Aumentar a produtividade na indústria é um dos principais objetivos dos líderes no segmento. E para isso funcionar, não significa que você só tenha que gastar com som softwares e métodos caros. Existem algumas técnicas simples que fazem toda a diferença.
Pensando sobre o assunto, resolvemos separar nesse artigo 5 dicas fundamentais para aumentar a produtividade no setor industrial.
Acompanhe!
1. Revise o fluxo de trabalho
Revisar o fluxo de trabalho existente é essencial para detectar se há alguma falha no processo. Para isso, deve ser avaliado desde o momento em que as matérias-primas chegam à empresa até o produto pronto ser enviado ao cliente.
De acordo com o conceito de logística moderna, é imprescindível gerenciar o fluxo físico de materiais e o fluxo de informações, concomitantemente. Para isso, a tecnologia é a grande aliada.
Por meio de software de gestão logística as tarefas e o fluxo operacional são otimizados, com respostas claras e o controle de todo o processo. Além de contar com essa otimização, é necessário também observar os seguintes elementos em cada fluxo:
- fator humano: verifique se os colaboradores têm as habilidades necessárias para as funções que executam e se trabalham nas atividades mais adequadas às suas capacidades;
- procedimentos e atividades: é necessário entender os inputs e outputs (entradas e saídas) de mercadorias, de informações e de outros fatores envolvidos na produção. É preciso mapear os processos para avaliar o todo e saber quais são os pontos fortes e os pontos de melhoria.
2. Trabalhe com metas possíveis
Trabalhar com metas que são impossíveis de serem alcançadas fará com que os funcionários se sintam desestimulados e, assim, diminuam sua produtividade. Isso pode ocorrer pelos seguintes motivos:
- a equipe se desmotiva por não alcançar os objetivos;
- os colaboradores trabalham demais, gerando exaustão e diminuição na produtividade;
- desmotivação antecipada por saberem que a meta não pode ser alcançada.
É preciso tomar cuidado para não confundir a definição de metas desafiadoras com as impossíveis. Metas desafiadoras são ótimas para estimular a equipe a querer mais.
3. Atualize processos
Para que as falhas sejam resolvidas, é necessário estabelecer planos de ação. Portanto, é necessário identificar quais áreas precisam desse tipo de ajuste e procurar o apoio dos profissionais desses setores para corrigir as deficiências.
Para isso, a empresa pode contar com os colaboradores mais experientes, que vivem diariamente as rotinas do setor e podem apontar o que é necessário para que o fluxo de trabalho deles melhore.
Sempre que possível, tente estimular a equipe, bonificar os melhores e definir métricas justas para medir o desempenho dos funcionários. Dessa forma, eles estarão sempre estimulados a se desafiarem e melhorarem seu trabalho e, como consequência, aumentando a produtividade.
Além disso, fazer o mapeamento de possíveis gargalos e solucioná-los é essencial. Eles podem ser:
- de um equipamento que apresenta falhas ou está defasado;
- uma etapa do processo que é desnecessária e atrasa as demais;
- um processo burocrático que interrompe o fluxo de produtos ou informações.
Após identificar os gargalos, avalie os custos que eles geram para a produção e se o investimento para resolvê-los causaria um impacto positivo.
Leia mais: Saiba as 7 principais tendências da indústria para 2022
4. Treine os funcionários
Para aumentar a produtividade da empresa é necessário capacitar os colaboradores. Isso pode ser feito através de:
- treinamentos frequentes;
- processos bem definidos;
- clareza dos processos;
- treinamentos de procedimento de segurança.
Seguindo essas dicas, já é possível notar um aumento na produtividade na empresa e uma otimização. É necessário ter clareza que é preciso um certo tempo e planejamento, até que os resultados sejam colhidos.
5. Terceirize profissionais
A terceirização é uma das melhores opções para aumentar a produtividade da empresa, além de trazer outros benefícios:
- Redução de custos – menos custo para sua empresa. A Russel Serviços se encarrega de encargos trabalhistas, despesas com processo seletivo e treinamento de profissionais.
- Profissionalização de processos – profissionais altamente qualificados, garantindo a excelência do trabalho executado.
- Otimização e melhor aproveitamento da equipe própria – a equipe interna do negócio passa a ter mais tempo livre para se dedicar às suas tarefas.
- Sem burocracia – a terceirização dispensa processos de contratação demorados e cheios de burocracia.
- Mais chances de crescimento – a produtividade da sua empresa aumenta e ela se torna muito mais competitiva no mercado.
Leia mais: Como a terceirização de colaboradores afeta a gestão de produção industrial
Leia mais: Terceirização em indústrias: saiba como ela aumenta sua competitividade
A Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!
Para visualizar nossa lista de profissionais da área de Indústria, clique aqui.
Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!
Republished by Blog Post Promoter
RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS
Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.