Além de preservar a saúde, ter um quarto de hotel com uma limpeza impecável é fundamental para a sastisfação e experiência de um cliente, ajudando no processo de fidelização do mesmo.
Portanto, ter um ambiente agradável e organizado traz benefícios para ambos os lados. Por esse motivo, trouxemos neste artigo 10 dicas para a limpeza do quarto de hotel.
Acompanhe!
1. Planeje como será feita a limpeza
Desenvolva um plano de limpeza para cada parte do hotel. Determine, por exemplo, se as roupas de cama devem ser retiradas antes de começar a limpar todo o quarto e quais outros passos devem ser seguidos para otimizar o processo, ganhar tempo e garantir eficiência.
A equipe de limpeza deve participar desse planejamento. Embora o gestor seja responsável pela distribuição e acompanhamento das tarefas, as camareiras e faxineiras e que realizam o trabalho na prática, diariamente. Portanto, o conhecimento delas vai contribuir de forma positiva para esse planejamento.
2. Crie um ambiente acolhedor para os hóspedes
Ao planejar a limpeza, lembre-se que o hóspede precisa se sentir em casa. Utiliza produtos que causem o menor risco possível à saúde e procure cheiros que criem uma sensação de acolhimento.
O cliente pode estar hospedado pode diferentes razões, por isso, deve se sentir acolhido e estar em um quarto de hotel com patamares cada vez mais elevados de limpeza e conforto.
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3. Comece a limpeza pelo fundo
O procedimento geral de limpeza de quarto de hotel é sempre começar pelo fundo e terminar na porta. Assim você evita que o pó vá para lugares que já foram limpos e evita retrabalho. Lembre-se sempre que o ideal é criar um tempo máximo para a limpeza de cada quarto, por isso, trabalho dobrado deve ser mitigado ao máximo.
4. Seja cuidadoso com a roupa de cama
Lençóis e fronhas devem ser lavados e substituídos diariamente. Itens mais pesados como edredons e cobertores podem ser lavados de forma mais espaçadas, mas crie um padrão de limpeza para manter a higiene e conforto. Durante a limpeza procure usar protetores nos colchões e almofadas, para que eles não sejam danificados e durem mais tempos. Eles também devem ser limpos e tomar sol de tempos em tempos.
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5. Banheiro deve receber ainda mais atenção
A limpeza do banheiro deve ser executada com total cuidado e muita atenção. Use vários panos para evitar contaminação. Jamais utilize o pano do vaso sanitário na pia, por exemplo. Faça a troca das cortinas de forma regular e mantenha as paredes do chuveiro limpas com desinfetante.
Pulverize o mesmo produto na banheira e limpe tudo com um pano, enxaguando com água – se for uma das exigências informadas no método de uso.
O vaso sanitário também recebe uma boa dose de desinfetante. Já a pia pode sem limpa com algum outro produto de limpeza e receber um bom acabamento com um tecido mais seco, para evitar manchas.
Use limpador de vidros nos espelhos e substitua diariamente sacos de lixo, papel higiênico, toalhas, shampoos, toucas de banho e demais itens de higiene pessoal.
6. Atente-se para os detalhes
Se na nossa própria casa alguns detalhes passam desapercebidos, imagine em um local grande e com tantos cômodos quanto um hotel? Mas isso não pode acontecer, afinal, é a imagem da hotelaria que está em jogo.
Oriente os limpadores a não esquecerem as TVs, espelhos, abajures e lâmpadas – que devem ser desligadas e esfriadas antes de passarem pela limpeza. Lâmpadas limpas contribuem para um ambiente mais claro e melhor iluminado.
Carpetes também devem receber atenção. Retire as manchas, aspire e limpe com produtos específicos para esse tipo de material. A limpeza profissional de carpete também é um bom caminho para manter o quarto de hotel sempre limpo. Essa solução elimina toda a sujeira do carpete, inclusive com recuperação do material – se ele tiver ido danificado, deixando-o com cara de novo!
7. Limpe toda a mobília do quarto de hotel
A preocupação deve ir além do chão e superfícies mais rígidas, como madeiras. Sofás e estofados precisam ser aspirados, removendo pó, restos de sujeira e demais detritos.
Além da limpeza diária, seu hotel pode contar com serviços profissionais. A impermeabilização de estofados cria uma camada de proteção contra umidade e líquidos que caem nos seus móveis e prejudicam a qualidade e vida útil. Também é uma excelente proteção contra bactérias e outros agentes que provocam alergias e doenças respiratórias.
8. Substitua os mimos do hotel todos os dias
Sua hotelaria oferece mimos como chocolates, guia turísticos, cestos de roupa suja, plaquinhas de não perturbe e canos para a lavanderia? Isso já é uma forma de cativar seus hóspedes. Mas, para deixá-los ainda mais felizes, não se esqueça de trocar isso todos os dias, criando sempre a sensação de coisas novas e ambiente fresco e bem cuidado.
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9. Abra as janelas
Enquanto a limpeza estiver sendo realizada, recomenda-se que as janelas sejam abertas. Isso impede que o cheiro dos produtos químicos fique muito concentrado no ambiente e permite que o quarto seja ventilado e receba um pouco de luz do sol todos os dias.
10. Não deixe vestígios de limpeza
Seu hóspede precisa de um quarto de hotel extremamente limpo, mas ele não quer saber ou ver como ela está sendo feita. Portando, nada de deixar rastros!
Ao finalizar o processo, verifique se todos os produtos e material (como panos e vassouras) foram retirados do quarto. Isso é muito importante para a imagem positiva da sua marca.
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