POPs é um acrônimo para Procedimentos Operacionais Padrão. Eles existem dentro de um estabelecimento para que todos os seus procedimentos sejam do conhecimento dos dirigentes e funcionários e cumpram as leis vigentes no território nacional.
Da mesma forma que existem definições legais e normativas para procedimentos padrão nas indústrias, existem definições do que é POP em alimentos.
A lei que especifica procedimentos operacionais padrão em serviços de alimentação ou catering para todo o país faz parte das regras da Anvisa para bares e restaurantes ou outros negócios relacionados.
Além dos documentos obrigatórios, os gestores podem e devem optar pelo desenvolvimento de outros procedimentos padronizados que fazem parte do cotidiano de seus estabelecimentos.
As medidas a seguir contribuem para garantir a segurança dos consumidores e colaboradores, além de contribuir positivamente para o sucesso da empresa.
Leia também: Saiba quando e onde você pode terceirizar no setor de bares e restaurantes
POP 1 – Higienização de Instalações, Equipamentos e Móveis
Seja rigoroso ao desenvolvê-lo, como em todos os procedimentos operacionais padrão em alimentos, para evitar contaminação cruzada, entre outras coisas. O POP 1 deve indicar a natureza da superfície a ser limpa e o método a ser usado para limpeza.
Também deve ser informado sobre o princípio ativo utilizado no processo de limpeza e sua concentração. Além do tempo de contato entre os agentes químicos ou físicos e os veículos, equipamentos e móveis que necessitam de limpeza.
Adicione, se houver, detalhes sobre a desmontagem do que será desinfetado. Não hesite em adicionar mais informações se achar necessário e importante.
Dica: você pode até desenvolver um padrão para limpeza de exaustores e exaustores de restaurantes.
POP 2 – Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas
Este documento será fundamental principalmente para a adequação das etapas como a recepção dos alimentos, seu armazenamento no restaurante e em outros espaços. Também está incluído no POP 2 a evidência de serviços prestados por empresas de controle de pragas ou similares.
Contém sempre medidas para prevenir ou solucionar problemas adotados pelo estabelecimento em situações de atração, acesso, abrigo ou proliferação de vetores e pragas urbanas.
Na legislação instituída pela Anvisa para POPs alimentares, você encontra orientações para melhorar a estrutura física do seu ambiente a fim de facilitar completamente a limpeza do local e evitar o aparecimento de pragas urbanas como baratas, moscas, ratos e formigas.
Sabemos que pela cidade essas pragas tendem a aparecer, mas você precisa fazer o que for necessário e obedecer a lei para mantê-las longe do seu negócio.
Leia mais: Restaurantes limpos tem melhores resultados; saiba como organizar o seu
POP 3 – Higienização de Reservatório(s) de Água
A higienização dos alimentos é feita com a água dos reservatórios onde os alimentos são preparados ou vendidos. Por isso, é importante limpar o próprio reservatório e garantir a potabilidade da água.
O documento que padroniza os procedimentos de limpeza dos reservatórios de uma entidade sempre inclui: o método de limpeza; produto utilizado na limpeza; a concentração do ingrediente ativo; e o tempo de contato do agente com o reservatório.
Além dessas questões, também foi mencionada a temperatura durante o processo; e quaisquer outras informações consideradas válidas e necessárias pelo gerente responsável pela gestão de restaurantes ou serviços de catering em geral.
As empresas contratadas podem limpar os tanques de água desde que cumpram a lei, tenham todos os selos e certificados necessários e os apresentem ao contratante do serviço.
POP 4 – Higiene e Saúde dos Manipuladores dos produtos alimentícios
Outro documento importante que todo funcionário deve memorizar. Segundo a Anvisa, o POP 4 precisa detalhar a frequência de lavagem das mãos e assepsia para todos os envolvidos no processamento de alimentos, além das etapas dessa prática e dos princípios ativos utilizados durante as mesmas.
Além disso: este procedimento operacional padrão deve incluir quais atitudes e medidas a serem tomadas dentro da organização caso um manipulador de alimentos apresente ou sofra algum tipo de lesão nas mãos, bem como gripe e outros sintomas de doença. ou qualquer tipo de dúvida, questão de saúde que possa comprometer a segurança e higiene alimentar.
Nesses casos, os exames exigidos e sua frequência também devem ser apresentados detalhadamente no documento elaborado para e por sua instituição.
Em um POP sobre higiene e saúde dos manipuladores, você deve encontrar todas as informações possíveis sobre o programa de treinamento para esses trabalhadores. Isso inclui a carga de trabalho do período de aprendizado, o conteúdo e a frequência das atualizações e treinamentos.
O engajamento dos funcionários deve ser monitorado e registrado. Todos devem atualizar pelo menos a cada 12 meses.
Quanto mais qualificados e atualizados os colaboradores, melhor para o seu negócio, e nisso a Russel Serviços pode te ajudar, te oferecendo mão de obra terceirizada e qualificada.
Treinamento e atualizações são necessários para todos os quatro procedimentos operacionais padrão apresentados acima e em qualquer outro caso ou para quaisquer outros procedimentos adotados por sua empresa.
Dica importante: inclua todos os documentos POP no conteúdo de Boas Práticas da sua empresa! A ideia é que toda essa papelada seja de fácil leitura e disponível para consulta quando necessário.
Você também pode pesquisar na web modelos de procedimentos operacionais padrão publicados por fontes confiáveis. Eles podem ajudar.
Leia também: 3 passos para o sucesso do seu restaurante
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Recife – PE: (81) 3314-6520
Republished by Blog Post Promoter
RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS
Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.