No controle de estoque de uma indústria, é fundamental estar atento à gestão da matéria-prima utilizada e dos produtos acabados, a fim de garantir uma boa organização e eficiência para aplicar nas receitas. Algumas práticas e ações garantem um bom controle de estoque para indústrias, reduzindo desperdícios e promovendo a eficiência do negócio.
Separamos nesse artigo 7 dicas para aplicar o controle de estoque na sua indústria
Confira!
1. Organização
A organização é preceito básico para que uma produção funcione adequadamente. Manter os estoques em ordem, com identificação e posicionamento nos depósitos e galpões ajuda a controlar a demanda.
Para isso, uma estratégia interessante no controle de estoque para indústrias é utilizar etiquetas nas matérias-primas assim que elas entram no circuito de produção. O material também deve ter um espaço próprio dentro da estocagem, de acordo com a característica e o fornecedor.
2. Fluxos de entrada e saída
Os fluxos de entrada e saída de materiais precisam ser registrados em cada movimentação que ocorre. É preciso que todo artigo tenha um documento, seja uma nota fiscal ou ordem de produção, entre outros.
3. Controle de estoque
O controle de estoque para indústrias deve contar com sistemas automatizados, mas também é necessário ter uma conferência física dos materiais. É necessário ter procedimentos de controle para garantir que esteja tudo certo, desde quantidade à qualidade dos itens que entram e saem da produção.
4. Inventários
Os inventários dos itens disponíveis no estoque, tanto de matéria-prima como de produtos acabados, devem ser checados com regularidade. A verificação periódica garante eficiência para realizar eventuais ajustes necessários. Além disso, as indústrias costumam fazer também inventários anuais para balanço.
5. Capacitação de equipe
Mesmo com sistemas automatizados, a produção precisa ter colaboradores capacitados para atuar no controle de estoque para indústrias. Por isso, a empresa deve proporcionar treinamentos e cursos de reciclagem, até mesmo para gerar comprometimento e conscientização para um trabalho bem feito.
6. Integração de setores
Os setores precisam estar integrados entre si para que as informações cheguem da mesma forma para todos. É esse alinhamento que garante o fluxo das atividades, permitindo que todos possam executar suas atividades, desde a autorização de aquisições pelo setor de compras até a garantia do estoque para produção.
7. Automação de processos
Adotar sistemas automatizados é uma estratégia crucial para elevar a qualidade das atividades. Não só facilita o compartilhamento de informações como também diminui os riscos de erros e falhas por conta de dados imprecisos. Além disso, a automatização acelera a produção e gera economia nos processos.
Russel Serviços
A Russel Serviços é líder em fornecer profissionais altamente qualificados para diversos segmentos. Nossa abordagem de atendimento é completamente online, garantindo praticidade e agilidade. Comprometemo-nos em entregar o profissional ideal em apenas 48 horas, garantindo uma solução rápida e eficiente para suas necessidades.
Para visualizar nossa lista de profissionais da área de Indústria, clique aqui.
Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!
Republished by Blog Post Promoter
RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS
Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.