Aumentar o faturamento do seu negócio é uma das principais preocupações e dúvidas dos donos de bares e restaurantes. Portanto, são muitos os fatores que influenciam nessa questão, desde a ambientação, até a contratação de profissionais terceirizados.
Pensando no assunto, resolvemos trazer neste artigo 8 dicas para aumentar o faturamento de bares e restaurantes.
Confira!
1. Ambientação
A ambientação do seu restaurante é um ponto muito importante para atrair os clientes. Afinal, antes de sentar-se à mesa, a primeira coisa que o cliente vê é o salão.
Dessa maneira, eles avaliam fatores como a higiene e a decoração do lugar, assim como se ele é aconchegante e tem uma atmosfera agradável.
Portanto, não subestime o espaço em que você instala o seu restaurante, pois ele também faz parte da experiência do cliente.
Investir em uma decoração bonita, por exemplo, pode criar um cenário instagramável, no qual os clientes irão gostar de tirar fotos e postar em suas redes sociais.
Isso vai contribuir para a divulgação do seu bar e restaurante e, assim, atrair mais clientes para conhecê-lo.
2. Atendimento
Embora seja um quesito elementar e até parecer um pouco óbvio, muitos estabelecimentos deixam a desejar no atendimento ao cliente. Com isso, perdem clientes e deixam de faturar.
Ser mal atendido pode afastar não só um cliente, mas potenciais clientes que deixarão de ir ao seu bar ou restaurante por receber más recomendações.
Afinal, ninguém quer pagar para ter um atendimento ruim, não é mesmo?
Por outro lado, um bom atendimento pode conquistar o cliente e fazer com que ele volte mais vezes e ainda recomende o seu bar ou restaurante para outras pessoas.
Leia mais: Saiba a importância do processo de atendimento ao cliente no seu restaurante
Então, é imprescindível que toda a equipe receba treinamento para oferecer um atendimento de excelência e fazer com que os clientes sintam-se valorizados no seu estabelecimento.
3. Promoções
A boa e velha promoção é uma estratégia poderosa de como aumentar o faturamento em bares e restaurantes. Quando se fala em bares e restaurantes, elas são melhores ainda.
Isso porque os clientes adoram sair para um bar ou restaurante para celebrar datas comemorativas, como por exemplo no Dias dos Namorados e no Natal.
Entretanto, você não precisa criar promoções apenas em datas comemorativas, pois são sempre bem-vindas e oportunas para os clientes e fazem com que eles comprem mais.
Sendo assim, algumas dicas de promoções são:
- Cupom de desconto
- Combos
- Black Friday
- Lançamento de prato ou bebida
4. Programa de fidelidade
Fidelizar os clientes é uma forma a mais de como aumentar o faturamento em bares e restaurantes, pois clientes fiéis compram com mais recorrência.
Por isso, ter um Programa de Fidelidade com recompensas para os clientes é uma estratégia que retém clientes e diminui Custos de Aquisição de Clientes (CAC).
Contar com um sistema de gestão no qual você pode criar e controlar um Programa de Fidelidade facilita muito essa estratégia. Assim, você não precisa carimbar papéis e correr o risco de erros.
5. Marketing digital
Com certeza, você já ouviu falar sobre o Marketing Digital nos últimos meses e lá vamos nós falar mais uma vez sobre ele.
Não tem para onde correr, se você quer aumentar o seu faturamento, atraindo mais cliente e, assim, vender, você precisa do Marketing Digital para restaurantes.
Leia mais: Saiba quais são os benefícios do marketing digital para restaurantes
O ambiente digital tornou-se muito importante para negócios de todos os segmentos. Afinal, os clientes estão cada vez mais preferindo as compras online.
Assim, invista no Marketing Digital e, para isso, é possível começar pelas redes sociais de forma bem acessível. Com isso, você vai:
- Criar presença online
- Divulgar na internet
- Tornar-se encontrável nos mecanismos de busca, como o Google
- Fortalecer o relacionamento com o cliente
6. Delivery online
O Delivery online é uma grande oportunidade para bares e restaurantes alavancarem o faturamento. Principalmente porque as vendas por Delivery dispararam nos últimos anos.
No salão, a capacidade de atendimento é limitada à quantidade de mesas. Por outro lado, não há limites para vender pelo Delivery, é possível vender até 24 horas por dia.
Assim, essa é uma das formas mais rápidas de como aumentar o faturamento em seu negócio.
Para começar, você pode criar um site Delivery grátis e publicar seu cardápio online no MenuDino e receber seus pedidos pelo WhatsApp sem nenhum custo.
7. Transformação digital
Por último, mas não menos importante, a transformação digital pode ser o que falta para suas vendas aumentarem e, assim, você faturar mais.
Lembre-se que a maior exigência dos consumidores hoje é agilidade nos serviços. Por isso, muitos ficam irritados quando o atendimento demora mais do que o esperado.
Fazendo a transformação digital do seu bar ou restaurante, os processos tornarão-se mais ágeis, simples e mais eficientes. Por sua vez, isso irá atrair mais clientes para o seu estabelecimento.
Assim, além de um sistema de gestão para automação dos processos, soluções como cardápio QR Code e a Comanda Mobile aumentam a produtividade do atendimento.
8. Invista em terceirização
Investir em mão de obra terceirizada traz diversas vantagens, uma delas é a otimização do resultados da equipe, afinal, com profissionais altamente qualificados, sobra mais tempo livre para a equipe interna do estabelecimento. Um melhor desempenho consequentemente gera mais lucro.
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Leia mais: Os maiores benefícios da terceirização em bares e restaurantes
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