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Reinventar um restaurante pode parecer uma tarefa complicada, afinal, o empreendedor está buscando mudanças para que o seu negócio se torne mais eficiente e consequentemente mais lucrativo.

Esse processo pode passar por transformações visuais, no cardápio, preços, entre outros. Veja agora nosso artigo com algumas maneiras para reinventar o seu restaurante.

Boa leitura!

Cuide da decoração

Como está sua fachada e, principalmente, a parte interna do seu restaurante?

As cadeiras estão com o estofamento danificado? A pintura das paredes está gasta?

Você já alterou a decoração desde a inauguração?

Pare para observar todos os detalhes criteriosamente e, se for preciso, invista na atualização do seu negócio, pois isso fará uma enorme diferença!

  • Faça do seu estabelecimento um lugar em que as pessoas se sintam confortáveis e realmente gostem de frequentar;
  • Se a clientela inclui famílias, certifique-se de que o ambiente é ideal para as crianças;
  • Refazer os cardápios, mudando a capa e o lay-out, ou investir em assentos confortáveis pode ser tudo que você precisa para reinventar o seu negócio.

Foque também no público mais jovem

Embora você possa ter uma clientela fixa, composta por famílias, trazer um público mais jovem para seu estabelecimento pode ter um grande impacto sobre seus lucros. Os jovens, normalmente, consomem mais bebidas, costumam sair em grandes grupos e contam a seus amigos sobre seus novos lugares favoritos.

  • Crie eventos que possam interessar a este grupo, em particular. Noites temáticas são uma ótima maneira de trazer estas pessoas ao seu restaurante;
  • Ofereça mais por menos. Jovens costumam ter o orçamento mais limitado, então verifique se o seu cardápio está dentro da disponibilidade de gastos;
  • Ofereça coquetéis da moda, cervejas especiais/locais e pratos que os concorrentes não têm como copiar com rapidez.

Invista tempo em seus clientes

Muitos gestores se acomodam e preferem apenas manter os clientes habituais, ao invés de criarem um esforço para conquistar clientes novos. Não cometa esse erro.

Mesmo que implique em algumas mudanças na casa, uma boa reciclagem de clientes também é importante, lembrando que é sempre bom que tanto os clientes antigos quanto os novos comentem com os amigos sobre sua casa. O “boca a boca” é uma das mais poderosas ferramentas de marketing!

  • Como proprietário ou gestor, mostre-se disponível. Isto é: saia de trás do balcão ou do escritório, circule entre as mesas e converse. O contato com seus clientes deve ser feito sempre, não apenas quando há um problema a resolver.
  • Saiba os nomes das pessoas, do que elas gostam e por que frequentam sua casa. Isso faz com que se sintam importantes e valorizadas.

Leia também: Como atrair clientes para o seu restaurante em feriados prolongados

Você tem um diferencial? Use-o a seu favor!

O atendimento, o preço, a ambientação… Seja o que for que seu estabelecimento tem como diferencial, use a seu favor!

  • Consistência é a chave. Se você quer ser conhecido por suas bebidas especiais, não deixe de enfatizar este ponto em todas as promoções que fizer. Evidencie aquilo que diferencia sua casa das demais;
  • Se você realmente não sabe o  que seus clientes mais gostam, pergunte. Esta é outra ótima maneira de conhecê-los melhor.

Simplifique seu cardápio e adeque seus preços

Oferecer muitas opções pode trazer alguns problemas, incluindo a enorme chance de diminuir a sua margem de lucro.

Além disso, considere o seguinte exemplo: determinado restaurante é conhecido por seus peixes e frutos do mar, mas continua oferecendo carne assada no cardápio, mesmo que não venda muito. Quando um cliente pedir carne assada, e o resultado não for dos melhores, ele provavelmente não vai voltar.

  • Encontre o equilíbrio. Não ofereça uma enorme variedade de pratos, mas dê aos clientes uma boa possibilidade de escolhas dentro dos seus produtos;
  • Se existem determinados itens do cardápio que não vendem, analise seus preços. Será que eles poderiam se tornar mais populares, e trazer lucro, se fossem mais baratos? Faça experiências com ofertas e promoções e, dependendo dos resultados, adeque os preços ao mercado. Caso nem assim tenham saída, tire-os do cardápio.

Leia mais: Saiba como fazer o seu cardápio aumentar as vendas do restaurante


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