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Inteligência emocional é uma competência essencial para lidar com mudanças e incertezas que a todo momento surgem na nossa vida. Para a psicologia, a inteligência emocional é a facilidade com que uma pessoa consegue identificar seus sentimentos e suas emoções. Quanto mais facilidade você tem para saber o que está sentindo, maior é a chance de você saber lidar com esse sentimento ou essa emoção. Maior também é a chance de conseguir manter o controle perante a adversidade.

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Inteligência emocional pode ser considerado um diferencial no mercado de trabalho?

A resposta é sim! não é por acaso que a inteligência emocional é vista como diferencial e está entre as competências comportamentais mais valorizadas no mercado de trabalho atual. Quem tem inteligência emocional consegue raciocinar mesmo sob pressão e tende a manter o equilíbrio nas situações mais adversas.

Um profissional com essa competência dificilmente será visto com alguém de temperamento “explosivo”. Isso porque a inteligência emocional ou IE ajuda a pessoa a gerenciar seus sentimentos e comunicá-los de uma forma compreensível, sem grandes rompantes de emoções, ou seja, sem gritos, choro ou atitudes mais drásticas ou impulsivas.

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Como ter inteligência emocional no trabalho

Se hoje você ainda não for o tipo de pessoa capaz de controlar suas emoções e, principalmente, controlar suas reações, saiba que inteligência emocional é uma competência que pode ser desenvolvida.

1. Observe seu comportamento e suas reações

Este é o primeiro passo para você desenvolver inteligência emocional. Quando você se deparar com um sentimento muito bom ou muito ruim, observe como você reage física e mentalmente. 

É importante perceber como as suas reações têm impacto sobre as outras pessoas e sobre o ambiente em que você está. Se você reagir mal a uma notícia ou uma crítica, por exemplo, avalie cuidadosamente como você se sentiu, o que pensou e o que fez com que reagisse daquela forma. Aí está uma oportunidade e tanto de melhoria. 

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2. Controle suas reações

No trabalho, a impulsividade normalmente não é uma boa aliada. Por isso, é muito importante que você tente dominar as suas reações. Quando perceber que está exaltado, tente não reagir imediatamente. Espere até que a nova emoção seja assimilada e você possa pensar antes de falar alguma coisa ou tomar qualquer atitude. A dica é importante especialmente quando a situação está relacionada a sentimentos ruins como raiva, insegurança, medo e tristeza. 

3. Desenvolva autoconhecimento e autoconfiança

Além de analisar seu comportamento e suas emoções, como dissemos no primeiro item da lista, para ter mais inteligência emocional você precisa se conhecer bem. Descubra quais são seus pontos fortes e fracos, o que você faz muito bem e o que precisa melhorar. O autoconhecimento ajuda a desenvolver a autoconfiança, uma aliada e tanto da inteligência emocional. 

4. Aprenda a priorizar

Tudo muda o tempo todo nas empresas e, para não viver em pânico, você precisa aprender a separar é uma urgência do que pode ser deixado para depois. Saber priorizar é muito importante especialmente para quem trabalha sob pressão de metas e prazos. Defina o que precisa vir primeiro.

5. Desenvolva sua resiliência 

A resiliência no trabalho é a capacidade que a pessoa tem de continuar “inteira” apesar das adversidades e da pressão que vem de todos os lados. Um profissional com resiliência consegue absorver os impactos da rotina e manter o foco no que precisa ser feito. Além de também ser bastante valorizada pelas empresas, essa competência ajuda muito a desenvolver inteligência emocional.


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