Para um hotel funcionar bem, um gerente precisa saber orientar e supervisionar o trabalho dos seus funcionários. Além de todo o conhecimento das áreas, ser um bom gerente exige também algumas qualidades específicas.
Para atingir os resultados desejados, separamos 8 qualidades de gerente de hotel
1. Boa comunicação
Ler, escrever, saber ouvir e falar bem, são características indispensáveis. Além da língua portuguesa, é recomendável que o gerente de hotel fale outro idioma, como o inglês. Por ele passam documentos importantes que precisam ser entendidos, como regras, instruções e manuais, às vezes em outro idioma.
Além disso, o “bom português” também será muito útil na hora de esmiuçar em relatórios e e-mails os fatos relevantes para o hotel.
2. Sociabilidade
Ser sociável é uma característica indispensável a um gerente. É necessário, nessa posição, atingir uma boa relação com todos os tipos de públicos, desde os jovens aos mais idosos, desde os mais decolados até os conservadores. Para isso, saiba tratá-los da melhor forma e deixe-os à vontade.
3. Organização
Como o gerente de hotel é responsável pelo bom andamento de todos os setores do hotel, é necessário ter certa organização para dar conta de tudo sem deixar furos. Estabelecer uma rotina com horários para cada tarefa e compromissos diários ajuda bastante.
4. Sintonia com a equipe
Como é responsável por todas as áreas do hotel, o gerente precisa manter a sintonia entre elas. Só com todas as engrenagens funcionando simultaneamente é que a máquina vai dar resultado. Os chefes de setor ou gerentes de área devem reportar ao gerente-geral todas as questões que mereçam atenção.
5. Liderança
Também é ele quem responde pela coordenação de serviços em todos os departamentos. Uma boa relação interpessoal com os funcionários pode ser a chave de uma parceria em longo prazo. É isso que faz um líder ser respeitado: ter respeito pelos outros. Feedback também é algo importante. Não o deixe de fora do dia a dia.
6. Nervos de aço
Calma e compostura. Essas duas qualidades precisam estar presentes em um gerente, principalmente quando o mundo estiver desabando. Procure ouvir – tanto funcionários quanto clientes -, extraia o que é importante e tome as providências com tranquilidade. Nada de pavio curto!
7. Mente boa para finanças
Gerir as finanças de um hotel é algo bastante complexo e que precisa de muita atenção. Qualquer pequena falha pode levar a um grande erro. E isso também é responsabilidade do gerente.
O profissional deve estar preparado para definir valores de tarifas e promoções, salários dos funcionários, liberar verba para as despesas do hotel, enfim, todo o fluxo de caixa é com ele.
8. Ser digitalmente incluído
A tecnologia está aí para facilitar a vida de todo mundo, basta saber tirar proveito dela. Então, para otimizar as tarefas e aproveitar bem o tempo, gerentes precisam trabalhar diretamente com computadores. Planilhas e e-mails vão fazer parte do cotidiano. É bom entender um pouco.
É bom lembrar que ser gerente de hotel não é uma tarefa fácil: exige muito do profissional. A importância de preencher as habilidades mencionadas acima aparecerá no dia a dia.
Atualização é fundamental. Ter na gerência de um hotel alguém que parou no tempo, não é aberto ao novo, que não é proativo e que não corre atrás de novas técnicas pode trazer danos irreparáveis ao negócio.
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