Mais do que bons produtos, é fundamental que uma empresa utilize as estratégias de marketing corretas. Essa união permite alçar grandes voos e multiplicar os resultados. A importância é tamanha que mesmo grandes empresas podem ter prejuízos enormes no caso da escolha de uma estratégia errada.
O marketing é mais do que simplesmente divulgar produtos ou ideias, ele faz parte da construção e manutenção da imagem da empresa, bem como contribui para o seu reconhecimento junto ao público.
E, já que falamos em grandes empresas, que tal conhecer algumas estratégias de marketing utilizadas por elas e que fazem a grande diferença nos resultados obtidos por essas organizações? Veja a seguir!
Marketing emocional
O marketing emocional é um tipo de estratégia que não faz a oferta do produto de forma direta. Ele, primeiro, proporciona uma oferta de sentimentos e emoções. Isso é extremamente importante, já que são essas emoções que nos deixam com vontade de consumir aquele produto.
E nesse tipo de marketing, ninguém é melhor do que a Coca-Cola. Para ilustrar isso, basta lembrar quantas vezes nos emocionamos com as propagandas feitas pela marca. E se forçarmos um pouco mais a lembrança, veremos que ela não oferece o refrigerante e, sim, insere o produto dentro de um contexto com alto caráter emotivo.
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Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing mais utilizadas hoje em dia. E boa parte disso vem da inspiração de marcas como a Red Bull, que fez dessa forma de marketing o seu cartão de visitas.
Mas a maneira com que ela utilizou esse marketing não tem a ver com textos e conteúdos no geral e, sim, com os contextos nos quais foram inseridos e a sutilidade com que isso se deu. Em ações ousadas, a empresa conseguiu algo fundamental: criar uma nova cultura de consumo.
E essa nova cultura é resultado do ato de “educar” o consumidor de tal maneira que, quando se fala em energia, logo há uma conexão com uma latinha de Red Bull.
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Marketing de experiência
O marketing de experiência tem várias vertentes. Uma delas foi a utilizada pela Starbucks para criar um conceito inovador na forma de se relacionar com os clientes. A estratégia foi simples, colocá-la em primeiro lugar e utilizar a tecnologia como aliada para proporcionar a melhor experiência possível.
Uma delas foi facilitar os pedidos da marca disponibilizando um aplicativo para esse fim. Imagine o quanto isso simplificou a vida dos clientes, gerou mais vendas e fez com que a empresa ganhasse muitos pontos com eles.
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Fortalecimento de marca
Fortalecimento de marca e estratégias de marketing são termos altamente conectados. Podemos dizer que uma boa estratégia leva à criação de uma marca mais sólida. Essa imagem bem construída traz à empresa um grande diferencial competitivo.
Um grande exemplo disso é a Apple que, além de ter produtos de qualidade, proporciona aos clientes grande satisfação em possuir itens da marca. Em uma rápida pesquisa de mercado, veremos que existem notebooks, celulares, tablets e itens similares vendidos por valores bem menores do que os produtos dessa linha comercializados pela Apple.
A diferença é que os clientes enxergam um custo-benefício tão grande, que aceitam pagar mais pelos produtos dessa empresa e ficam muitos satisfeitos em adquiri-los, como se isso trouxesse uma espécie de status.
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