fbpx

A eletricidade, apesar de essencial, é um elemento perigoso e que requer bastante cuidado e atenção, podendo causar incêndios e graves acidentes em questão de segundos. 

Um dos problemas mais comuns que podem ocorrer nas instalações elétricas é o curto-circuito, causado na maioria das vezes quando há falhas na isolação do circuito, ou seja, quando há condutores desencapados e ligações mal feitas.

Preparamos esse artigo para que você saiba o que é esse problema, como evitá-lo e o que você precisa fazer caso ele aconteça. Confira!

Como identificar um curto-circuito?

O curto-circuito pode ser caótico e imediato, soltando faíscas e criando princípios e incêndio em tomadas, equipamentos, disjuntores e em interruptores. Porém, nem sempre esse é o caso. Alguns podem ser silenciosos, mas igualmente prejudiciais, fazendo com que equipamentos funcionem de maneira incorreta, desgastando o circuito a longo prazo e gerando altos custos na conta de luz.

Um curto pode acontecer por vários dias, aos poucos prejudicando a parte estrutural do estabelecimento ou dos materiais. Portanto, é preciso ficar atento aos sinais e saber identificá-los. São eles:

  • Cheiro de queimado – Geralmente este é o primeiro indicativo de que há algo errado com alguma instalação ou equipamento eletrônico. Esse sinal é bastante perceptível, afinal, o curto acaba queimando e derretendo as partes de borracha que protegem os fios. Sendo assim, você consegue sentir aquele cheiro de plástico queimado sempre que utiliza o sistema com curto ou equipamento com defeito.
  • Tomadas manchadas – Ao causar a queima do plástico (que tem fumaça preta) toda a parte da estrutura que está próximo acaba manchando. Ou seja, fios, tomadas, interruptores e até mesmo a parede podem ficar com aquela aparência preta característica de plástico queimado.
  • Lâmpadas e equipamentos com tempo de vida útil reduzido – A sobrecarga elétrica pode fazer com que os equipamentos parem de funcionar por tempo determinado. Se você está notando que algumas lâmpadas queimam muito rápido, ou tem equipamentos eletrônicos que estragam com frequência, é provável que haja um curto.
  • Quedas de energia constantes – Geralmente quando há um curto circuito em um imóvel, existe uma queda de energia constante, muitas vezes causada pelo desarme do disjuntor. O disjuntor sempre desarma quando há superaquecimento e o superaquecimento é causado por curtos em diferentes pontos da rede elétrica.

Como prevenir um curto-circuito?

Para evitar problemas em instalações elétricas é imprescindível realizar manutenções regularmente e apostar em equipamentos de qualidade.

Além disso, algumas atitudes no dia a dia são fundamentais. Evitar sobrecarregar tomadas e a fiação, não criar emendas ou conexões sem materiais apropriados, verificar tomadas antes de conectá-las a máquinas ou dispositivos, escolher extensões seguras e apostar em disjuntores modernos são os principais pontos para ficar livre dos curtos-circuitos.

Ao notar esses sinais, o que fazer?

Após um curto-circuito, o primeiro passo é descobrir o ponto do circuito elétrico que causou o problema. Para isso, conhecer quais instalações e tomadas estão em cada circuito da sua casa ou empresa é essencial. 

Desligar os aparelhos da tomada e verificar os fusíveis é outro passo importante. Em alguns casos mais simples, realizar a troca do fusível e religar os aparelhos na voltagem correta basta. 

No caso de não descobrir onde exatamente está o curto-circuito, tente desligar a chave geral e chamar um eletricista profissional. Vale lembrar que mesmo com um disjuntor para garantir a segurança da rede, não é incomum que os fios não suportem o curto e acabem derretendo. Isso é um grande causador de incêndios de grande escala.

Fique de olho no disjuntor

Muito mais do que um sistema de proteção, o disjuntor também te avisa sempre que tem algo errado com a rede elétrica. Se você sempre faz uma atividade que desarma o disjuntor, pode ter certeza de que algo nesse sistema está em curto.

Desde usar o chuveiro até ligar um eletrodoméstico novo. Nunca ignore os sinais do disjuntor. Esse importante sistema de segurança nunca deve ser ignorado. Portanto, sempre que o disjuntor cai, não ligue ele novamente sem tentar encontrar a causa do problema.

Contrate os melhores profissionais

Na Russel Serviços, você encontra eletricistas qualificados e aptos para o mercado de trabalho. Clique aqui e contrate agora mesmo um profissional para o seu estabelecimento!


Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza de forma 100% online qualquer mão de obra operacional em apenas 48 HORAS.

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS

Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.

utm_source=taboola&utm_medium=referral

Olá, fale conosco pelo Whatsapp