
O resultado dessa conta indicará a sua Zona de Classificação No NPS:
- Zona de Excelência: de 75 a 100;
- Zona de Qualidade: entre 50 e 74,9;
- Zona de Aperfeiçoamento: de 0 até 49,9;
- Zona Crítica: de -100 até – 0,1
Procure manter essa pontuação acima de 80 para se manter no nível de excelência com certa folga.
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