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O comércio virtual vem ganhando cada vez mais espaço dentro do mundo dos negócios. Há dois anos atrás, esse tipo de negócio ganhou mais de 5,7 milhões de novos consumidores que nunca haviam realizado uma compra online e, segundo especialistas, esses clientes vieram para ficar.

Ou seja, temos mais clientes fazendo mais compras online, do que nunca! E se você tem uma loja virtual, precisa aproveitar essa oportunidade.

Neste post, vamos te mostrar as principais dicas para mais vendas no seu e-commerce. Boa leitura!

Dicas para mais vendas em 2021

1. Reveja seu processo de compra

Talvez isso já tenha acontecido com você como consumidor: você está fazendo uma compra, quando começa a achar o processo muito complexo e longo. Isso faz com que você desista da compra ou deixe para depois.

Bom, cerca de 74% dos consumidores afirmam que, provavelmente, mudarão de empresa se acharem o processo de compra muito difícil.

Uma das opções para resolver esse problema é oferecer pagamentos com um clique e apresentar as opções de variações dos produtos (como tamanho e cores) na mesma página, facilitando a escolha do item mais apropriado pelo cliente.

Em suma, invista em estratégias que facilitem a conclusão de um pedido e tenha como resultado a redução do número de carrinhos abandonados e o aumento das taxas de conversão.

2. Otimize seu site para mobile

Um estudo apontou que 80% do tráfego digital, no fim de 2019, foi realizado em um dispositivo móvel.

Atualmente, o próprio Google pontua melhor, em seu sistema de rankeamento orgânico, sites que são responsivos ou mobile friendly. Ou seja, sites que se adaptam ao celular ou tablet e oferecem uma boa experiência para seus clientes nesses dispositivos.

Mas, não é apenas para estar melhor rankeado no Google que você deve se preocupar com essa questão.

Uma vez que seu cliente acessa sua loja por meio do smartphone, cabe a você oferecer uma melhor experiência a ele, garantindo que o processo de escolha do produto e pagamentos seja simples e eficaz, como é no site acessado pelo computador.

Leia mais: 5 dicas de como aumentar a produtividade da sua empresa

3. Use um checkout transparente

No checkout transparente todo o processamento do pagamento é feito dentro do domínio da sua loja. Ou seja, mesmo que você utilize o sistema de pagamento como Mercado Pago ou Pagseguro, o cliente não é levado para fora da sua loja para fazer o pagamento, ele consegue cumprir todas as etapas dentro da sua plataforma.

Entre os benefícios comuns dessa simples mudança de processo estão:

  • diminuição da complexidade do pagamento,
  • aumento da sensação de segurança para o comprador,
  • contribuição para o aumento das taxas de conversão.

4. Ofereça diferentes métodos de pagamento aos clientes

Colocar opções de parcelamento na loja virtual, oferecer opções de pagamento por boleto, cartão de crédito e até transferência bancária, ajuda você a não perder um cliente porque não oferece uma forma de pagamento que esteja alinhada às necessidades dele.

Milhares de consumidores brasileiros não possuem conta no branco, nem cartão de crédito, além disso, muitos que possuem essas facilidades preferem o boleto por se sentirem mais seguros e não precisarem compartilhar dados bancários com a empresa.

Já as compras no cartão de crédito, atendem a 52 milhões de pessoas no Brasil que usam esse meio de pagamento, que corresponde a mais de 80% do número total de transações.

Ou seja, não oferecer uma boa variedade de formas de pagamento em sua loja pode diminuir as taxas de conversão e fazer você perder clientes. Por isso, rever o leque de opções de pagamento que sua loja oferece é uma das dicas para mais vendas.

5. Invista em ações como upsell e cross sell

Upsell e cross sell são formas de aproveitar melhor cada cliente que chega à sua loja, ampliando o ticket médio dele a partir da venda de mais produtos ou de produtos com maior valor agregado.

No cross sell junto à venda do produto que o cliente originalmente estava interessado, você estimula a compra de um outro produto complementar. Por exemplo, ao vender um celular você oferece a compra de uma película e uma capa protetora.

Up-sell é uma estratégia de vendas que incentiva o consumidor a comprar uma versão mais avançada do produto desejado.

De qualquer maneira estamos falando de opções que ampliam o valor da venda e assim contribuem para os resultados financeiros da sua empresa.

Leia mais: 7 dicas de finanças que farão a diferença para a sua empresa

6. Não esqueça das ações de marketing para atração

É claro que as ações de marketing não poderiam ficar de fora de uma lista com dicas para aumentar as vendas.

Conseguir levar a sua marca para potenciais clientes é uma das formas de fazer com que mais gente visite seu site. Espera-se que com esse movimento haja maiores retornos financeiros.

Entre as ações de marketing para atração de usuários para sua loja virtual podemos incluir:

  • anúncios pagos em plataformas como Google Ads, Youtube Ads, Instagram Ads, Facebook Ads e mais,
  • marketing de conteúdo,
  • SEO para e-commerce,
  • redes sociais.

Leia mais: Confira 7 dicas para alavancar o desempenho do seu negócio

Entretanto, além das ações de atração também é fundamental a criação de estratégias para manter o relacionamento com o usuário, afinal, nem sempre ele fará uma compra na primeira vez que entrar em seu site. Entre as ações de relacionamento de uma estratégia de vendas online estão:

  • Remarketing,
  • captação de leads,
  • e-mail marketing.

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