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Buscando a otimização de resultados no setor e na empresa em geral, a inovação é algo que pode ser um diferencial para o seu negócio. Hoje, com a tecnologia avançada, novos softwares e ferramentas tecnológicas permitem essa exploração.
Portanto, vale a pena seguir algumas dicas importantes nesse processo. Resolvemos separar 6 dicas para inovar no setor de RH no artigo de hoje.
Confira!
1. Utilize plataformas de seleção de candidatos
O recrutamento de profissionais é uma das várias tarefas pelas quais o setor de RH é responsável. A seleção desses profissionais pode ser simplificada com o uso de plataformas dedicadas ao armazenamento de currículos e à divulgação de potenciais candidatos para as vagas.
Por meio dessas plataformas, o RH pode gerenciar melhor os inúmeros currículos que recebe por dia, bem como analisar com mais facilidade a qualificação dos candidatos em relação às especificidades de cada vaga. Outro benefício oferecido por esse tipo de tecnologia é a possibilidade de contato direto com o candidato, sem precisar sair da plataforma.
Além disso, essas ferramentas viabilizam a inovação no RH ao permitirem que as empresas divulguem suas vagas e que os profissionais as encontrem. Os sites do tipo job board possibilitam que a empresa cadastre uma vaga, na qual o profissional poderá inserir seu currículo. Já redes sociais como o LinkedIn servem principalmente como meio de divulgação, mas também são muito úteis para conectar os profissionais entre si e com as empresas.
Leia mais: Saiba 4 processos de RH que podem ser terceirizados
2. Invista em People Analytics
O People Analytics é um método de inovação no RH utilizado pelas empresas para coletar dados quantitativos e qualitativos sobre os colaboradores. Várias empresas do mundo corporativo já adotaram esse processo para coletar dados sobre pessoas e auxiliar na tomada de decisão, proporcionando melhorias para a empresa.
O processo de coleta, organização e análise dos dados oferece resultados estratégicos, com dados descritivos, preditivos e prescritivos que permitem a elaboração de um planejamento adequado de acordo com as demandas.
Dessa forma, é possível propor ações mais assertivas, que impactem no objetivo do negócio. Por exemplo: é possível identificar o que impacta na perda de talentos na empresa, as altas taxas de turnover, etc. E assim, atuar para melhorar esses indicadores, de acordo com o que foi levantado naquela cultura organizacional.
Dessa forma, por meio do People Analytics, o gestor de recursos humanos extrai insights que facilitam a tomada de decisão, proporcionando a melhoria dos processos internos e do clima organizacional.
3. Utilize formas inovadoras de comunicação interna
A comunicação é a chave para o bom funcionamento de uma empresa — para isso, inovar na comunicação interna é muito importante. O bom e velho e-mail ainda é muito útil — embora precise disputar com o WhatsApp hoje em dia. Os murais de aviso também estão sempre presentes, mas os canais eletrônicos vieram para revolucionar.
Como tudo acontece em tempo real, as informações circulam na velocidade da luz e a comunicação interna precisa acompanhar essa velocidade. A possibilidade de estabelecer contato direto com os funcionários a qualquer hora confere mais praticidade às dinâmicas do dia a dia, colaborando também para a produtividade. E uma comunicação clara e transparente impacta no clima organizacional, em senso de pertencimento, em propósito, etc.
Dessa forma, o setor de RH precisa buscar estratégias para a informação chegue até o colaborador, de forma precisa e ágil.
Leia mais: Saiba 7 benefícios de uma boa comunicação interna
4. Adote novas formas de gestão do desempenho
Algumas empresas, como a Adobe, Gap, Microsoft, já estão realizando novas avaliações de performance. As empresa têm adotado “check-ins”, momentos de alinhamento entre líder e liderado, que permite que gestores deem e recebam feedback e apoiem os colaboradores para melhorarem seus desempenhos, orientando-os no desenvolvimento.
Esse processo possibilita um retorno mais imediato e relevante, do que as avaliações de desempenho realizadas uma vez ao ano.
5. Aposte em estratégias de valorização profissional
Investir no crescimento profissional dos colaboradores, reconhecer sua atuação, são fatores que impactam na retenção de talentos na empresa. Invista em ações de desenvolvimento de colaboradores, levantando seus gaps de performance e possibilitando a construção de Planos de Desenvolvimento Individuais (PDI), além de ações de reconhecimento constantes.
Uma possibilidade de inovar é adotar reconhecimento 360, em que pares também possam reconhecer seus colegas sobre ações que impactaram no negócio.
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