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O marketing digital para restaurantes consiste em uma metodologia de divulgação do estabelecimento. É um método relativamente mais barato do que investir em mídias tradicionais, por exemplo, como as seções de classificados nos jornais impressos ou em anúncios nas emissoras de rádio e TV.
Neste post, vamos explicar o que é o marketing digital, qual é a sua relevância para os restaurantes e quais são as principais estratégias digitais que você pode adotar no seu estabelecimento. Ficou interessado? Então, siga conosco e confira todas essas importantes informações.
O que é marketing digital?
Podemos definir o marketing digital como um conjunto de ações estratégicas que têm por objetivo promover uma marca na Internet. Os canais utilizados para isso podem ser as redes sociais, os blogs, os sites, entre tantos outros.
Conrado Adolpho, um dos principais estudiosos do marketing digital, desenvolveu uma metodologia conhecida como 8 Ps do Marketing Digital. Para o autor, cada um dos Ps refere-se a uma etapa de uma estratégia digital, que pode ser adaptada para qualquer negócio, inclusive os restaurantes. Os 8 Ps são:
- Pesquisa: definição do público-alvo e das personas do negócio, bem como o seu comportamento na Internet;
- Planejamento: utilização de técnicas como a análise SWOT para desenvolver estratégias diferentes para cada canal digital da empresa;
- Produção: desenvolvimento de conteúdo, mesclando escrita persuasiva e técnicas de publicidade e relações públicas;
- Publicação: ato de publicar os materiais produzidos nos canais da empresa;
- Propagação: promoção, divulgação e distribuição dos conteúdos desenvolvidos pelas mídias;
- Personalização: segmentação de conteúdo, de acordo com os diferentes públicos do restaurante;
- Precisão: apuração ou mensuração dos resultados, por meio de ferramentas e relatórios.
Ao iniciar um trabalho de marketing digital para restaurantes, é importante seguir à risca cada uma das etapas listadas por Adolpho, pois elas são de fundamental importância para que se obtenha êxito nas ações.
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Qual é a relevância do marketing digital para restaurantes?
Vivemos em uma era digital, em que as pessoas já adotaram a Internet como um meio para trocar informações e desenvolver seus relacionamentos. Antes de realizar uma compra, por exemplo, é comum que os consumidores façam buscas no Google ou que procurem pelas páginas da empresa nas redes sociais antes de fechar um negócio.
É por isso que você precisa estar presente nas plataformas digitais e utilizar desses veículos midiáticos para mostrar às pessoas que você tem pratos saborosos, um excelente atendimento, um bom ambiente para fazer refeições, entre outros diferenciais que só o seu restaurante oferece.
Viu como o marketing digital é importante para os restaurantes e outros estabelecimentos do setor alimentício? É por isso que você sempre precisa ficar atento às estratégias digitais que mais se adequam ao seu negócio. Não sabe como proceder? Não se preocupe! Nós vamos explicar as principais ações que você pode desenvolver.
Quais são as principais estratégias digitais para restaurantes?
As estratégias digitais são diversas e sua relevância pode variar de uma região ou tipo de público para outro, por exemplo. No entanto, nós elencamos as principais, para que você consiga atrair muito mais público para o seu negócio. Confira!
Tenha um site
O primeiro passo para se dar bem na Internet é desenvolvendo um site para o seu restaurante. Nele, é possível disponibilizar um cardápio on-line, o seu endereço físico, telefone para contato, entre outras informações institucionais que podem ser de interesse dos seus clientes.
É importante ressaltar que o seu site deve ser responsivo, ou seja, se adaptar a qualquer tamanho de tela. Assim, uma pessoa que faz o acesso utilizando um celular, terá uma experiência tão agradável quanto alguém que faz o acesso por meio de um computador.
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Invista em marketing de conteúdo
O seu site também pode ter um blog acoplado, em que podem ser desenvolvidos artigos para uma estratégia de marketing de conteúdo.
Essa ramificação do marketing digital parte do pressuposto de que as pessoas encontram empresas na Internet ao buscarem por palavras-chave específicas no Google e outros sites de pesquisa. Assim, se no seu blog tiver um post com o título “5 melhores opções de lazer na cidade X”, as pessoas poderão encontrá-lo ao fazerem buscas com essa temática.
Cadastre-se no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta disponibilizada pelo Google para facilitar que estabelecimentos comerciais sejam encontrados quando alguém faz pesquisas na Internet.
Com essa ferramenta, você poderá cadastrar fotos e um mapa com a localização do seu restaurante. Além disso, ela também permite que os seus clientes façam comentários, positivos ou negativos, das experiências que tiveram no local. Assim, as pessoas poderão se basear nessas opiniões para tirar conclusões sobre o seu espaço.
Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais, hoje em dia, são muitas e há sempre uma que está mais em alta do que a outra. Apesar disso, o Facebook e o Instagram ainda seguem na liderança e são as mídias mais acessadas em todo o mundo.
Como restaurantes têm um apelo muito visual, recomenda-se que o conteúdo postado nessas mídias tenha um forte apelo, com fotos de seus pratos sempre muito bem produzidas por fotógrafos profissionais, por exemplo.
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Também deve ser levado em consideração que não basta programar posts e abandonar essas mídias, pois elas também servem como uma espécie de SAC e precisam ser constantemente acompanhadas para responder dúvidas dos usuários, solucionar problemas como críticas negativas e notas baixas etc.
Você deve ver as mídias sociais como um canal de relacionamento e pode desenvolver promoções e concursos culturais para interagir mais com o seu público. É possível premiar com um drink especial as pessoas que fizeram check-in no local ou então que postarem uma foto no ambiente do restaurante, por exemplo.
Agora que você já conhece as principais estratégias de marketing digital para restaurantes, ficou mais fácil colocar tudo isso em prática e aumentar ainda mais a sua lucratividade, não é mesmo?
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