Mais do que nunca é cada vez mais necessário ter uma equipe de profissionais do mercado de TI, independentemente do ramo de atuação da empresa. Quem ainda não tem um time completo de profissionais da área precisa saber por onde começar para colocar as estratégias em prática.
Portanto, resolvemos separar neste artigo algumas dicas para você montar uma equipe de TI do zero na sua empresa.
Acompanhe!
1. Invista em processos seletivos
Para empresas que ainda não possuem equipes de TI estruturadas dificilmente os candidatos vão chegar até sua porta sem referências sobre o trabalho.
Nesse caso, o melhor caminho para montar uma equipe de TI do zero é investir em processos seletivos.
Assim, você abrirá as portas para candidatos em potencial e terá à disposição contatos de profissionais que podem fazer a diferença no fit cultural.
Leia mais: 9 vantagens para sua empresa ao terceirizar o processo de recrutamento e seleção
2. Participe ativamente do recrutamento
Para obter sucesso em qualquer processo seletivo é preciso participar ativamente do recrutamento.
Conhecer as necessidades da empresa e quais serviços são essenciais para seu bom funcionamento são fatores fundamentais para escolher o candidato ideal.
E esse tipo de resultado só é possível para quem participa diretamente dos processos seletivos, desde a criação dos requisitos da vaga até as entrevistas com os candidatos.
3. Conheça as especificidades do mercado
O mercado de TI é muito amplo e técnico.
Candidatos da área se deparam o tempo todo com termos como:
UX, UI, SQL, Oracle, HTML5, Java (J2SE e J2EE), HTML, JavaScript, jQuery, Servlets, JSP e Annotation, entre outros.
Não é esperado que apenas o profissional entenda o significado dessas palavras, mas o recrutador também deve estar por dentro do assunto.
Inclusive, recrutadores de TI que também são profissionais da área fazem toda diferença no processo seletivo.
Afinal, como escolher o melhor candidato se você nem conhece as principais características e definições técnicas da vaga?
4. Desafie sua equipe
Mais importante do que ter uma equipe alinhada com os propósitos e valores da empresa é ter uma equipe com essas características que seja constantemente motivada.
5. Invista em treinamento e capacitação
Além do plano de carreira, outro fator que pesa nas decisões de muitos profissionais de TI é saber se a empresa oferece treinamento e capacitação.
Investir na continuidade dos estudos e na capacitação dos funcionários são fatores a ser levados em conta se você pensa em reter e até mesmo formar talentos na sua empresa.
Leia mais: Saiba qual é a diferença entre implantação e treinamento
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