A gestão de bares e restaurantes envolve diversas áreas: desde o interesse pelos números do negócio até o interesse pelo atendimento quando a comida chega à mesa do cliente. Ao agrupar múltiplas responsabilidades, gerenciar instalações no setor alimentício não é tarefa fácil, ainda mais em meio à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus – Covid-19.
Hoje, os líderes do setor precisam lidar com os desafios do mercado, mudanças no comportamento do consumidor e, claro, a necessidade de digitalizar as operações.
Neste artigo, mostramos 4 dicas essenciais para gerenciar bem Bares e Restaurantes. Confira::
Aplique a engenharia de cardápio
É uma metodologia bem utilizada na indústria alimentícia. Criada para otimizar a operação de um restaurante, a Engenharia do Cardápio propõe um estudo sobre o desempenho dos pratos do cardápio em relação ao volume de vendas e geração de lucro.
A partir das informações da análise, a Gerência de Bares e Restaurantes deve se orientar quanto ao cardápio: quais itens restam, quais pratos são excluídos e quais opções devem ser adicionadas para atender o público.
Com isso, o objetivo é capitalizar as vendas, otimizar custos e melhorar a experiência do cliente no restaurante.
Encontre bons fornecedores
Uma das dicas essenciais para gerenciar bares e restaurantes é encontrar bons fornecedores. De fato, a qualidade dos insumos utilizados no preparo influencia diretamente na qualidade dos pratos oferecidos. E, ao estabelecer uma relação de confiança com os fornecedores, é possível garantir condições de pagamento ainda melhores, sempre respeitando a relação custo-benefício.
Invista em inovação
Gerenciar bares e restaurantes envolve cuidar do atendimento ao cliente. Estar atento às tendências do mercado e às soluções, recursos e tecnologias que facilitam a vida dos consumidores é fundamental para manter as empresas competitivas, principalmente nestes tempos desafiadores.
Por isso, investir em Inovação surge como uma das dicas essenciais na gestão de estabelecimentos do setor de alimentação. O comportamento do consumidor mudou, assim como a dinâmica do mercado, e as empresas devem se adaptar para atender às expectativas dos clientes.
Estoque, atendimento ao cliente, publicidade, relacionamento com fornecedores, preparação de pratos… as tarefas envolvidas na gestão de um bar e um restaurante são inúmeras. Para um negócio de alimentos dar certo, não basta oferecer um prato perfeito. É essencial dar suporte a um processo amplo: desde estratégias de preços até a experiência do cliente.
Além disso, o setor gastronômico é um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus e pela necessidade de isolamento social. Agora, mais do que nunca, os donos de bares e restaurantes precisam inovar para acompanhar o ritmo do “novo normal”.
Terceirize mão de obra
A terceirização é a forma mais prática, rápida e econômica de contratar serviços no setor de bares e restaurantes. O motivo é simples: a empresa já conta com uma equipe qualificada para realizar o trabalho, então não se perde tempo em encontrar profissionais qualificados.
Além disso, com a terceirização, a burocracia de recrutamento é reduzida, o vínculo empregatício é eliminado, a redução dos custos operacionais e a garantia de um trabalho de qualidade.
Leia também: Russel Serviços: como trabalhamos?
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