Adotar um tom agressivo para se dirigir a colegas de trabalho e a subordinados é um exemplo de comunicação violenta, capaz de enfraquecer o desempenho individual e coletivo.
Muitas empresas já entenderam o quão nocivo esse comportamento pode ser e estão incentivando o uso da comunicação não violenta (CNV) entre seus colaboradores.
Neste post, vamos explicar o que é CNV, como ela surgiu, por que é importante dedicar esforços para extinguir a comunicação violenta no dia a dia da sua empresa.
O que é comunicação não violenta?
Com base no que acabamos de ver no tópico anterior, é possível definir o que é comunicação não violenta como uma maneira de se expressar sem que seja necessário usar um tom agressivo e de julgamento.
O foco da comunicação não ofensiva é justamente manter o bom relacionamento entre as pessoas e fortalecer os vínculos no âmbito profissional, pessoal, familiar etc.
A comunicação não defensiva se preocupa não somente com a forma com que a mensagem é passada, mas também com seu conteúdo.
Assim, o colaborador sente que está sendo instruído e orientado em vez de achar que está sendo julgado ou criticado. Isso, de forma coletiva, é excelente para a melhora do clima organizacional da empresa.
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10 dicas de como adotar a comunicação não violenta
Agora que você já sabe o que é CNV e os benefícios da comunicação não violenta, separamos aqui 10 dicas que vão te ajudar na adoção desse método com os colaboradores da sua empresa.
- Evite fazer juízo de valor durantes as conversas;
- Pratique a empatia que procure se colocar no lugar de seu interlocutor;
- Escute o que o outro tem a dizer sem interrupções;
- Seja claro ao explicar suas necessidades;
- Evite levantar o volume da voz e adotar um tom acusatório;
- Não faça comparações para provar um ponto;
- Explique suas necessidades com clareza;
- Busque por pontos em comum;
- Não tenha receio de expressar suas vulnerabilidades;
- Não retribua ataques com outro ataque.
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E aí, conseguiu entender o que é comunicação não violenta e como ela funciona?
Faça uso das dicas que citamos aqui e fortaleça as relações entre os colaboradores da sua empresa.
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