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Mais do que qualquer área, a saúde passou por muitas mudanças e adaptações devido aos impactos da pandemia de coronavírus. A tecnologia passou a ser ainda mais aliada da gestão de clínicas e administração hospitalar.
E as tendências envolvendo softwares tecnológicos irão se manter no ano de 2022. Confira nesse artigo 4 tendências da gestão de clínicas e admnistração hospitalar para 2022.
Boa leitura!
1. Novas tecnologias digitais
Uma das tendências mais marcantes é mesmo o fortalecimento de novas tecnologias digitais na saúde. Inclusive, o setor continua crescendo a passos largos, com a integração de ferramentas de Inteligência Artificial, softwares inteligentes, Big Data e Internet das Coisas (IoT).
No entanto, é preciso ficar de olho nas transformações proporcionadas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que passou a vigorar este ano. Essa norma regula o compartilhamento de dados das pessoas pelas instituições e, por isso, é necessário criar meios de protegê-los de maneira mais eficiente.
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2. Atendimento remoto e híbrido
O teleatendimento passou de assunto polêmico para uma necessidade durante a pandemia da Covid-19. Por isso, deve se manter como uma forte tendência para o próximo ano, ganhando cada vez mais espaço no mercado e conquistando os pacientes.
Para tanto, a administração hospitalar deve investir em ferramentas mais eficientes, que permitam uma melhor interação com os pacientes. Também é necessário um investimento no treinamento dos colaboradores e dos profissionais de saúde, principalmente porque o atendimento online deve continuar mesmo com o fim da pandemia, de forma híbrida, em que uma primeira consulta é feita no consultório e o monitoramento do paciente é realizado remotamente.
3. Humanização no atendimento
No entanto, a maior utilização de tecnologias e a distância não significam um esfriamento nas relações entre médicos e pacientes. Pelo contrário, a tendência é de que essas ferramentas sejam usadas para ampliar a humanização no atendimento, que já vem se destacando nos últimos anos.
Um bom exemplo disso é o quanto os recursos de telemedicina têm permitido um monitoramento mais próximo do estado de saúde dos pacientes. Mesmo quando eles estão em casa, a tecnologia favorece a conversa com o médico, que pode acompanhá-lo e passar orientações, de acordo com a rotina e as condições de cada um.
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4. Marketing médico
O atendimento remoto ampliou bastante as possibilidades dos pacientes. Se, antes, eles só podiam buscar a clínica mais próxima, hoje, podem contar com profissionais especializados fora da sua localização.
Isso contribui significativamente para aumentar a competitividade entre as instituições de saúde, permitindo também que elas busquem pacientes mais distantes.
Assim, se, anteriormente, o marketing médico era adotado por poucas clínicas, agora, ele desponta como uma grande tendência para 2022, principalmente no ambiente digital. Cada instituição precisa criar uma estratégia mais eficiente para atrair e fidelizar os seus pacientes.
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