O mensageiro de hotel trabalha diretamente com o hóspede para garantir a melhor experiência possível do mesmo. Portanto, é necessário um profissional muito bem preparado para exercer as diversas atividades dessa área.
Apesar de não existir uma formação específica para esse cargo, o conhecimento de rotina do estabelecimento em que se trabalha é indispensável.
Portanto, confira o que é um mensageiro de hotel e quais são as suas funções!
O que é um mensageiro de hotel?
Trata-se do responsável pelo acompanhamento da chegada e saída dos hóspedes, organização de bagagens e orientação quanto as áreas públicas do hotel. O profissional também pode controlar as solicitações de clientes, entregar correspondências e realizar pedidos de táxi, transportes turísticos e reserva em restaurantes.
Como é a formação de um mensageiro de hotel?
Para ser um mensageiro de hotel não é necessária uma formação específica. Os requisitos mínimos se resumem ao ensino médio completo e, em alguns casos, conhecimento intermediário de inglês.
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No entanto, o treinamento se mostra fundamental para o bom exercício dessa função e dizemos isso porque esse profissional carrega a imagem do hotel em seu atendimento e, por isso, deve saber fazer e honrar o conhecimento adquirido de bom atendimento.
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Quais são as funções de um mensageiro de hotel?
Atendimento diferenciado
A primeira função básica de um mensageiro de hotel é atender bem hóspedes, visitantes e outras pessoas que circulam pelo local. O profissional deve ter conhecimento sobre os procedimentos da recepção durante a hospedagem para entender como lidar com situações especiais.
Por exemplo, acidentes, falecimentos, problemas internos e outras ocorrências emergenciais. Muitas vezes, esses profissionais substituem os recepcionistas em casos de auxílio ao cliente.
Transporte de malas
O profissional deve recolher, organizar e carregar as bagagens dos hóspedes até seu quarto. As malas devem ser transportadas cuidadosamente até o apartamento e dispostas de acordo com a preferência do cliente. Além disso, é de responsabilidade do mensageiro avisar aos hóspedes o horário estipulado para retirada das bagagens.
Acompanhamento de hóspedes
Uma das funções do mensageiro de hotel é acompanhar entrada e saída de hóspedes do estabelecimento. O profissional deve conduzi-los até o elevador e, consequentemente, ao seu quarto. É sua obrigação abrir a porta do apartamento, apresentar os aposentos e dar informações sobre os serviços disponíveis no hotel.
Checagem do apartamento
Após acompanhar o cliente até seu quarto, o profissional deve checar o cômodo como um todo. Em primeiro lugar, é necessário verificar o minibar, equipamentos e outros detalhes. Depois disso, é importante fazer uma rápida demonstração de como ligar o ar-condicionado, TV, torneiras de água quente e outros equipamentos elétricos.
Transmissão de mensagens
Como o próprio nome da profissão já diz, o mensageiro de hotel deve transmitir mensagens pessoais dos hóspedes. Entrega de correspondências e documentos importantes também são funções inerentes ao cargo. Portanto, é fundamental que o profissional trabalhe com discrição e sigilo de informações.
Organização dos quartos
O mensageiro de hotel deve prezar pela limpeza dos apartamentos em geral. Por isso, deve manter os móveis arrumados e organizados, além de solicitar o serviço às camareiras quando necessário. Além disso, recolher objetos esquecidos e organizar os jornais do dia são algumas das suas funções.
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Realização de pedidos
O profissional deve ser apto para realizar pedidos de táxi, transportes turísticos e reservas em restaurantes. Quando solicitado, deve agir prontamente para atender à demanda do hóspede naquele determinado momento.
Como contratar um mensageiro de hotel?
A melhor forma de contratar um mensageiro de hotel é através da terceirização. A mão de obra terceirizada reduz gastos com processos seletivos e aumenta a produtividade do seu negócio.
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