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O principal objetivo do trade marketing na prática é integrar indústrias, varejistas, atacadistas e consumidor final, com o intuito de melhorar a conversão e o fechamento de negócios, aumentando as vendas. Em sÃntese, a estratégia serve para obter sucesso comercial em todo o ciclo: da indústria ao ponto de vendas.
Se você tem uma loja de móveis, essa pode ser também uma ótima opção para o desenvolvimento do seu negócio. Confira agora como elaborar uma estratégia de trade marketing na sua loja de móveis.
1. Atrair clientes
É o sistema do ganha-ganha. No trade, com uma jornada de compra facilitada, ágil e confortável, a tendência é que os clientes retornem para comprar novamente e até mesmo indicar os produtos.
Revendedores farão mais negócios com o cliente final (sell out) e consequentemente terão que comprar mais do fabricante (sell in), que, por sua vez, irá aumentar estoque e insumos para seguir abastecendo o mercado. Todos ganham.
2. Visibilidade
Facilitar o processo de compra e instigar os compradores são ações que fazem parte das estratégias do trade marketing. A ideia é deixar a marca em evidência. Para tanto, o merchandising pode ser utilizado.
3. Dominar o mercado
Quem vende mais, domina o setor. A utilização dessa estratégia pode aumentar as vendas por meio da otimização de toda jornada. Dessa maneira, sua empresa pode conquistar uma fatia maior do mercado.
Leia mais: Confira os benefÃcios que uma tecnologia de trade marketing trará para a sua empresa
Trade marketing: como montar uma campanha bem sucedida
Não existem fórmulas milagrosas para obter resultados efetivos em uma campanha. A melhor maneira de entender como esse tipo de estratégia funciona é planejar e mensurar todas as etapas do processo.
Primeiramente, é importante conhecer na prática alguns exemplos de atuação do trade marketing para empresas. Saiba quais são os 5 principais:
1. Gestão dos canais de distribuição
Consiste em escolher previamente os meios que serão usados para a distribuição dos produtos para o consumidor final. Um PDV abastecido é fundamental para não frustrar os clientes das lojas de móveis.
2. Gestão de promotores
A contratação, o treinamento e o gerenciamento da equipe de promotores é fundamental para o sucesso. Afinal, são eles quem irão participar ativamente da experiência de compra do cliente, oferecendo suporte, tirando dúvidas e apresentando os produtos.
3. Merchandising
Já citado anteriormente, o merchandising não é exatamente um sinônimo ou definição do trade marketing, mas sim um complemento. Aqui, o foco é chamar a atenção do cliente por meio da exposição do produto.
As técnicas para isso são inúmeras: vitrinismo, músicas, aromas (marketing sensorial), embalagens… No caso de uma loja de móveis, a montagem de um showroom, por exemplo, é puro merchandising.
4. Trade Marketing Digital
Se antes tudo havia sido planejado para as lojas fÃsicas, atualmente o universo do trade foi expandido para os canais digitais de venda. Nesse caso, a experiência do usuário deve ser satisfatória desde a chegada na página até o momento final da negociação.
5. Branding
Sua marca é seu tesouro e, por isso, a gestão dela é tão importante quanto o produto em si. Despertar no público o desejo e a admiração pelo o que sua empresa oferece é o que faz o branding.
Agora que você conheceu algumas ações do trade marketing, veja como aplicar tudo isso no seu negócio de maneira eficiente. Vamos ao passo a passo:
1. Faça o mapeamento do cenário
Uma pesquisa preliminar pode garantir os melhores resultados. Portanto, procure conhecer o perfil dos compradores e dos canais de vendas e saiba quais são as estratégias dos concorrentes. Entenda qual o posicionamento do seu negócio dentro do mercado, para enxergar oportunidades e minimizar riscos.
2. Personas
Lembre-se que sua missão principal é criar uma jornada que tenha o melhor impacto possÃvel nas personas. E para isso é necessário conhecer todos os detalhes possÃveis do seu buyer persona.
3. Metas e estratégias
Após mapear o cenário e conhecer sua persona, estabeleça metas que sejam ao mesmo tempo desafiadoras e tangÃveis. Então, defina quais as técnicas e ferramentas serão usadas para atingir tais objetivos. É hora, portanto, de montar seu planejamento estratégico.
4. Alinhamento com distribuidores
Nas estratégias de trade marketing, a sintonia entre fabricantes e distribuidores precisa estar alinhada. Um bom momento para o compartilhamento de ideias e feedbacks.
5. Mensure os resultados
Dados obtidos nos PDVs das lojas de móveis, os KPIs (indicadores-chave de desempenho), são importantes para saber se as metas estão ou não sendo alcançadas. Volume de vendas, participação no mercado e rentabilidade por canal são apenas algumas das métricas que devem ser mensuradas. Â
Leia mais: Os 3 passos para aumentar as vendas do seu negócio com o trade marketing
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