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Novas ferramentas tecnológicas surgem a cada dia para simplificar tarefas, analisar resultados, otimizar processos, aumentar a proutividade, entre outras diversas funções.

Assim como em qualquer setor, no RH a tecnologia se mostra como uma grande aliada. E é por esse motivo que trouxemos nesse artigo as 6 principais ferramentas tecnológicas para o setor de RH.

Confira!

1. Soluções em nuvem

Utilizar plataformas de gestão de pessoas na nuvem é uma grande tendência mundial. Com o bom uso delas é possível acessar informações de qualquer lugar e na hora que forem necessárias.

Isso reduz custos em relação a servidores de armazenamento e estrutura de tecnologia de informação interna, além de favorecer a integração entre as demais ferramentas e softwares, o que contribui para facilitar a gestão das informações e acelerar rotinas.

2. Gamificação

As ferramentas de gamificação conferem um ar lúdico ao ambiente corporativo. Dessa forma, superar desafios, atingir metas e ganhar benefícios com isso são estratégias que aumentam o engajamento do seu time.

Por meio de técnicas semelhantes às utilizadas nos jogos, a tecnologia no RH consegue melhorar a satisfação dos seus colaboradores e otimizar sua aprendizagem, ao mesmo tempo em que facilita a sua adesão aos objetivos da empresa.

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3. RH Analytics

A expressão RH Analytics é uma estratégia relacionada ao uso de dados para direcionar ações. Em outras palavras, isso significa utilizar ferramentas para análise de informações com as quais os gestores podem entender o nível de satisfação dos colaboradores, a avaliação do seu desempenho, assim como o padrão de turnover e o índice de afastamentos por problemas de saúde.

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O tratamento adequado desses dados, com o uso de softwares de análise, permite que o RH trace um perfil da equipe e consiga utilizar estratégias direcionadas a prever e corrigir comportamentos, performances e tendências dentro da organização.

4. Tecnologias de aprendizagem

Não é difícil perceber que a forma de aprendizagem mudou, especialmente entre as novas gerações. A inclusão da tecnologia no dia a dia das pessoas tornou os antigos métodos ultrapassados e cansativos.

Assim, para estimular o aprendizado dentro das empresas, o RH tem observado a necessidade de investir em novas ferramentas mais interessantes, baseadas principalmente em e-learning, ou ensino eletrônico.

Por meio de aplicativos e plataformas virtuais, assim como dispositivos de realidade virtual, a experiência do colaborador se torna mais personalizada, de modo que o processo passa a ser mais prazeroso e interessante.

Treinamentos online, utilizando smartphones e em formatos inovadores, como jogos e testes práticos permitem que o colaborador estude no seu tempo e torna o processo muito mais leve. Além disso, ainda facilita o trabalho do RH, que não vai, por exemplo, precisar corrigir testes ou mobilizar a empresa para um treinamento presencial.

5. Mapeamento de perfil comportamental

A tecnologia no RH possibilita o uso de softwares capazes de mapear o perfil comportamental de cada integrante da sua equipe, assim como realizar o monitoramento do seu desempenho.

Essa é uma ferramenta essencial para encontrar pessoas que realmente tenham a capacidade de se adaptar à cultura da sua empresa, além de facilitar o processo de recrutamento e contribuir para montar o seu time considerando as habilidades de cada colaborador.

Investir nesse tipo de tecnologia contribui para potencializar a produtividade, reduzir o turnover e diminuir os gastos com recrutamento e seleção. Afinal, vai ser muito mais fácil encontrar o candidato certo para a função desejada.

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6. Virtualização do trabalho

O home office foi uma das principais mudanças no ambiente corporativo causadas pela pandemia. Contudo, a tendência é que o modelo virtual de trabalho se torne uma alteração definitiva em muitos setores.

Afinal, muitas funções de fato não exigem a presença física do colaborador no ambiente de trabalho, podendo ser realizadas de maneira remota. Isso reduz custos com transporte, alimentação e até mesmo energia, sendo benéfico tanto para o empregado quanto para o empregador.

Entretanto, nesse cenário a tecnologia tem papel preponderante. Para fazer o gerenciamento dessas atividades remotas é necessária a implementação de softwares integrados que viabilizem a realização das ações assim como o seu controle.

O home office também levou mais qualidade de vida a grande parte dos colaboradores, aumentando sua motivação para o trabalho e produtividade.


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