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A Russel Serviços já te mostrou como obter uma equipe de trade marketing para a sua organização, mas agora é a hora de estruturá-la. Como ela pode impactar positivamente os resultados? Como planejar os próximos passos?
A primeira etapa na construção de uma equipe, como em qualquer projeto, é pesquisar metas. Reúna informações e coloque tudo no papel. Isso é necessário para esclarecer quais são as ferramentas, pessoas e capacidades.
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Cinco pontos a se observar
Existem cinco pontos de atenção que devem ser observados na implementação de trade marketing. Entre eles estão:
- Vendas, que contam com ações de merchandising e promoção como apoio às atividades;
- Marketing, são o apoio à atividade de comunicação e ao lançamento de produtos e campanhas.;
- Clientes que precisam ser prospectados nesta fase, e para isso se faz um gerenciamento de categoria e análises de giro e margens, além do mix de produtos em si;
- Resultados financeiros, previstos com o controle de rentabilidade das ações de custos e margens dos clientes;
- Desenvolvimento do negócio, que vem com a identificação de oportunidades, além do desenvolvimento de estratégias do produto.
Organização da equipe
Os campos de comércio e vendas, além do marketing, devem coexistir e conversar entre si para que de fato o comércio se estabeleça. Para o crescimento do estabelecimento, os planos devem focar no consumidor. Fabricantes e varejistas precisam entender a importância de identificar o comportamento do comprador e agir de acordo com ele.
O departamento de vendas deve ser orientado pelas informações do ponto de venda. Grandes, médias e até pequenas indústrias reconheceram a necessidade de coletar dados e monitorar o trabalho das equipes de merchandising e promoção. Este é um processo que deve fazer parte da estratégia inicial.
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Do ponto de vista da indústria, um dos dilemas para uma organização do time de trade é escolher entre uma estratégia focada em canal de distribuição ou categoria de produtos, escolhendo uma estrutura local ou regional. A resposta é: depende do perfil da empresa.
Como dissemos antes, tudo tem que ser pensado, desenhado no papel antes de todo o processo, na hora do planejamento. É preciso avaliar o rumo do negócio, se faz mais sentido priorizar canais ou marcas.
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