Se você tem uma empresa e ainda acredita que o setor de TI é apenas responsável por consertar um sistema que não funciona ou checar spams e backups é hora de despertar.
A gestão de TI permite direcionar e organizar todas as empresas que usam tecnologia em seus ambientes, de maneira dinâmica e poupando recursos financeiros. Além disso, faz com que os clientes fiquem mais satisfeitos, aumentando a credibilidade dos serviços prestados pela organização.
Neste artigo iremos tirar todas as dúvidas sobre esse assunto, comentando mais informações sobre a gestão de TI, como funciona e como ela pode beneficiar e trazer grandes resultados para sua empresa. Confira!
O que é gestão de TI?
A gestão de TI é a administração de todas as atividades, planejamentos e soluções por meio de recursos de software e hardware. O principal objetivo da gestão de TI é o de facilitar o uso dos recursos computacionais para os demais departamentos da organização, bem como avaliar possíveis vulnerabilidades nos sistemas.
A gestão de TI também é responsável pelo armazenamento de dados, checagem de planilhas e acessos dos colaboradores, backups e todo desenvolvimento de rede da empresa. Vale lembrar que a gestão de TI não envolve apenas computadores. Ela é essencial no dia a dia, sendo utilizada por todos os setores da empresa.
Por isso, necessita de alinhamento por parte dos colaboradores, no desenvolvimento de projetos e no cuidado com os usuários internos (colaboradores) e externos (clientes). Sendo assim, podemos dizer que a gestão de TI é a que fica responsável por cuidar das informações e desenvolver e criar projetos alinhados com as atividades diárias da empresa utilizando seus recursos.
A equipe de gestão de TI é formada por programadores, desenvolvedores, técnicos de suporte, web designers na quantidade e funções que as demandas da empresa exigirem. É a gestão de TI que envolve todos os setores em prol de um mesmo objetivo.
Gestão de TI x Governança de TI
A gestão de TI está relacionada à rotina da tecnologia da informação na empresa. Seu objetivo é entregar os melhores serviços e elevar o desempenho do negócio.
O papel da gestão de TI inclui o estabelecimento e manutenção dos processos, mobilizar equipe qualificada para as demandas, construir relacionamentos e monitorar os indicadores para que o ciclo de funcionamento permaneça bom.
Já a governança de TI funciona como um mecanismo que visa à proteção da empresa. Ela estabelece políticas que indicam e fiscalizam as regras estabelecidas para o setor de tecnologia da informação.
A governança também prevê que a equipe de TI realize atividades assertivas para uma boa aplicação dos recursos organizacionais. Essas atividades protegem os negócios de riscos que poderiam ser evitados e traz mais segurança para a empresa.
É importante destacar que a gestão de TI e a governança são desenvolvidas por toda a equipe responsável pelo TI e não apenas pelo CIO Assim como a governança, a gestão é feita por toda a equipe de TI, e não apenas pelo Chief Information Officer (CIO).
O que faz um gestor de TI?
O gestor de TI não é mais a pessoa que apenas delega funções e organiza demandas. Atualmente é preciso que ele se envolva direta e profundamente nas estratégias desenvolvidas pela equipe e esteja em constante evolução na área.
Conheça algumas das principais atribuições da pessoa gestora de TI:
- Conhecer detalhadamente as rotinas administrativas e as ferramentas de suporte tecnológico de uma empresa;
- Buscar os meios que possam otimizar os resultados do negócio;
- Planejar e implementar sistemas que resultem em um melhor gerenciamento da informação;
- Criar e aplicar estratégias de uso de TI que visem garantir o melhor desempenho;
- Gerir toda a equipe de TI;
- Liderar para o sucesso de todos os procedimentos.
Em outras palavras, o gestor de TI deve procurar, baseado nos conhecimentos que possui sobre como a empresa funciona, formas de otimizar os processos e potencializar as demandas.
Portanto, o gestor de TI não pode mais ser um profissional exclusivamente técnico e administrativo que atua com o conhecimento direcionado. Ele precisa ser versátil e um bom líder.
Benefícios de uma boa gestão de TI
A gestão de TI busca a otimização dos processos, a redução dos custos em TI e uma maior segurança para todas as informações importantes, sejam dos clientes ou da empresa.
A redução de custos é gerada devido à dinamização dos ciclos, contratação de equipe especializada e melhoria no fluxo dos projetos web, maximizando os lucros e evitando perdas desnecessárias. Além disso, atua na adequação da empresa à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor recentemente, e além da necessidade de se adaptar à legislação, certifica a organização e evita sanções.
A gestão de TI é vital para o relacionamento com o cliente, visto que atua em todos os departamentos da empresa, buscando unidade e atingindo resultados satisfatórios e projetando o sucesso da mesma. Todas essas medidas geram consequentemente um diferencial competitivo, tornando a organização mais forte em seu nicho de atuação.
A Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!
Para visualizar nossa lista de profissionais da área de TI, clique aqui.
Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!
Republished by Blog Post Promoter
RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS
Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.